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Portfólio de marcas


O portfólio de marcas adotado pelo Senado Federal foi pautado no conceito de arquitetura de marca 1,
instrumento que evita a diluição da força da identidade por conta do excesso de marcas em uma instituição.

A partir das premissas de que o Senado é um só e de que a sua identidade organizacional precisa ser coesa e uniforme, optou-se pela adoção de nomes de marca de família para as unidades administrativas e de marcas próprias para programas, produtos e serviços da Casa.

As unidades administrativas passam a ser representadas pela adoção conjunta de tipologia (para nominar o setor) e marca gráfica do Senado Federal. Essa é uma solução estratégica que apresenta como principal vantagem a obtenção de sinergia e coesão, uma vez que a imagem de cada unidade administrativa será diretamente beneficiada pela força da marca gráfica do Senado Federal.

Os programas, produtos e serviços da Casa que estabelecem interface direta com o público externo, por sua vez, necessitam de marcas individuais. Entretanto, essas devem seguir um mesmo padrão visual que se identifique com a marca do Senado. A criação, a manutenção ou a extinção dessas marcas devem ser previamente autorizadas pela Secretaria Especial de Comunicação Social (Secs).

Uso da marca por terceiros

Instituições em situação de parceria, apoio, realização e patrocínio de eventos com o Senado poderão ter acesso aos arquivos referentes à marca.
Àquelas, é necessário formalizar por escrito o pedido de uso da marca ao setor responsável pela parceira.

Armas Nacionais e marca institucional

As Armas Nacionais, também conhecidas como Brasão da República, e a marca institucional são símbolos que representam o Senado Federal em situações distintas. Para a comunicação oficial, solene, formal, com finalidade legal, utiliza-se o Brasão da República. O uso do brasão está previsto na Lei 5.700/71, que dispõe sobre a forma e a aplicação dos símbolos nacionais. Para os casos em que a comunicação possui perfil comemorativo, jornalístico ou promocional, usa-se apenas a marca institucional.

Atualizações

Este manual é disponibilizado em versão digital e as atualizações de conteúdo serão realizadas mediante autorização da Secretaria Especial de Comunicação Social. A solicitação deve ser encaminhada à direção da Secs, por meio de ofício, contendo proposta de atualização e justificativa.


Referência:
1.AAKER, D. A. JOACHIMSTHALER, E.
Como construir marcas líderes. São Paulo: Futura, 2000.