Estilo

Porcentagem

Estão corretas as formas porcentagem e percentagem.

 

O projeto sobre distribuição dos royalties do petróleo causa polêmica porque altera o porcentual (ou percentual) destinado aos estados produtores.

 

Trata-se de um dado positivo, avaliou Paim, pois a porcentagem (ou percentagem) entre as crianças sem deficiência é de 97%.

 

As porcentagens são escritas em algarismos (mesmo de zero a dez), seguidos do símbolo próprio, sem espaço entre o símbolo e o algarismo: 4%, 55%, 100%.

 

Se aprovada, explicou ele, a medida reduzirá em 3% o custo da cadeia produtiva da ­suinocultura.

 

Só escreva a porcentagem por extenso no início de parágrafo.

 

Cinquenta e nove por cento dos entrevistados afirmaram que nunca levam em conta os resultados das pesquisas na hora da urna.

 

Em uma sequência, repita sempre o símbolo de porcentagem.

 

O Fies permite financiar entre 50% e 100%(e não entre 50 e 100%) do valor das mensalidades.


Concordância:


1. Se a porcentagem vier antes do verbo, prefira a concordância com o termo posposto ao numeral:

 

Até 100% do valor das mensalidades pode ser financiado pelo Fies.

 

Ele também citou estatísticas segundo as quais até 1% das próteses podem sofrer ruptura após um ano do implante, e até 10%, após dez anos.


Nesse caso, não está errado, no entanto, a concordância com o numeral:

 

Ele também citou estatísticas segundo as quais até 1% das próteses pode sofrer ruptura após um ano do implante, e até 10%, após dez anos.


2. Se a porcentagem vier depois do verbo, concorde somente com o numeral:

 

Podem ser recompostos até 50% do total da área desmatada.


3. Se o número percentual vier determinado por artigo, pronome ou adjetivo, a única concordância possível é como número:

 

O programa permite que sejam pagos apenas 10% da dívida em espécie, e os 90% restantes sejam transformados em bolsas de estudo por 15 anos, ampliando a oferta a estudantes de baixa renda.

 

Pela proposta, 80% dos recursos vão financiar ações de educação eos 20% restantes irão para projetos de inovação em tecnologia.

 

De acordo com projeto aprovado pelo Congresso, esses 30% poderão ser livremente distribuídos entre as diversas áreas que integram o programa.


Conteúdos relacionados

Sem conteúdos relacionados.