Estilo

Nome próprio

1. Respeite o nome próprio e tenha cuidado com a informação. Sempre pesquise o nome e o sobrenome para grafá-los da forma correta.

 

    • Dicas para pesquisar nomes:

 

Em caso de dúvida sobre a grafia correta, adote a forma usada pelo órgão a que a pessoa está vinculada. Para nomes de pesquisadores, uma boa fonte de consulta é o site da Plataforma Lattes.

 

O nome correto dos senadores e a forma a ser utilizada em segunda citação estão em Como citar os senadores.

 

Para conferir nomes de deputados federais, consulte http://bit.ly/conhecaDeputados.

 

2. Adote a grafia pela qual a pessoa é publicamente conhecida, independentemente de ela estar viva ou morta: Ruy Barbosa, José Sarney, Ayrton Senna, Ulysses Guimarães.

 

3. Na primeira referência, use nome e sobrenome. A partir da segunda citação, pode-se adotar a forma pela qual a pessoa é mais conhecida.

 

O Congresso Nacional deu posse neste domingo (1º) a Luiz Inácio Lula da Silva, 39º presidente do Brasil e primeiro governante do Executivo federal a conquistar três vitórias em eleições diretas. Na mesma solenidade, realizada no Plenário da Câmara dos Deputados, tomou posse o vice-presidente Geraldo Alckmin.

Eleito em segundo turno com 60,3 milhões de votos, Lula assumiu seu terceiro mandato afirmando em discurso o compromisso de resgatar os milhões de brasileiros que vivem na pobreza.


A outra é que as esposas de Lula e Alckmin, Rosângela da Silva e Maria Lúcia Alckmin, respectivamente, devem subir a rampa na frente dos maridos, e não atrás, como de costume. Também está sendo esperada a participação da cachorrinha Resistência, adotada por Lula e Janja, como é conhecida a futura primeira-dama.

A avaliação foi feita pelo presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, em prestação de contas a deputados e senadores sobre as políticas monetária, creditícia e cambial.

Segundo Tombini, contribui para esse resultado um conjunto de estímulos introduzidos na economia brasileira desde agosto de 2011.

 

4. Em título, chamada, manchete, legenda, pode-se usar apenas a forma (sobrenome ou prenome) pela qual a pessoa é mais conhecida.

 

Dilma anuncia redução de tarifas de energia e assina MP sobre concessões

Para Simon, conivência do Estado permitiu crescimento de Cachoeira

 

5. Não se abreviam nomes próprios. No caso de pessoas públicas, use a forma já consagrada. Para personagens de reportagens, pode-se eliminar alguns sobrenomes.

 

6. As partículas da, de, di, van, von são escritas com inicial minúscula quando estiverem no meio do nome. Quando iniciarem o nome, porém, escreva-as com letra maiúscula. Por exemplo: Leonardo da Vinci, Vicent van Gogh, Da Vinci, Van Gogh.

 

7. Em textos jornalísticos e institucionais, evite o uso de artigo definido antes de nomes de pessoas, pois pressupõe intimidade. Também não use artigo antes de nome de personagens históricos e de santos.


O senador homenageou o Zumbi dos Palmares.
O senador homenageou Zumbi dos Palmares.

 

 


Conteúdos relacionados

Sem conteúdos relacionados.