Estilo

Abreviatura

Abreviaturas devem ser usadas com cuidado para que não comprometam o entendimento.

Quando usar:

1. Quando há necessidade de redução de espaço em títulos, legendas, tabelas, gráficos, infográficos, creditagem de TV e crawl.

Mesmo nesses casos, deve-se ter cuidado para que o uso de abreviaturas não prejudique a compreensão. Evite mais de uma abreviatura por frase e não invente. Use apenas abreviaturas conhecidas.

Título: MP sobre remessa de recursos ao exterior está na pauta desta terça

Crawl: Indicação de Arnaldo Caiche D’Oliveira para emb. do Níger tem parecer do sen. Eduardo Suplicy

2. Evite abreviaturas nos textos corridos. Não escreva 7t, 1.600 kg ou veja info. Grafe: 7 toneladas, 1.600 quilos e veja infográfico.

O total das apreensões de cocaína subiu de pouco mais de 7 toneladas em 2004 para 24 toneladas em 2009 (veja infográficonesta página), quando 1.600 quilos foram apreendidos em 5 aeronaves interceptadas.

Pelo código atual, portanto, seria necessário recuperar, segundo a Embrapa e Sparovek, mais de 620 mil quilômetros quadrados (e não 620 mil km²).

No entanto, quando um termo aparece muitas vezes no texto, pode-se abreviá-lo, desde que a primeira ocorrência seja grafada por extenso. É o caso de termos como página (pág.), quilômetro quadrado (km²) e metro cúbico (m³).

Veja norma sobre remissão.

Como usar:

1. As abreviaturas formadas por redução de palavras, em geral a primeira sílaba, mantêm a acentuação e recebem ponto. Para o plural, acrescenta-se s: pág., págs., séc., sécs.

2. Os símbolos (sistema métrico, unidades, elementos químicos) são invariáveis, não têm plural e não são seguidos de ponto. Use espaço entre o número e o símbolo: 10 m, 10 kg, 10 km.

3. Em geral, os símbolos são escritos com letra minúscula. Entretanto, se o nome da unidade deriva de um nome próprio, a primeira letra do símbolo é maiúscula: Pa (pascal), Hz (hertz), W (watt).

4. O nome da unidade, porém, sempre é escrito com letra minúscula, mesmo quando o símbolo começa com maiúscula: pascal (Pa), hertz (Hz).

5. O símbolo ºC, para graus Celsius, é precedido de espaço para expressar o valor da temperatura: 25,1 ºC. Não use 25,1ºC nem 25,1º C.

6. Abreviaturas de valores de grandeza (mi, bi, tri) são usadas somente para valores monetários.

Título: Emenda individual para o Orçamento será de R$ 10 mi

7. A abreviatura de senador (sen.) só deve ser usada para textos da creditagem e do crawl da TV.

8. Use apenas as seguintes abreviaturas para cidades:

BH para Belo Horizonte

Rio para Rio de Janeiro (e não RJ)

NY para Nova York

Não use BSB para Brasília.

Título: Trânsito à beira do colapso em São Paulo, Rio, BH e Porto Alegre

9. Evite abreviar endereços (a não ser que seja uma série de endereços ou que seja preciso economizar espaço). Escreva Avenida Paulista, Rua Coronel Pacheco, Praça dos Namorados (com inicial maiúscula quando seguido do nome).

A manifestação contará com caravanas dos 78 municípios do estado, que hoje se concentrarão na Praça dos Namorados.

10. Para grafar hora, use h; minuto, min; segundo, s. Não use espaço entre o número e o símbolo nem acrescente s para o plural.

Use 10h30, e não 10h30min ou 10:30.

Use 16h, e não 16hs ou 16 horas.

Para horas cheias, não use zero à direita: 10h, e não 10h00.

Repita o símbolo em intervalos de tempo:

O curso será das 9h às 18h.

A forma min é usada quando se quer informar as horas até os segundos. Em infográfico, pode-se usar a abreviação de minutos (min) também para expressar duração temporal: O maratonista completou a prova em 2h4min26

Atenção: para indicar tempo decorrido e horário incerto, grafe hora por extenso.

O debate durou três horas.

Ele chegou por volta das 9 horas.

11. Formas de tratamento: as formas senhor e senhora só devem ser usadas em reproduções de falas ou em entrevistas. Assim, nesses casos, quando seguidas de nome próprio, prefira abreviá-las: sr. e sra. (use com inicial minúscula).

Qual o papel que o senhor vê para as mídias sociais, as novas mídias, neste maior engajamento da sociedade civil?

O Sr. Bernardo Figueiredo (sr. Bernardo Figueiredo) transita do privado para o público, depois de transitar do público para o privado — disse Requião.

Não use o título de doutor ou doutora como forma de tratamento. Para reproduzir falas, prefira as abreviaturas dr. e dra. quando seguidas do nome.

Esse doutor Tourinho Neto (dr. Tourinho Neto), a meu juízo, não está cumprindo o que diz a Constituição — afirmou.

Abrevie os pronomes de reverência apenas quando seguidos de nome. Nesse caso, use iniciais maiúsculas: V. Exa., S. Ema., S. Sa.

Faço um apelo a que Vossa Excelência assine o requerimento que pede a instalação da CPI do Ministério dos Transportes. Essa assinatura, certamente, sinalizará que está, efetivamente, disposto a permitir que as investigações aconteçam para que os esclarecimentos sejam oferecidos ao país — afirmou Alvaro Dias.

O tratamento que V.Exª tem me dado, desde que cheguei nesta Casa, renovou a esperança na minha alma — afirmou.

Veja mais em Forma de tratamento.

12. Para nomes de santos, quando necessário, escreva S. Amaro, S. Catarina e não Sto. Amaro e Sta. Catarina.

13. Para telefone, use a palavra por extenso. A abreviatura (tel.) só deve ser usada acompanhada de número e por necessidade de redução de espaço. Não use fone.

Tel.: (61) 3303-3327

Abreviaturas e símbolos mais usados


Conteúdos relacionados

Sem conteúdos relacionados.