Estilo

Porcentagem/ponto percentual

Fique atento para a distinção entre porcentagem e ponto percentual.

Ponto percentual é a diferença, em valores absolutos, entre duas porcentagens.

Uma taxa que passa de 5% para 10% aumenta cinco pontos percentuais (10-5) ou sobe 100% (dobra o valor percentual).

Ao comentar a decisão do Comitê de Política Econômica (Copom) do Banco Central de reduzir a taxa de juros em meio ponto percentual, de 12,5% para 12%, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse que a medida foi consistente e adequada para o Brasil fazer frente à atual crise internacional.


Assim não pode:

A participação restante será distribuída para estados produtores, na proporção de 20%; para municípios produtores, na proporção de 4%; e para municípios afetados por operações de embarque e desembarque, na proporção de um ponto percentual.


No exemplo acima, o correto seria dizer:

A participação restante será distribuída para estados produtores, na proporção de 20%; para municípios produtores, na proporção de 4%; e para municípios afetados por operações de embarque e desembarque, na proporção de 1%.

 

Para se referir a pontos percentuais, escreva os números por extenso até dez.

Outra emenda incluída na Câmara foi o aumento em um ponto percentual do crédito da Cofins recebido pela pessoa jurídica que adquirir tablets fabricados na Zona Franca de Manaus.


Números decimais são representados em algarismos.

Segundo Meirelles, a política monetária tem obtido sucesso na busca da meta de inflação definida para 2004: 5,5%, com tolerância, para mais ou para menos, de 2,5 pontos percentuais. A expectativa para o final deste ano, relatou, é de que a inflação alcance 7,3% — ou 0,7 ponto percentual abaixo do teto definido para 2004, de 8%.


Use meio ponto percentual ou 0,5 ponto percentual, mas prefira a forma em algarismos para títulos, legendas, infográficos ou quando houver outros decimais no texto.

— Antes, quando a taxa era aumentada em 0,25, 0,5 ponto percentual ou mais, a sociedade se pronunciava, o que era registrado por toda a mídia nacional. Hoje, isso não ocorre, é como diz o ditado popular: “morreu um gato”  — declarou.


Conteúdos relacionados

Sem conteúdos relacionados.