Você está em:

Portfólio de marcas


O portfólio de marcas adotado pelo Senado Federal foi pautado no conceito de arquitetura de marca1, instrumento que evita a diluição da força da identidade por conta do excesso de marcas em uma instituição. 

A partir das premissas de que o Senado é um só e de que a sua identidade organizacional precisa ser coesa e uniforme, optou-se pela adoção de nomes de marca de família para as unidades administrativas e de marcas próprias para programas, produtos e serviços da Casa. 

As unidades administrativas passam a ser representadas pela adoção conjunta de tipologia (para nominar o setor) e marca gráfica do Senado Federal. Essa é uma solução estratégica que apresenta como principal vantagem a obtenção de sinergia e coesão, uma vez que a imagem de cada unidade administrativa será diretamente beneficiada pela força da marca gráfica do Senado Federal. 

Os programas, produtos e serviços da Casa que estabelecem interface direta com o público externo, por sua vez, podem ter marcas individuais. Entretanto, essas devem seguir um mesmo padrão visual que se identifique com a marca do Senado. A criação, a manutenção ou a extinção dessas marcas devem ser previamente autorizadas pela Secretaria de Comunicação Social (Secom). 

 

Uso da marca por terceiros 

Instituições em situação de parceria, apoio, realização e patrocínio de eventos com o Senado poderão ter acesso aos arquivos referentes à marca. 

Àquelas, é necessário formalizar por escrito o pedido de uso da marca ao setor responsável pela parceira. 

 

Armas Nacionais e marca institucional 

As Armas Nacionais, também conhecidas como Brasão da República, e a marca institucional são símbolos que representam o Senado Federal em situações distintas. Para a comunicação oficial, solene, formal, com finalidade legal, utiliza-se o Brasão da República. O uso do brasão está previsto na Lei 5.700/71, que dispõe sobre a forma e a aplicação dos símbolos nacionais. Para os casos em que a comunicação possui perfil comemorativo, jornalístico ou promocional, usa-se apenas a marca institucional. 

 

Atualizações 

Este manual é disponibilizado em versão digital e as atualizações de conteúdo serão realizadas mediante autorização da Secretaria de Comunicação Social. A solicitação deve ser encaminhada à direção da Secom, por meio de ofício, contendo proposta de atualização e justificativa. 


Referência: 1.AAKER, D. A.; JOACHIMSTHALER, E. Como construir marcas líderes. São Paulo: Futura, 2000.