Estilo

Micro/micros

 

O prefixo micro é invariável e pede hífen apenas quando vem seguido de o ou h.

 

Antes, a regulamentação era feita com base na tecnologia de distribuição (por cabo, via satélite, micro-ondas).

 

O líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), apresentou ontem voto de aplauso pelo aniversário de 55 anos de criação do município de Pauini, localizado na microrregião de Boca do Acre, no sul do estado do Amazonas.

 

No entendimento de João Pedro, o que liga o governo ao cidadão mais simples é a macroeconomia e a microeconomia.

 

Prefixos também podem assumir o papel de substantivo. Nesses casos, passam a seguir as regras de flexão e acentuação das palavras variáveis. Em português, os dicionários registram “o micro” como redução de microcomputador. No jornalismo, é comum, mesmo que não dicionarizado ainda, a redução “a micro” para microempresa. Essas reduções flexionam em número quando são usadas sozinhas no lugar do substantivo.

 

Assim, temos: os micros (microcomputadores), as micros (microempresas), as mínis (minissaias).

Empregadores temem que micros tenham prejuízo

 

É comum, no entanto, o erro “as micros e pequenas empresas”. Nesse contexto, micro é um prefixo (não um adjetivo) e, portanto, não deve flexionar. O correto, então, é usar “as micro e pequenas empresas”.

 

Armando Monteiro (PTB-PE) saudou o governo de Pernambuco pela adoção de medidas de estímulo à economia, em especial às micro e pequenas empresas.

 

Micro e pequenas empresas poderão conseguir recuperação judicial sem necessidade de quitação de tributos,

 

— Entendemos que, diante da escassez de crédito, a medida é meritória, especialmente para micros e pequenas empresas, assim como para os MEIs.

 


Conteúdos relacionados

Sem conteúdos relacionados.