Estilo

Verbo: presente e futuro

Em título, use o verbo conjugado no presente, a não ser que a ação se desenvolva em um futuro ou em um passado distantes.

 

Use o verbo no presente em reprodução de opinião do relator em parecer, pois, nesse caso, trata-se de declaração constante em documento, que é perene.

 

Senador pede mudança mais profunda na economia. (título)

 

Medidas anticrise devem ser diretas, aponta debate. (título)

 

 

Na proposta, o senador justifica que a primeira compra já requer comprovação de que a deficiência tem caráter permanente e irreversível.

 

 

O senador alega que a norma atual gera desperdício de recursos com a realização desnecessária de novas inspeções médicas.

 

 

Ao justificar o projeto, o deputado argumenta que a legislação ambiental não tem conseguido promover a prática da conservação.

 

Em legenda, sempre que possível, use o verbo no presente. Quando a foto não for do dia, é importante informar ao leitor.

 

No caso de entrevista concedida pelo relator ou de participação dele em reunião de comissão — quando apresenta o relatório, por exemplo —, as frases citadas pelo relator devem ser transcritas sempre com os verbos no pretérito.


Atenção ao tempo verbal em matérias sobre projetos aprovados.  Para entrar em vigor, a proposta precisa ser sancionada (projeto de lei) ou promulgada (PEC, resolução). Portanto, é incorreto dizer, por exemplo, que “a legislação revogada permitia”, porque ainda permite, ou que “o texto alterado determinava”, porque ainda determina.


Prefira o presente ao futuro do indicativo: em lugar de “viajará amanhã”, use “viaja amanhã”.

 

Cuidado com a construção do futuro composto. Use o verbo "ir" no presente do indicativo acompanhando o verbo principal no indicativo: Fulano vai fazer um discurso. A forma "Fulano irá fazer um discurso" não existe. Use a forma composta (vai fazer) ou a simples (fará).

 

Por subemenda de Jereissati, o autor de requerimento de sessão especial irá fazer(vai fazer ou fará) o discurso de abertura, cabendo aos líderes indicar um orador por bancada.


Conteúdos relacionados

Sem conteúdos relacionados.