Diretriz

Ações institucionais

Ações institucionais caracterizam-se por impactar a forma como o cidadão percebe a instituição Senado Federal. O planejamento e a implementação de tais ações devem ser pautados pelo interesse público, pelo rigor técnico e pelo compromisso ético.

 

As ações institucionais desenvolvidas pela Secom devem ter por objetivos principais fomentar e fortalecer o relacionamento do Senado com seus diversos públicos e favorecer a compreensão do papel da Casa.

 

Os serviços, projetos, atividades e ações desenvolvidos pelas áreas do Senado que atendam aos objetivos principais das ações institucionais devem ser divulgados sistematicamente pela Secom.

 

As ações institucionais devem ter como ponto de partida dados e fatos, que não podem ser criados nem distorcidos.

 

As ações institucionais devem ser acessíveis e de fácil compreensão por parte dos públicos de interesse.

 

Atividades que visem à promoção pessoal, partidária, eleitoral ou comercial não são objeto das ações institucionais.

 

Sugestões de ações institucionais recebidas de gabinetes, parlamentares, servidores ou quaisquer outras fontes devem ser avaliadas a partir dos critérios definidos neste manual.

 

As informações sobre a administração da Casa devem ser divulgadas com base nos dados disponibilizados pelos setores envolvidos, conforme o Ato 301/2010 do Presidente do Senado e o Ato 428/2009 do Presidente do Senado.

 

Os recursos materiais e humanos disponíveis para o desenvolvimento de ações institucionais devem ser prioritariamente alocados para aquelas relacionadas à atividade legislativa.