Estilo

Por que/por quê/porque/porquê

Use por que:

 

Nas perguntas diretas:

 

Por que não ter uma torre compartilhada com cinco ou mais antenas? Claro que o impacto ambiental será muito menor — observa Braga.

 

Quando puder ser substituído por pelo qual ou variações:

 

O ministro afirmou aos suinocultores que lotaram o Auditório Petrônio Portella, no Senado, que a crise não se deve a descuido do governo em relação ao setor, mas às restrições comerciais impostas pela crise internacional por que passam os países importadores e a eventos climáticos, como estiagens e excesso de chuvas.

 

Mas não foi apenas essa a razãopor que (pela qual) mudanças no sistema político-eleitoral foram sempre discutidas, mas nunca efetivadas, na opinião de Temer.

 

— Concordamos com a necessidade de que essa determinação ganhe status legal e tenha alcance generalizado, razão por que (pela qual) incluímos as bebidas e os produtos dietéticos na norma proposta — explicou o senador Papaléo Paes.

 

Além disso, observa que os prefeitos que não cumprirem a determinação incorrem, pela Lei 8.429, de 1992, em crime de improbidade administrativa, motivo por que (pelo qual)o senador apresentou o projeto.

 

Para ele, Herzog está vivo, pois a causapor que (pela qual) lutou ainda não foi alcançada: a libertação plena do Brasil.

 

Quando equivaler a por qual motivo, por qual razão:

 

Não sabemos por que (por qual razão)o parecer foi rejeitado.

 

No debate, o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) indagou aos especialistas por que(por qual motivo) algumas das contribuições não foram aproveitadas, como a própria redução da maioridade.

 

— Não é difícil entender por que (a razão pela qual) muita gente preferiu se proteger enviando recursos para o exterior — comentou Delcídio.

 

— Se na primeira onda de consumo ele comprou geladeira, fogão, máquina de lavar e seu primeiro carro, não há porque (por que) voltar às lojas para renovar o que adquiriu em tão pouco tempo — afirmou.

 

Use por quê apenas no fim da frase:

 

— Por que tirar do promotor o direito de investigar também?Por quê? Hoje tem o delegado e tem o promotor. Cada um age melhor do que o outro porque um fiscaliza o outro.

 

— O que aconteceu com Minc? Do que terá medo o ministro Minc? Essa é a pergunta. O Araguaia é uma região completamente distinta no Brasil, não suporta garimpo com dragas. Vejo Minc de madrugada defendendo uma série de situações em show de reggae, e ele não pode ir ao Araguaia por quê? — indagou.

 

Use porque nas respostas a perguntas e para dar ideia de causa, justificativa ou finalidade:

 

O Brasil precisa do Código Florestal porqueprecisamos levar legitimidade ao campo, disse o senador.

 

— Não há tempo para examinarmos os vetos, porque temos um ano de eleição e, em seguida, vamos examinar o Orçamento e a matéria fica vencida. A essa altura, não temos muita coisa a fazer — explicou.

 

Porquê é substantivo e tem o mesmo sentido de o motivo, a causa, a razão. Como é substantivo, flexiona no plural: os porquês, dois porquês:

 

Para a senadora, é preciso analisar o porquê do crescimento tão pequeno do PIB.

 

A partir daí, lembra a diretora, qualquer cidadão poderá pedir informação a órgão público, sem necessidade de justificar o porquê do pedido, e a administração não poderá obstar o acesso.

 

— Estou indagando os porquês a respeito dessa operação, a que título o Exército está lá, com que autoridade e com autorização de quem. O fato é intolerável. A atuação dos oficiais do Exército, envolvidos de maneira íntima com grupos criminosos e, ainda, tomando partido de um deles, é algo sério que exige resposta — disse.

 

— Temos quatro meses de campanha no Brasil, não temos porquê sacrificar o primeiro semestre — afirmou.

 

— Temos quatro meses de campanha no Brasil, não temos por que sacrificar o primeiro semestre — afirmou.


 

 


Conteúdos relacionados

Sem conteúdos relacionados.