Estilo

Senador/senadora

O cargo é senador ou senadora. Não existe senador federal.

 

Certifique-se da grafia correta do nome de senadoras e senadores.

 

Consulte o guia Como Citar os Senadores para conferir o nome parlamentar e o nome a ser usado na segunda citação.

 

Na primeira referência ao senador, indique o partido e a UF. Para isso, use parênteses e traço (hífen): (PT-PE), (MDB-SP), (União-AC). Não use vírgulas no lugar dos parênteses nem barra no lugar do hífen.

O projeto foi apresentado pelo senador Acir Gurgacz (PDT-RO) e tem parecer favorável do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

A Secom informa o partido oficial dos senadores conforme registrado pela Secretaria-Geral da Mesa (SGM) no site do Senado. Nos casos em que o senador troca de partido, deve-se informar a nova legenda do parlamentar a partir do momento em que a SGM for comunicada da mudança e alterar a informação no site.

 

Na primeira referência, pode-se identificar o senador apenas pelo nome parlamentar. No entanto, o texto deve deixar claro o cargo de senador.

 

Paulo Rocha (PT-PA) inicialmente pediu destaque para a emenda que apresentou. 
O senador, porém, expressou temor de que, modificado no Senado, o projeto tivesse que voltar à Câmara.

 

Se a frase deixar dúvida quanto ao cargo, identifique-o como senador logo na primeira referência.

 

No exemplo abaixo, não fica claro se Eduardo Braga é senador ou deputado. Não deixe o leitor, ouvinte ou telespectador em dúvida:

 

Eduardo Braga (MDB-AM) anunciou ação conjunta do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e do Ministério das Comunicações para definir novos critérios…

 

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) anunciou ação conjunta do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e do Ministério das Comunicações para definir novos critérios…

 

Para parlamentar licenciado, informe que ele está licenciado e indique o partido e a UF. Não use ex-senador para senadores que estão licenciados do cargo.

 

A CAS acolheu o substitutivo da senadora licenciada Marta Suplicy (PT-SP)ao projeto de lei original (PLS 284/2011), de Waldemir Moka (PMDB-MS).

 

Veja presidente do Senado/partido.


Conteúdos relacionados

Sem conteúdos relacionados.