Diretriz

Relacionamento com os públicos

A Secom deve estabelecer formas de contato com o público e divulgá-las nas ferramentas de que dispõe.

 

É compromisso das áreas da Secom atender as demandas de qualquer um dos públicos do Senado Federal, com rapidez, clareza e cordialidade.

 

As solicitações que não puderem ser respondidas devem receber comunicado oficial da área esclarecendo explicitamente ao interessado as razões do impedimento, fazendo constar forma opcional para que o usuário possa buscar a solução do pedido.

 

Manifestações ofensivas, contendo palavras de baixo calão, não devem ser respondidas.

 

Comentários ou manifestações contendo ameaças devem ser imediatamente direcionados para a Secretaria de Polícia Legislativa (Spol).

 

As manifestações recebidas e as respectivas respostas devem ser arquivadas para eventuais consultas ou comprovação do serviço prestado.

 

É compromisso da Secom atender o cidadão prioritariamente pela ferramenta de comunicação por ele escolhida.

 

Os públicos devem receber a mesma atenção no atendimento. Nenhum segmento deve ser privilegiado em detrimento dos demais.

 

A Secom deve priorizar a resposta de casos de contestação ou de pedidos de correção de informações divulgadas de forma equivocada.

 

A Secom deve pautar-se pela busca da unicidade do discurso. O cidadão deve receber o mesmo conteúdo informativo, ainda que em formatos e por meios diversos, independentemente da área com a qual entrou em contato.

 

A Secom deve aprimorar permanentemente os mecanismos de interação com a sociedade, mantendo espaços que permitam a participação direta do cidadão, seja individualmente ou em grupos organizados.

 

Demandas de órgãos de imprensa devem ser encaminhadas para a assessoria de imprensa da Secom.

 

A interação com o público deve ter por princípio a ação integrada de todas as áreas da Secom, seja para produção de conteúdos, adoção de ferramentas de divulgação ou oferta de produtos e serviços. A orientação para essa ação integrada deve constar na Central de Pautas e Produção.