Estilo

Senador

O cargo é senador da República, mas basta usar senador. Não existe senador federal.

 

Certifique-se da grafia correta do nome dos senadores.

 

Consulte o guia Como Citar os Senadores para conferir o nome parlamentar e o nome a ser usado na segunda citação.

 

Na primeira referência ao senador, indique o partido e o estado. Para isso, use parênteses e traço (hífen): (PT-PE). Não use vírgulas no lugar dos parênteses nem barra no lugar do hífen.

 

A senadora Ana Amélia (PP-RS) apelou ao governo para que sejam efetivadas medidas de apoio aos agricultores afetados por desastres naturais.

 

A Secom informa o partido oficial dos senadores conforme registrado pela Secretaria-Geral da Mesa no site do Senado. Nos casos em que o senador troca de partido, deve-se informar a nova legenda do parlamentar a partir do momento em que a SGM for comunicada da mudança e alterar a informação no site.

 

Na primeira referência, pode-se identificar o senador apenas pelo nome parlamentar. No entanto, o texto deve deixar claro o cargo do senador.

 

Alvaro Dias (PSDB-PR) ­sugeriu que a sabatina de Teori Zavascki, agendada para hoje, seja remarcada para a semana seguinte às eleições.

Para o senador, a rapidez tanto na indicação pela presidente Dilma Rousseff quanto no agendamento da sabatina desvaloriza a função que será exercida pelo magistrado no Supremo Tribunal Federal (STF) e diminui o papel do Senado.

 

Se a frase deixar dúvida quanto ao cargo ocupado pelo parlamentar, identifique-o como senador logo na primeira referência.

 

No exemplo abaixo, não fica claro se Eduardo Braga é senador ou deputado. Não deixe o leitor, ouvinte ou telespectador em dúvida:

 

Eduardo Braga (PMDB-AM) anunciou ação conjunta do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e do Ministério das Comunicações para definir novos critérios…

 

O senador Eduardo Braga (PMDB-AM) anunciou ação conjunta do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e do Ministério das Comunicações para definir novos critérios…

 

Para parlamentar licenciado, informe que ele está licenciado e indique o partido e o estado. Não use ex-senador para senadores que estão licenciados do cargo.

 

A CAS acolheu o substitutivo da senadora licenciada Marta Suplicy (PT-SP)ao projeto de lei original (PLS 284/2011), de Waldemir Moka (PMDB-MS).

 

Veja presidente do Senado/partido.


Conteúdos relacionados

Sem conteúdos relacionados.