Boletim.leg - Edição das 22h
Segue para sanção projeto que cria uma campanha de prevenção a zoonoses e promoção da saúde dos animais domésticos e de rua.
Comissão propõe medidas para atender mulheres que retornam ao Brasil com filhos em decorrência de violência doméstica.

Transcrição
SEGUE PARA SANÇÃO PROJETO QUE CRIA UMA CAMPANHA DE PREVENÇÃO A ZOONOSES E PROMOÇÃO DA SAÚDE DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS E DE RUA.
A Campanha "Julho Dourado" vai incluir mutirões de vacinação, castração, incentivo à adoção responsável e combate ao abandono; entre outras ações de conscientização sobre o cuidado com animais domésticos e de rua.
COMISSÃO PROPÕE MEDIDAS PARA ATENDER MULHERES QUE VOLTAM PARA O BRASIL COM SEUS FILHOS, EM DECORRÊNCIA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
... EU SOU ROSANGELA TEJO E ESTE É O BOLETIM PONTO LEG
SEGUIU PARA A SANÇÃO PRESIDENCIAL O PROJETO QUE CRIA UMA CAMPANHA DE PREVENÇÃO A ZOONOSES E PROMOÇÃO DA SAÚDE DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS E DE RUA.
SENADOR ALERTA QUE 76% DOS MUNICÍPIOS NÃO TÊM ESTRUTURA DE RESGATE, ABRIGO OU CUIDADO PARA PETS ABANDONADOS. REPÓRTER MARCELA DINIZ.
A Campanha "Julho Dourado" vai incluir mutirões de vacinação, castração, incentivo à adoção responsável e combate ao abandono; entre outras ações de conscientização sobre o cuidado com animais domésticos e de rua.
Ao apontar que 76% dos municípios não possuem estruturas de proteção animal, o senador Wellington Fagundes, do PL de Mato Grosso, lembrou que o resgate, o abrigo e o cuidado são feitos por voluntários e ONGs, que dependem de doações para se manter.
Médico veterinário, ele acredita que a criação da campanha nacional pode colaborar para diminuir o abandono e para o controle de zoonoses.
(sen. Wellington Fagundes) "Especialmente a leishmaniose, esporotricose e, também, a raiva. "
Aprovado pela Comissão de Meio Ambiente do Senado, o projeto que institui a campanha "Julho Dourado" seguiu para a sanção presidencial.
A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS APROVOU O RELATÓRIO DA SUBCOMISSÃO QUE ANALISOU CASOS DE MÃES BRASILEIRAS ACUSADAS DE SEQUESTRO INTERNACIONAL.
OS SENADORES ANALISARAM VÁRIOS DEPOIMENTOS DE MÃES, VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, QUE RETORNARAM AO PAÍS COM SEUS FILHOS. REPÓRTER CESAR MENDES.
O relatório final da subcomissão foi elaborado após os senadores ouvirem diversos relatos de mães nessa situação; e discutirem as injustiças resultantes da aplicação rígida da Convenção de Haia no Brasil.
O documento propõe a criação de uma plataforma digital para informar essas mulheres sobre os seus direitos, com orientações e apoio; além de trazer uma série de recomendações aos Poderes Executivo e Judiciário, entre elas uma correção na tradução oficial da convenção, como explicou a presidente do colegiado, senadora Mara Gabrilli, do PSD de São Paulo.
(senadora Mara Gabrilli) "A correção terminológica da tradução oficial da Convenção, substituindo o termo "sequestro" por "subtração", pra pararem de chamar as mães de sequestradoras."
Foi aprovado ainda o pedido feito por Mara Gabrilli para tornar a subcomissão permanente.
O SENADO APROVOU NESTA TERÇA-FEIRA DOIS PROJETOS QUE AUTORIZAM O EXECUTIVO A DOAR EQUIPAMENTOS MILITARES E AERONAVES PARA O PARAGUAI E O URUGUAI. REPÓRTER ALEXANDRE CAMPOS.
O Senado aprovou nesta terça-feira o projeto que autoriza o Executivo a doar para o Paraguai dois helicópteros da Polícia Federal. O objetivo é garantir condições para que o país vizinho promova ações de prevenção e combate ao crime organizado, como o tráfico de drogas e armas, o contrabando e o descaminho.
O relator do projeto na Comissão de Relações Exteriores, o senador Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul, lembrou que a medida terá reflexos positivos no Brasil, uma vez que as missões das forças de segurança paraguaias vão mirar a atuação das organizações criminosas na fronteira entre os dois países.
De fato, a criminalidade organizada e outras ameaças à incolumidade da população ultrapassam as fronteiras geográficas e, por isso, exigem respostas coordenadas e eficazes entre os países da América do Sul.
O projeto também autoriza a doação de dois helicópteros da Marinha do Brasil para a Armada Uruguaia, para uso em ações de transporte e apoio logístico. O Senado ainda aprovou a proposta que autoriza a doação de seis viaturas blindadas de combate ao Exército do Paraguai.
Os projetos seguem para sanção presidencial.
OUTRAS NOTÍCIAS ESTÃO DISPONÍVEIS EM: SENADO.LEG.BR/RADIO.

