Boletim.leg - Edição das 22h
Senadores brasileiros buscam negociar com autoridades dos EUA para evitar tarifa de 50% sobre produtos nacionais a partir de 1º de agosto.

Transcrição
COMITIVA DE SENADORES EM WASHINGTON CORRE CONTRA O TEMPO PARA EVITAR TAXAÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS
que, de acordo com o anúncio feito pelo presidente Trump, será aplicada a partir de 1° de agosto.
SENADO DEVE ANALISAR INDICAÇÃO DE 39 NOMES PARA CARGOS EM AGÊNCIAS, TRIBUNAIS E CONSELHOS
... EU SOU ROSANGELA TEJO E ESTE É O BOLETIM PONTO LEG
A COMITIVA DE SENADORES QUE VIAJOU A WASHINGTON PARA TENTAR ADIAR A APLICAÇÃO DA TARIFA DE 50 % AOS PRODUTOS BRASILEIROS TEVE REUNIÕES NOS ESTADOS UNIDOS NESTA SEGUNDA-FEIRA. REPÓRTER CESAR MENDES.
Um café da manhã na embaixada do Brasil nos Estados Unidos deu início, na manhã desta segunda-feira à agenda institucional da comitiva de senadores que viajou a Washington para tentar adiar a aplicação da tarifa de 50 % aos produtos brasileiros vendidos nos Estados Unidos que, de acordo com o anúncio feito pelo presidente Trump, será aplicada a partir de 1° de agosto. O presidente da Comissão de Relações Exteriores, senador Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul, destacou o compromisso do Brasil com a cooperação estratégica entre os dois países.
(senador Nelsinho Trad) "A nossa missão, ela tem um intuito principal, que é distensionar essa relação entre o Brasil e os Estados Unidos, com a nossa contraparte parlamentar."
De tarde, a comitiva brasileira se reuniu com lideranças empresariais; e nesta terça-feira, tem reunião agendada com parlamentares norte-americanos.
EM AGOSTO, O SENADO TERÁ SABATINAS DE DIVERSAS AUTORIDADES.
PELO MENOS 39 NOMES ESTÃO NA FILA PARA CARGOS CRUCIAIS EM AGÊNCIAS, TRIBUNAIS SUPERIORES E CONSELHOS NACIONAIS.
REPÓRTER MARCELLA CUNHA
Os 39 indicados vão passar por sabatinas nas comissões temáticas e, em seguida, pela votação no Plenário.
Entre os nomes, há membros do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público, de Tribunais Superiores, além de diretores de agências reguladoras.
O senador Confúcio Moura, do MDB de Rondônia, explicou que durante as sabatinam os senadores avaliam o conhecimento do indicado sobre as atribuições e habilidades que o cargo exige.
(senador Confúcio Moura) "Os indicados façam uma apresentação do seu currículo, fale suas intenções, fale dos seus propósitos, né? Ele discorre sobre o que pretende fazer, aí abre as inscrições para os senadores fazerem todas as indagações."
Entre os dias 4 e 8 de agosto, estão previstas as leituras dos relatórios nas comissões responsáveis, conforme a área temática.
Em seguida, entre os dias 11 e 15 de agosto, haverá um esforço concentrado para a realização das sabatinas dos indicados e a votação dos nomes, tanto nas comissões quanto no Plenário.
PRIMEIRO SEMESTRE DO ANO TERMINA COM APROVAÇÃO DE PROJETOS QUE VIRARAM NOVAS LEIS PARA ATUAÇÃO DO SUS E PARA A SAÚDE DO BRASILEIRO. REPÓRTER MARIA BEATRIZ GIUSTI
Até agora, o ano de 2025 trouxe novos avanços para o Sistema Único de Saúde e novas políticas públicas de prevenção e tratamento de doenças. Dentre os projetos aprovados, sete deles já foram transformados em leis, como a que garante a participação de um representante da sociedade civil na comissão que decide quais novos medicamentos e tratamentos serão oferecidos no SUS.
Outra proposta que recebeu atenção, e foi transformado em lei, reconhece a fibromialgia como uma deficiência. A doença é caracterizada por dores nas articulações e nos músculos, além de tontura, fadiga, depressão e ansiedade.
Para o relator do projeto no Senado, senador Fabiano Contarato, do PT do Espírito Santo, a lei garante dignidade, inclusão e acesso à políticas públicas fundamentais.
(senador Fabiano Contarato) "A aprovação desse projeto é uma vitória para mais de 7 milhões de brasileiros e brasileiras que convivem com fibromialgia. Estamos falando de uma síndrome dolorosa, crônica, invisível aos olhos, mas devastadora para quem sente".
Também viraram leis a garantia de terapias nutricionais para autistas e a obrigação de os meios de comunicação divulgarem informações educativas para prevenção de doenças.
OUTRAS NOTÍCIAS ESTÃO DISPONÍVEIS EM: SENADO.LEG.BR/RADIO.

