Cartas de Paris, de Eduardo Muylaert, une memórias e relatos da ditadura no Brasil
Cartas de Paris, de Eduardo Muylaert, une memórias e correspondências para retratar transformações sociopolíticas entre os anos de 1969 a 1972. Ao longo de 304 páginas, Muylaert costura vivências particulares e acontecimentos de relevância mundial, ocorridos principalmente no Brasil e na França, para relembrar um mundo em plena ebulição.
Os temas variam desde a guerra do Vietnã até a morte do ex-presidente francês Charles De Gaulle, a doença do general Costa e Silva, o sequestro do embaixador americano Charles Elbrick no Brasil, a morte de Carlos Marighella e o exílio de figuras icônicas do movimento tropicalista, como Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil.
O programa destaca também a obra “João Bobo e João Esperto”, escrito e ilustrado por Sergio Merli, que nos traz a história de dois personagens nordestinos repletos de esperteza, sabedoria e valores éticos. Lançado pela Paulus Editora, a obra, voltada para o público jovem, nos convida a pensar sobre política e as relações de poder presentes na sociedade.
Autores no programa: Sergio Merli, Eduardo Muylaert, Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Natália Zuccala, Arlene Muniz, Ricardo Westin, Antônio Manuel Couto Viana, Jorge de Lima e Fernando Namora.
Transcrição
1ª parte
OLÁ, BEM-VINDOS A MAIS UM AUTORES E LIVROS, A SUA REVISTA LITERÁRIA DE TODA SEMANA. SOU ANDERSON MENDANHA E HOJE TEREMOS MUITAS DICAS DE LEITURA, LANÇAMENTOS, NOTÍCIAS DO MUNDO EDITORIAL E POESIA.
VAMOS JUNTOS!
BG
EU COMEÇO O PROGRAMA FALANDO DO LEVANTAMENTO DA CÂMARA BRASILEIRA DO LIVRO QUE APONTA QUE 54% DOS BRASILEIROS COMPRARAM LIVROS FÍSICOS E QUE 74% PRETENDEM FAZER NOVAS AQUISIÇÕES NOS PRÓXIMOS TRÊS MESES.
PESQUISA INÉDITA REALIZADA PELA NIELSEN BOOKDATA, ENCOMENDADA PELA CÂMARA BRASILEIRA DO LIVRO (CBL), O “PANORAMA DO CONSUMO DE LIVROS” APONTA QUE O BRASIL TEM APROXIMADAMENTE 25 MILHÕES DE CONSUMIDORES DE LIVROS E, DESTES, 74% MANIFESTARAM INTENÇÃO DE REALIZAR NOVAS COMPRAS NOS PRÓXIMOS TRÊS MESES.
ALÉM DISSO, 69% DOS CONSUMIDORES ADQUIRIRAM ENTRE 1 A 5 LIVROS NOS ÚLTIMOS 12 MESES, ENQUANTO 8% COMPRARAM 16 OU MAIS LIVROS NO ÚLTIMO ANO.
AS PRINCIPAIS RAZÕES APONTADAS PARA A COMPRA DE UM LIVRO SÃO O 'CRESCIMENTO PESSOAL' E O 'LAZER'. EM RELAÇÃO ÀS ATIVIDADES DE LAZER, ALÉM DA LEITURA, A PREFERÊNCIA FICOU POR CONTA DA UTILIZAÇÃO DE REDES SOCIAIS (50,8%) E SERVIÇOS DE STREAMING (44,3%).
E OLHA QUE INTERESSANTE: QUANTO AOS HÁBITOS DE COMPRA, 55% DOS CONSUMIDORES DE LIVROS PREFEREM FAZER SUAS AQUISIÇÕES ONLINE, ATRAÍDOS PELAS OFERTAS E PELA CONVENIÊNCIA.
POR OUTRO LADO, 40% DOS CONSUMIDORES AINDA OPTAM PELA COMPRA PRESENCIAL, VALORIZANDO A EXPERIÊNCIA DE TER O LIVRO EM MÃOS ANTES DE COMPRAR. PARA ESTES, A CAPA DO LIVRO E AS RECOMENDAÇÕES DOS VENDEDORES SÃO ASPECTOS IMPORTANTES NA HORA DE DECIDIR PELA COMPRA.
E AÍ EU APROVEITO PARA PERGUNTAR PARA VOCÊ QUE NOS ACOMPANHA AQUI NO AUTORES E LIVROS: QUANTOS LIVROS VOCÊ COMPROU NO ÚLTIMO ANO? E QUAL O LIVRO QUE VOCÊ MAIS GOSTOU?
RESPONDE PRA GENTE PELO WHATSAPP DA RÁDIO SENADO – 61 9 8611-9591. A GENTE VAI COMENTAR AS RESPOSTAS NUM DOS PRÓXIMOS PROGRAMAS.
BG
VAMOS ÀS NOSSAS DICAS DE LEITURA? KARINA ROCHA TRAZ PRA GENTE UMA HISTÓRIA MUITO LEGAL QUE NOS AJUDA A DESENVOLVER O SENSO CRÍTICO EM RELAÇÃO AO MUNDO AO NOSSO REDOR:
Olá, sou Karina Rocha e trago para vocês um livro juvenil que nos convida a pensar sobre política, valores éticos e as relações de poder presentes na sociedade.
Lançado pela PAULUS Editora, “João Bobo e João Esperto”, escrito e ilustrado por Sergio Merli, nos traz a história de dois personagens nordestinos repletos de esperteza, sabedoria e valores éticos.
A trama que acontece na Vila Virgulina narra a vida do Coronel João Esperto, um prefeito bastante demagogo que recebe um bom dinheiro vendendo água potável aos pobres durante o período de seca, reelege-se cumprindo sua principal promessa de campanha: construir “a maior cisterna jamais vista na história da cidade”.
A iniciativa é um sucesso, fornecendo água gratuitamente à população nos períodos de seca. Só que, ficar no poder não é o suficiente para o Coronel. Ele percebe que com a cisterna perdeu boa parte do lucro que tinha com a venda da água para o povo da vila. E isso não podia ficar assim. Junto com Tião, seu fiel capataz, o coronel elabora um plano para destruir a cisterna.
E, para facilitar ainda mais o seu trabalho, nomeia como guardião do reservatório João Bobo, a pessoa considerada por ele como o mais tolo da cidade. Entretanto, o que Tião e o Coronel não imaginavam é que João e seu bode de estimação, Jiló, iam defender de todas as formas a cisterna e a água do povo de Vila Virgulina.
João Bobo e João Esperto” é um livro cheio de ação e de personagens engraçados, que além de divertir também nos leva a pensar sobre questões de política, valores éticos e as relações de poder, temas tão presentes no cotidiano da nossa sociedade. É um livro que ajuda, jovens e adultos, a desenvolver o senso crítico e a olhar o mundo ao nosso redor com mais atenção.
Afinal, o povo não é nada bobo.
Você encontra João Bobo e João Esperto”, de Sergio Merli, nas livrarias Paulus e no site loja.paulus.com.br
BG
NOSSO DESTAQUE AGORA É O LANÇAMENTO DA AUTÊNTICA EDITORA, CARTAS DE PARIS, DE EDUARDO MUYLAERT. ESSE É UM LIVRO QUE UNE MEMÓRIAS E CORRESPONDÊNCIAS PARA RETRATAR TRANSFORMAÇÕES SOCIOPOLÍTICAS DE 1969 A 1972.
MUYLAERT COSTURA VIVÊNCIAS PARTICULARES E ACONTECIMENTOS DE RELEVÂNCIA MUNDIAL, OCORRIDOS PRINCIPALMENTE NO BRASIL E NA FRANÇA, PARA RELEMBRAR UM MUNDO EM PLENA EBULIÇÃO
A OBRA FAZ UMA IMERSÃO NO CONTEXTO HISTÓRICO E POLÍTICO DA DITADURA MILITAR BRASILEIRA, CUJO GOLPE COMPLETA 60 ANOS EM 2024.
EDUARDO MUYLAERT NOS FALA UM POUCO DESSE LIVRO PRA GENTE:
OLHA, CARTAS DE PARIS, DE EDUARDO MUYLAERT, É UM LIVRO MUITO INTERESSANTE PARA QUEM QUER SABER MAIS SOBRE O PERÍODO MARCADO PELA DITADURA MILITAR NO BRASIL.
CARTAS DE PARIS TEM 304 PÁGINAS E VOCÊ ENCONTRA FÁCIL NAS LIVRARIAS E PORTAIS DE LIVROS, TANTO NA VERSÃO IMPRESSA QUANTO NA DIGITAL. LEITURA OBRIGATÓRIA PARA 2024.
BG
E JÁ QUE ESTAMOS FALANDO DE LANÇAMENTOS, EU DESTACO TAMBÉM TRÊS LIVROS QUE CHEGARAM POR AGORA NAS PRATELEIRAS DAS LIVRARIAS.
O PRIMEIRO É “O ESCRAVO”, DE CAROLINA MARIA DE JESUS, PUBLICADO PELA COMPANHIA DAS LETRAS. NESTE ROMANCE INÉDITO, CAROLINA MARIA DE JESUS APRESENTA UMA HISTÓRIA DE AMOR E DESILUSÃO ENTRE DOIS JOVENS DE CLASSES SOCIAIS DISTINTAS.
UMA DAS MAIS IMPORTANTES ESCRITORAS BRASILEIRAS, CAROLINA MARIA DE JESUS DEIXOU, ALÉM DOS CADERNOS AUTOBIOGRÁFICOS, UMA VASTA PRODUÇÃO LITERÁRIA DOS MAIS DIVERSOS GÊNEROS, QUE AINDA PERMANECE AMPLAMENTE DESCONHECIDA.
EM O ESCRAVO, ROMANCE INÉDITO ESCRITO NA DÉCADA DE 1950, CONHECEMOS O TALENTO FICCIONISTA DA AUTORA DE QUARTO DE DESPEJO E CASA DE ALVENARIA. OS PROTAGONISTAS DESSA HISTÓRIA SÃO OS PRIMOS ROSA E RENATO, QUE, EMBORA APAIXONADOS, ACABAM SEGUINDO CAMINHOS DISTINTOS, SOBRETUDO POR PRESSÃO DA FAMÍLIA ABASTADA DO RAPAZ.
BG
NOSSO SEGUNDO DESTAQUE É “MACABÉA: FLOR DE MULUNGU”, DE CONCEIÇÃO EVARISTO, PUBLICADO PELA OFICINA RAQUEL.
AQUI, CONCEIÇÃO EVARISTO REESCREVE A HORA DA ESTRELA, DE CLARICE LISPECTOR, E COLOCA UMA DAS MAIS IMPORTANTES PERSONAGENS DA LITERATURA NO LUGAR QUE ELA MERECE.
HÁ QUASE 50 ANOS, CLARICE LISPECTOR PUBLICOU A HORA DA ESTRELA, SEU ÚLTIMO E MAIS EMBLEMÁTICO ROMANCE. NASCIA ENTÃO MACABÉA, JOVEM NORDESTINA, POBRE E MIGRANTE, CUJA VIDA ERA MARCADA POR DORES, SILÊNCIOS E APAGAMENTO. AGORA, BROTA A FLOR DE MULUNGU.
NESTE CONTO ILUSTRADO, A PREMIADA E INCONTORNÁVEL VOZ DA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA CONCEIÇÃO EVARISTO REVISITA E DÁ NOVOS CONTORNOS À MACABÉA, EM UM MANIFESTO LITERÁRIO QUE COLOCA A ESCRITA COMO UMA FORMA DE FAZER VINGAR A VIDA.
BG
E NOSSO ÚLTIMO LANÇAMENTO EM DESTAQUE É “ESTELA A ESTA HORA”, LIVRO DE NATÁLIA ZUCCALA. UM RELATO DO CANSATIVO COTIDIANO DE UMA ESTUDANTE DE MEDICINA, E COMO ISSO INTERFERE NA FORMAÇÃO DE QUEM DEVERIA CUIDAR DA GENTE.
UMA RESIDENTE DE MEDICINA DIVIDE SEU TEMPO ENTRE O HOSPITAL E A PENSÃO ONDE MORA. A ROTINA É MASSACRANTE, E EM MEIO A ESTUDOS E PLANTÕES, ESTELA VIVE NUM ESTADO PERMANENTE DE TORPOR. NESTE LIVRO, PUBLICADO PELA TODAVIA, NATÁLIA ZUCCALA MOSTRA DE FORMA CRUA O AMBIENTE ONDE AQUELES QUE CUIDAM DE NOSSA SAÚDE SÃO FORMADOS.
INVESTIGA AS MANEIRAS COMO AS PESSOAS QUE VÃO DEDICAR A VIDA AOS OUTROS SÃO DESUMANIZADAS E OS EFEITOS DESSA FORMAÇÃO EM MÉDICOS, PACIENTES E NA SOCIEDADE COMO UM TODO.
BG
ESSAS SÃO ENTÃO, AS NOSSAS DICAS DE LANÇAMENTOS. A GENTE AGORA VAI PARA O INTERVALO E DAQUI A POUCO VOLTAMOS. FIQUE COM A GENTE.
2ª parte
AUTORES E LIVROS DE VOLTA, A SUA REVISTA LITERÁRIA DE TODA SEMANA.
SOU ANDERSON MENDANHA E AGORA A GENTE FALA DE UM LIVRO MUITO INTERESSANTE: “O MEGUINHO SAPECA”, DA ESCRITORA, PROFESSORA E VICE-PRESIDENTA DA ACADEMIA GAMENSE DE LETRAS, ARLENE MUNIZ.
ARLENE TRABALHOU DURANTE 30 ANOS NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL COMO PEDAGOGA E COORDENADORA DOS PROFESSORES DE ALUNOS SURDOS DO GAMA-D. “O MEGUINHO SAPECA”, ILUSTRADO POR SUA NETA, POSSUI TAMBÉM UMA VERSÃO CORDEL E UMA VERSÃO EM BRAILE PARA INCLUSÃO DE PESSOAS CEGAS E COM BAIXA VISÃO. A OBRA É DA EDITORA APENA.
NOSSA COLABORADORA ALICE OLIVEIRA CONVERSOU A ALERNE E ELAS FALAM UM POUCO MAIS DESSA OBRA.
MUITO LEGAL O LIVRO E A INICIATIVA DA ARLENE MUNIZ. MARAVILHA DE TRABALHO.
BG
E NO AUTORES E LIVROS TAMBÉM TEM ESPAÇO PARA HISTÓRIA DO BRASIL. JÁ ESTÁ DISPONÍVEL O 8º VOLUME DO "ARQUIVO S", QUE INCLUI A CONQUISTA DO VOTO FEMININO NO BRASIL E A COMEMORAÇÃO DOS 150 ANOS DA INDEPENDÊNCIA EM 1972.
O JORNALISTA RICARDO WESTIN, DA AGÊNCIA SENADO, ORGANIZADOR DA COLEÇÃO, FALA UM POUCO DESSE 8º VOLUME PRA GENTE.
OS 8 VOLUMES DA COLEÇÃO "ARQUIVO S" ESTÃO DISPONÍVEIS NO SITE DA LIVRARIA DO SENADO - LIVRARIA.SENADO.LEG.BR. A VERSÃO IMPRESSA SAI A PREÇO DE CUSTO E COM FRETE GRÁTIS PARA TODO BRASIL. JÁ A VERSÃO DIGITAL, VOCÊ BAIXA DE GRAÇA. 0800. IMPERDÍVEL.
BG
AGORA, UMA DICA FABULOSA PARA QUEM QUER SER ESCRITOR.
O MUSEU CASA DAS ROSAS ABRE INSCRIÇÕES PARA MAIS UMA EDIÇÃO DO CLIPE - CURSO LIVRE DE PREPARAÇÃO DE ESCRITORES, NA CATEGORIA ADULTO, ENTRE OS DIAS 2 DE JANEIRO E 2 DE FEVEREIRO DE 2024.
O TRADICIONAL CURSO DO MUSEU, OFERECIDO DESDE 2013, É TOTALMENTE GRATUITO E BUSCA CONTRIBUIR PARA A CRIAÇÃO LITERÁRIA EM TODAS AS SUAS ETAPAS.
O CURSO JÁ CONTRIBUIU NA PUBLICAÇÃO DE MAIS DE 160 LIVROS DE ESCRITORES QUE PASSARAM PELA FORMAÇÃO QUE JÁ PREPAROU 750 PESSOAS AO LONGO DE 10 ANOS.
QUER SABER MAIS? ACESSE ENTÃO O SITE DO MUSEU - CASADASROSAS.ORG.BR/CENTRO-DE-APOIO-AO-ESCRITOR
BG
E VAMOS AGORA DE POESIA, COM O ENCANTOS DE VERSOS, PRODUZIDO E APRESENTADO POR MARLUCI RIBEIRO.
OLÁ! EM COMEMORAÇÃO AO PERÍODO NATALINO, HOJE O ENCANTOS DE VERSOS TRAZ PRA VOCÊ POEMAS SOBRE O NASCIMENTO.
OP: https://www.youtube.com/watch?v=l7cx7LkimDI&ab_channel=ClassicalMasterpieces
LOC: COMEÇAMOS COM OBRA DO POETA E ENSAÍSTA PORTUGUÊS ANTÔNIO MANUEL COUTO VIANA - QUE VIVEU DE 1923 A 2010 – INTITULADA NATAL CADA NATAL, PUBLICADA NO LIVRO MÍNIMOS: OP: https://www.youtube.com/watch? v=l7cx7LkimDI&ab_channel=ClassicalMasterpieces - MÚSICA DE NATAL INSTRUMENTAL - 12 DIAS DE NATAL (CANÇÕES NATALINAS) - POEMA 1
Quando na mais sublime dor,
A mulher dá à luz,
Há sempre um Anjo Anunciador
A murmurar-lhe ao coração — Jesus!
Cada criança é o Céu que vem
Pra nos remir do pecado
E as palhas d’oiro de Belém
Espalham-se no berço, como um Sol espelhado
Por sobre o lar presepial, o brilho
Da estrela abre o convite dos portais:
— Vinde adorar a floração do filho
No alvoroço da raiz dos pais.
LOC: QUEM TAMBÉM SE INSPIROU NA TEMÁTICA DO NASCIMENTO FOI O POETA, POLÍTICO E MÉDICO BRASILEIRO JORGE DE LIMA – QUE VIVEU DE 1893 A 1953. É O QUE VOCÊ CONFERE NOS VERSOS DE IMAGINAI NO FIRMAMENTO DE ANTES, PARTE DA OBRA POESIA COMPLETA, PUBLICADA EM 1997: OP: https://www. youtube.com/watch?v=Y-6pLCNFkSc&ab_channel=MusicalGoodVibes - Céu de Santo Amaro - Musical Good Vibes (instrumental) - POEMA 2
Imaginai no firmamento de antes
dois nevoeiros em oito entrelaçados,
galo e penumbra, draga sempre em púbis
penetrada de proas dominantes.
E a calmaria toda havida há instantes
em círculo de sal e cios porfiados.
Desce a baba dos cabos bojadores.
Sobe a ilha em vermelhos tão agudos.
A brisa em nascimento cai em chuva
abrem-se os ventres da água primitiva,
logo embebidos, logo despejados.
Cordilheiras parindo coisas como.
E outros montes mais virgens dividindo-se.
E Deus babando sobre o mundo o início.
LOC: O ESCRITOR E MÉDICO PORTUGUÊS FERNANDO NAMORA – QUE VIVEU DE 1919 A 1989 – ENCONTROU INSPIRAÇÃO NO TEMA AO COMPOR INTERVALO, PUBLICADO NO LIVRO RELEVOS: OP: https://www.youtube. com/watch?v=eHwR9kTIMeI&ab_channel=PatrikPietschmann - Gladiator - Now We Are Free (Piano Version) + Sheet Music - POEMA 3
Quando nasci, entre rendas e afagos egoístas,
os rouxinóis, pela noite, namoravam a Primavera...
Os sinos ficaram tolhidos e tristes
Como se os meus gritos lhes pesassem na alma.
Minha Mãe, nessa noite,
sonhou com o aceno molhado dum lenço branco
num dia de partida...
Ó Terra!
Por que não estoiraste nesse momento?
LOC: EM 1984, TOQUINHO QUERIA DEDICAR UMA CANÇÃO AO SEU FILHO PEDRO, QUE ESTAVA PARA NASCER. O SUCESSO VEIO AO MUNDO NA PARCERIA COM MUTINHO, E FOI BATIZADO DE AO QUE VAI CHEGAR.:
BG
E O AUTORES E LIVROS VAI FICANDO POR AQUI.
SE VOCÊ QUISER SABER MAIS SOBRE OS LIVROS QUE COMENTAMOS AQUI HOJE, ACESSE O INSTAGRAM E USE A #DICASAUTORESELIVROS.
EU SOU ANDERSON MENDANHA E O PROGRAMA DE HOJE TEVE PRODUÇÃO DE ANA BEATRIZ SANTOS E GABRIELA DE MACÊDO COM TRABALHOS TÉCNICOS DE ANTÔNIO CARLOS SOARES.
ATÉ A SEMANA QUE VEM. BOA LEITURA!
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX