39 - O Senado e o governo de Fernando Henrique Cardoso
O Plano Real, implantado em julho de 1994 pelo governo Itamar Franco, teve efeitos econômicos e políticos: conseguiu conter a inflação e alavancou a campanha à presidência da República do ministro e senador Fernando Henrique Cardoso (PSDB-SP).
Em outubro de 2004, Fernando Henrique foi eleito em primeiro turno, com 54,3% dos votos válidos. No discurso de despedida do Senado, ele anunciou que, como presidente, iria imprimir um ritmo mais acelerado ao processo de privatização de empresas estatais iniciado por Fernando Collor.
Além de promover as privatizações, o governo trabalhou pela aprovação da polêmica emenda que permitiria a reeleição de governadores, prefeitos e do próprio presidente da República. Mas tanto as privatizações quanto a votação da Emenda da Reeleição foram alvo de denúncias de corrupção. Eram freqüentes as acusações de que o governo estava comprando votos para garantir a aprovação da proposta. Mesmo assim, o Congresso aprovou a reeleição e, em razão do sucesso do Plano Real, Fernando Henrique conseguiu reeleger-se em 1998, novamente em primeiro turno, para um segundo mandato como presidente da República.