Estilo

Descriminar/discriminar

Cuidado para não confundir os verbos descriminar e discriminar. A grafia e a pronúncia são parecidas, mas os significados são bem diferentes.

 

Discriminar é o ato de diferenciar, distinguir, separar. Pode ser empregado em sentido negativo, com a conotação de preconceito, como no exemplo a seguir:

 

— Queremos combater todo tipo de violência: contra negro, contra indígena, contra branco. Toda discriminação, seja ela religiosa, seja pela orientação sexual, seja por idade, seja por deficiência. E esse é o caminho, o caminho de combater os preconceitos é o caminho da paz — disse o senador.

 

— Não considerar como deficiente é discriminar, do ponto de vista da exclusão — argumentou Carvalho, que tem visão monocular.

 

O verbo discriminar também pode ter o sentido de separar, especificar, como a seguir:

 

O parecer final atualizou o Anexo 5 da proposta para discriminar cada projeto de lei em tramitação no Congresso que beneficiará os servidores.

 

Já o verbo descriminar significa deixar de ser crime, inocentar. Com esse sentido, também se pode usar a forma descriminalizar (des + criminalizar), mais comum no meio jurídico.

 

O senador perguntou, ainda, se Thomaz Bastos era favorável ou não à descriminação das drogas.


Descriminalização do uso de drogas e ampliação do aborto legal preocupam Gurgacz

 


Conteúdos relacionados

Sem conteúdos relacionados.