Estilo

Verbo: presente e futuro

Em título, use o verbo conjugado no presente, a não ser que a ação se desenvolva em um futuro ou em um passado distante.

Use o verbo no presente em reprodução de opinião do relator em parecer, pois, nesse caso, trata-se de declaração constante em documento, que é perene.

Senador pede mudança mais profunda na economia

Medidas anticrise devem ser diretas, aponta debate

Na proposta, o senador justifica que a primeira compra já requer comprovação de que a deficiência tem caráter permanente e irreversível.

Ao justificar o projeto, o deputado argumenta que a legislação ambiental não tem conseguido promove a prática da conservação.

Em legenda, sempre que possível, use o verbo no presente. Quando a foto não for do dia, é importante informar ao leitor.

No caso de entrevista concedida pelo relator ou de participação dele em reunião de comissão — quando apresenta o relatório, por exemplo —, as frases citadas pelo relator devem ser transcritas sempre com os verbos no pretérito.

Atenção ao tempo verbal em matérias sobre projetos aprovados. Para entrar em vigor, a proposta precisa ser sancionada (projeto de lei) ou promulgada (PEC, resolução). Portanto, é incorreto dizer, por exemplo, que "a legislação revogada permitia", porque ainda permite, ou que "o texto alterado determinava", porque ainda determina.

Prefira o presente ao futuro do indicativo: em vez de "viajará amanhã", use "viaja amanhã".

Cuidado com a construção do futuro composto. Use o verbo ir no presente do indicativo acompanhando o verbo principal no indicativo:

A senadora vai fazer um discurso.

A forma "a senadora irá fazer um discurso" não existe. Use a forma composta (vai fazer) ou a simples (fará).

Por subemenda de Jereissati, o autor de requerimento de sessão especial irá fazer (vai fazer ou fará) o discurso de abertura, cabendo aos líderes indicar um orador por bancada.


Conteúdos relacionados

Sem conteúdos relacionados.