A importância de dar voz para as escritoras — Rádio Senado
Autores e Livros

A importância de dar voz para as escritoras

Em um país de constituição machista e patriarcal como o Brasil, é importante usar o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, para lembrar a importância de dar voz para as escritoras. As mulheres lutam continuamente para conquistar espaços no mundo do trabalho, na política e, não seria diferente, na cultura, espaço que inclui a Literatura.

Apesar da maioria dos leitores brasileiros ser do sexo feminino, o número de mulheres com livros publicados ainda não é igualitário, ou seja, as editoras publicam mais livros de homens do que de mulheres.

Alguns índices apontam o crescimento do número de autoras publicadas em 2022, em comparação com 2019. Mas a igualdade entre homens e mulheres ainda está distante. Por isso é importante valorizar, ler e incentivar que as pessoas leiam livros escritos por mulheres.

E o Autores e Livros aproveita o mês da Mulher para colocar em destaque o trabalho das escritoras brasileiras, as já consagradas e as que estão chegando agora ao mercado. No programa desta semana, poetisas, romancistas, contistas e também quadrinistas.

10/03/2023, 13h29 - ATUALIZADO EM 10/03/2023, 13h29
Duração de áudio: 27:31

Autores no programa: Calila das Mercês, Michelle Obama, Dani Marino, Laluna Machado, Rita Cota, Keka Reis, Íris Mendes, Adelaide Ivánova e Angélica Freitas.

Ao vivo
00:0000:00