Novo volume da Coleção Escritoras do Brasil resgata cantigas populares — Rádio Senado
Autores e Livros

Novo volume da Coleção Escritoras do Brasil resgata cantigas populares

25/08/2023, 15h23 - ATUALIZADO EM 25/08/2023, 15h23
Duração de áudio: 27:54

Em destaque no Autores e Livros desta semana, o lançamento do 10º volume da coleção Escritoras do Brasil, “Cantigas das crianças e do povo e danças populares”. Terceiro livro de Alexina de Magalhães Pinto - folclorista, educadora e musicista mineira, a obra é uma compilação de 77 cantigas da cultura popular brasileira – e a grande maioria delas acompanha partitura e um QR Code para que a melodia possa ser escutada.

Cada cantiga também apresenta uma ilustração que, segundo a autora, deveria ser utilizada pedagogicamente. Iniciada por um ensaio sobre a utilização da cultura popular na alfabetização de crianças, a obra é finalizada com inúmeras notas de esclarecimento e referências.

Além de reavivar a produção de uma precursora do estudo do folclore brasileiro, a obra tem o importante papel de trazer à tona manifestações culturais do início do século XX, colhidas in loco.

Entre os lançamentos, o programa fala de “A Menina e o Trem”, de Evandro Aléssio, livro que resgata um dos momentos mais sombrios da história do Brasil: a tragédia do Hospital Colônia de Barbacena, o maior manicômio do país.

Outro lançamento em destaque é o mais recente livro de Jacques Fux: “As fábulas do fabuloso fabulista Joãozito”, que explora as paixões, as lutas, as guerras, os medos, as angústias, as palavras e a vida do autor, Joãozito Guimarães Rosa, e de seu mais célebre narrador, Riobaldo Tatarana.

Ao vivo
00:0000:00