CI vai debater embargo das obras da BR-319 — Rádio Senado
Infraestrutura

CI vai debater embargo das obras da BR-319

Obras de manutenção na rodovia que liga os estados do Amazonas e de Rondônia foram suspensas por decisão judicial. Esse embargo, alerta a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB–AM), prejudica a população da região. Vanessa contou que, ao viajar pela estrada, não verificou os problemas alegados para justificar o embargo, como supressão vegetal e destruição de cursos d’água.

A senadora apresentou requerimento para a Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado (CI) discutir as causas do embargo em audiência na próxima terça-feira (20).

13/06/2017, 12h39 - ATUALIZADO EM 13/06/2017, 15h24
Duração de áudio: 01:52
Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) realiza reunião deliberativa com 10 itens. Entre eles, o PLS 291/2013, que separa a cobrança de água e esgoto, e o PLS 224/2015, que obriga o governo a equipar unidades do Minha Casa Minha Vida com painéis solares.

À mesa, presidente da CI, senador Acir Gurgacz (PDT-RO).

Bancada:
senador Valdir Raupp (PMDB-RO)
senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA); 
senador Roberto Muniz (PP-BA);
senador Elmano Férrer (PMDB-PI).

Foto: Pedro França/Agência Senado
Pedro França/Agência Senado

Transcrição
LOC: OBRAS DE MANUTENÇÃO NA RODOVIA QUE LIGA OS ESTADOS DO AMAZONAS E RONDÔNIA FORAM SUSPENSAS POR DECISÃO JUDICIAL. LOC: A COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA VAI DISCUTIR AS CAUSAS DO EMBARGO EM AUDIÊNCIA NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA. DETALHES COM A REPÓRTER IARA FARIAS BORGES: (Repórter) O Ministério Público Federal suspendeu a licença para manutenção e conservação da BR- 319, que liga Manaus, no Amazonas, a Porto Velho, em Rondônia. Esse embargo, alerta a senadora Vanessa Grazziotin, do PC do B do Amazonas, prejudica a população da região. Ela contou que, ao viajar pela estrada não verificou os problemas alegados para justificar o embargo, como supressão vegetal e destruição de cursos d’água. Por isso, ela pediu audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura para discutir o assunto. (Vanessa Grazziotin) “É lamentável que isso ocorra e, agora, com tanta frequência. A pouco tempo, pouquíssimo tempo, a BR, da mesma forma, sofreu embargo nas obras de manutenção, que servem, principalmente, para dar segurança às pessoas que por lá transitem. Ou seja, a BR não pode ser asfaltada, o material da ponte que porventura tenha caído não pode ser substituído por um material mais resistente”. (Repórter) Serão convidados para explicar a suspensão das obras representantes do Ibama e do Dnit. O vice-presidente da comissão, senador Acir Gurgacz, do PDT de Rondônia, quer ouvir também o Ministério Público e o juiz Iran Xavier Filho, que concedeu a liminar embargando a obra. (Acir Gurgacz) “Eu entendo que se o nobre juiz tem a disposição de assinar o embargo, não custaria nada ele vir aqui e debater conosco, com o Ministério Público, com o Ibama, com o Dnit, a importância dessa BR e as causas que o levaram a dar essa liminar”. (Repórter) Também serão convidados para a reunião representantes das Federações da Indústria do Amazonas e de Rondônia, bem como do governo desses estados.

Ao vivo
00:0000:00