Boletim.leg - Edição das 22h
Senado participa de feiras do livro em estados das regiões Norte e Nordeste; senador cobra ação para frear adulteração de bebibas.

Transcrição
SENADOR ALERTA PARA SINTOMAS DE INTOXICAÇÃO POR METANOL E COBRA ATUAÇÃO DO PODER PÚBLICO
O senador Nelsinho Trad que é médico cobrou medidas das autoridades federais.
COMISSÃO PODE VOTAR REGRAS MAIS RÍGIDAS PARA O CUMPRIMENTO DE PENAS POR LÍDERES DE ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS
... EU SOU REGINA PINHEIRO E ESTE É O BOLETIM PONTO LEG
OS CASOS DE INTOXICAÇÃO DE PESSOAS PELA INGESTÃO DE BEBIDAS ALCÓOLICAS ADULTERADAS COM METANOL REPERCUTIRAM NO SENADO.
O SENADOR NELSINHO TRAD, QUE É MÉDICO, CHAMOU A ATENÇÃO PARA OS SINTOMAS DA INTOXICAÇÃO, QUE SÃO PARECIDOS COM OS DE UMA RESSACA COMUM, O QUE ATRASA O DIAGNÓSTICO. A REPÓRTER MARINA DANTAS TRAZ OS DETALHES:
A substância, usada na indústria química, pode causar sintomas semelhantes a uma ressaca, mas o Ministério da Saúde alerta para sinais persistentes, como náuseas, visão turva e dor de cabeça, entre 12 e 24 horas após o consumo.
O senador Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul, que é médico destacou a importância de se atentar aos sintomas e cobrou medidas das autoridades federais.
(Nelsinho Trad): "Eu quero aqui fazer esse alerta para as autoridades que estão nessa investigação. Isso precisa ser esclarecido. Começa com uma visão turva, uma confusão mental, dores abdominais, normalmente seis horas depois da ingesta bebida. A partir do momento que está sentindo isso, corre imediatamente para o pronto-socorro, porque a intervenção precoce faz com que essas consequências possam ser minimizadas."
O Procon de São Paulo orienta os consumidores a comprarem bebidas apenas em locais de confiança e sempre observarem os rótulos e embalagens. O Ministério da Saúde instalou uma Sala de Situação para monitorar os casos de intoxicação por metanol e definir medidas de resposta.
A COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA PODE VOTAR EM BREVE PROJETO QUE TORNA MAIS RÍGIDAS AS REGRAS PARA O CUMPRIMENTO DE PENAS POR LÍDERES DE ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS. AS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER BRUNO LOURENÇO.
O projeto de lei em análise na Comissão de Segurança Pública, de autoria da senadora licenciada por Mato Grosso, Margareth Buzetti, determina que os líderes de organizações criminosas fiquem presos em regime integralmente fechado. Além disso, aumenta a pena, que hoje é de três a oito anos, para oito a vinte anos de prisão. O relator, senador Márcio Bittar, do PL do Acre, acrescentou ainda ao projeto o aumento de 3 para 5 anos do prazo máximo para a internação de menores infratores.
É fundamental aumentarmos o tempo daqueles menores de idade, porque as facções criminosas - e todos nós sabemos disso, o Brasil inteiro sabe disso - acabam se utilizando dessa mão de obra exatamente pela facilidade de entrarem e saírem rapidamente do sistema socioeducativo.
O período de restrição de liberdade pode ser estendido a dez anos caso o ato infracional do menor seja cometido com violência ou considerado análogo a crime hediondo.
A LIVRARIA DO SENADO ESTÁ EM DUAS FEIRAS LITERÁRIAS INTERNACIONAIS EM OUTUBRO – A 3ª FOLIA LITERÁRIA INTERNACIONAL DO AMAPÁ E A 15ª BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE PERNAMBUCO. DETALHES COM A REPÓRTER RAÍSSA ABREU.
A Livraria do Senado escolheu participar de dois eventos literários no Norte e no Nordeste do país: a 3ª Folia Literária Internacional do Amapá e a 15ª Bienal Internacional do Livro de Pernambuco. O servidor Abelardo Mendes Júnior, reponsável pela delegação do Senado no Amapá, conta que a coleção "Em miúdos", que apresenta temas legislativos de forma lúdica para crianças e adolescentes, é um sucesso de público.
Serve, de uma maneira super simples, para os professores mostrarem para as crianças, e as crianças sozinhas, mesmo, vendo as figurinhas, os desenhos, a leitura super simples, elas entendem todo conceito inicial de cada um desses estatutos ou dessas legislações de maneira divertida. Sempre é muito concorrido. Quase sempre esgota.
Outra opção para quem não pode estar nas feiras é acessar o acervo da Livraria do Senado pelo site
livraria.senado.gov.br
Lembrando que pelo site você pode comprar livros a preço de custo com frete grátis e baixar de graça centenas de obras.
OUTRAS NOTÍCIAS ESTÃO DISPONÍVEIS EM: SENADO.LEG.BR/RADIO.

