CDH debate falta de penicilina na rede pública de saúde — Rádio Senado
Comissões

CDH debate falta de penicilina na rede pública de saúde

13/07/2017, 17h13 - ATUALIZADO EM 13/07/2017, 17h13
Duração de áudio: 01:57
Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza audiência interativa sobre o desabastecimento de penicilina no SUS. Entre os convidados estão representantes da Anvisa e da Interfarma.

Mesa:
coordenadora geral de assistência farmacêutica e medicamentos estratégicos do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Lorena Brito Evangelista;
representante da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), Pedro Bernardo;
presidente eventual da CDH, senador José Medeiros (PSD-MT);
representante da gerência geral de medicamentos e produtos biológicos da Anvisa, Patricia Castilho;
representante da empresa Nord Regulatorial, Arthur Covacevick.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: A FALTA DE PENICILINA NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE FOI DEBATIDA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS. LOC: PARTICIPARAM DA DISCUSSÃO, REPRESENTANTES DA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA, DA ANVISA E DO MINISTÉRIO DA SAÚDE. INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER GUSTAVO AZEVEDO. TÉC: A penicilina é um antibiótico usado para combater diversos tipos de bactérias, incluindo aquelas que causam infecção de garganta, ouvido, urina e intestinal. O medicamento também é usado no tratamento de algumas doenças sexualmente transmissíveis, como a Sífilis. O senador José Medeiros, do PSD de Mato Grosso, que solicitou o debate, denunciou o desabastecimento da penicilina no Sistema Único de Saúde, o SUS: (José Medeiros) Nós temos uma dificuldade imensa para as pessoas terem acesso a esses medicamentos. E como não é uma prioridade internacional, até... Isso não tem se tornado uma pauta muito importante nem da mídia, nem de ninguém. (REP) O representante da Empresa Nord Regulatorial, Arthur Covacevick, destacou que o problema não é exclusividade do Brasil. Segundo ele, o que tem faltado em todos os países é a matéria-prima para a fabricação do medicamento: (Arthur) Hoje no mundo são pouquíssimas empresas que fabricam este medicamento porque é uma droga muito barata, um medicamento muito barato e não dá muito lucro para as empresas. (REP) Patrícia Castilho, da Anvisa, garantiu que os procedimentos relacionados ao registro e inspeção da penicilina tem sido tratado como prioridade na Agência: (Patrícia) A Anvisa tem dado prioridade a todas as ações de sua competência para fins de avaliação dos produtos relacionados a penicilinas para fins de evitar o desabastecimento de mercado. (REP) Já Lorena Brito, representante do Ministério da Saúde, informou que o governo tem desenvolvido ações para evitar a falta do remédio no SUS, inclusive para o próximo ano: (Lorena) A previsão de aquisição para 2018 é de dois milhões e 400 mil frascos de penicilina benzatina e 450 mil frascos da penicilina potássica. Um total de investimento de R$ 12 milhões. (REP) A penicilina mais conhecida é a Benzetacil, que é usada na forma de injeção intramuscular. Da Rádio Senado, Gustavo Azevedo.

Ao vivo
00:0000:00