Estilo

Acriano/acreano

Com o novo Acordo Ortográfico, o adjetivo para designar quem nasce no Acre passou a ser grafado acriano, com i. Essa é a única forma registrada pela ABL.

A forma acreano deixou de ser aceita oficialmente.


A justificativa para a mudança é que o termo Acre termina em e átono, assim como Açores. Quem nasce em Açores é açoriano, tal como quem nasce no Acre é acriano. Já quem nasce na Coreia do Sul, por exemplo, continua a ser sul-coreano, já que Coreia tem e tônico.

No entanto, a grafia anterior, acreano, foi institucionalizada como o gentílico oficial do Acre pela Lei 3.148, de 2016, do estado. A legislação determina que fica “facultado, no âmbito da administração pública estadual, em respeito aos usos, costumes, memória social, aspectos históricos e culturais, o uso do termo acreano, em preferência à construção ortográfica acriano".

Na Secom, recomendamos o uso da forma acriano, porém, em respeito aos usos e à cultura locais, não alteramos a grafia acreano presente em declarações e citações nos nossos textos. 


Anibal elogia realizações do governo acriano

 

— É um acreano que está sendo reconduzido ao CNJ. Tive o prazer e  satisfação de ser o relator da sua indicação. É um currículo que orgulha muito a todos nós do Acre e eu gostaria de contar com os colegas para a aprovação.


Conteúdos relacionados

Sem conteúdos relacionados.