Estilo

Vírgula/cargo

Cuidado com o uso da vírgula para se referir a cargos e qualificações de pessoas.

 

  • Use vírgula quando o cargo for ocupado por apenas uma pessoa. Por exemplo: presidente da República, presidente do Senado, primeiro-secretário do Senado, ministro do Planejamento, diretor-presidente, relator da CPI, relator do projeto na CCJ, diretor do Departamento X.

 

Em meio à discussão sobre uma possível prorrogação dos trabalhos da CPI do Cachoeira, o relator, deputado Odair Cunha (PT-MG), disse ter condições de apresentar o relatório antes de 4 de novembro, prazo oficial para encerramento das atividades do colegiado.

 

Para o vice-presidente da CPI, deputado Paulo Teixeira (PT-SP), a decisão de adiar o fim dos trabalhos só pode ser tomada após um balanço do que ainda está por ser feito.


Ambos lembraram que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, ajuizou ação direta de inconstitucionalidade contra a lei que criou o RDC.

 

O consultor legislativo do Senado Federal, Francisco Chaves, disse ser verdadeira a crítica feita ao Legislativo, no sentido de que há uma concentração de esforços na discussão do Orçamento da União. (Há mais de um consultor legislativo no Senado.)


Para o secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luiz Antônio Elias, a revista põe em destaque um tema de extrema importância.

 

O diretor de Relações Institucionais da Passaredo Linhas Aéreas, Jorge Viana, e o diretor de Assuntos Corporativos da TAM Linhas Aéreas, Marcelo Mendonça, completam a lista de debatedores.

 

 

  • Não use vírgula quando o cargo puder ser ocupado por mais de uma pessoa. É o caso de senador, deputado, juiz, procurador da República, delegado, professor, ex-presidente, ex-secretário (se mais de uma pessoa já exerceu o cargo).


A CPI foi acompanhada, na visita à Paraíba, pelo procurador regional da República José Adonis de Araújo Sá, o delegado da Polícia Federal Eriosvaldo Renovato Dias e a promotora de Justiça Lindinalva Rodrigues.


A comissão é dirigida pelo ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Nelson Jobim e tem como relator o ex-secretário da Receita Federal Everardo Maciel.

 

Na avaliação do senador, o projeto político iniciado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e atualmente sob a liderança da presidente Dilma Rousseff saiu vitorioso nas urnas.

 

Envelhecer com cidadania é um dos maiores desafios postos para o país, na avaliação do professor da Universidade de Brasília (UnB) Vicente Faleiros.

 

Conforme o professor da Universidade de Brasília, Wanderley Codo, especialista em saúde do trabalho, a atividade do perito previdenciário está cercada de situações de conflito.

 

Conforme o professor da Universidade de Brasília Wanderley Codo, especialista em saúde do trabalho, a atividade do perito previdenciário está cercada de situações de conflito.

 

Fique atento para cargos como vice-presidente e diretor. Muitas organizações têm mais de uma pessoa ocupando a função. É o caso do exemplo abaixo:

 

O diretor da Central Única dos Trabalhadores do Distrito Federal Francisco Saraiva disse que o patrocínio de campanhas eleitorais por empresários permite que eles tenham seus interesses atendidos pelo Legislativo ou pelo Executivo, em detrimento dos trabalhadores.


Conteúdos relacionados

Sem conteúdos relacionados.