Estilo

Chavão

Algumas expressões ou frases, de tão utilizadas e repetidas, se desgastam. Viram chavões, fórmulas prontas que empobrecem o texto e jogam contra a originalidade.

Principais exemplos: abertura de contagem, abrir com chave de ouro, a cada dia que passa, astro-rei (Sol), a toque de caixa, antes de mais nada, atingir em cheio, chegar a um denominador comum, chover no molhado, colocar um ponto-final, com direito a, como se sabe, como todos sabem, comprar briga, de mão beijada, divisor de águas, erro gritante, efeito dominó, em pé de igualdade, fazer uma colocação, fonte inesgotável, gerar polêmica, inflação galopante, inserido no contexto, leque de opções, lugar ao sol, na ordem do dia, poder de fogo, pôr a casa em ordem, pôr a mão na massa, pôr as cartas na mesa, preencher uma lacuna, propriamente dito, rainha da noite (Lua), reta final, sem meias palavras, sentir na pele, tirar uma conclusão, via de regra, voltar à estaca zero.

Não é por outra razão que o Cidadania volta ao tema na presente edição, a primeira da atual legislatura (...).

 

A criação do Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF) pode voltar a gerar polêmica em 2012.

 

O relatório do COI é um dos pontos de divergência no processo de votação da peça orçamentária de 2012 nesta reta final de trabalhos legislativos.

 

Além disso, continua Rosalba, o adicional valoriza profissionais que não são,via de regra, bem remunerados.

 

Senador acredita que Banco Central faz ajuste correto, mas a intensidade deixa a desejar.

 

Como se sabe, a contravenção é uma infração penal de menor gravidade.

 

Segundo o senador, a cada dia que passasurgem novos fatos, desmentindo declarações e depoimentos dos agentes financeiros envolvidos, inclusive das diretorias da Caixa Econômica e do Banco Central.

 

Ela ressaltou, porém, que a vinda dos haitianos não seja considerada tráfico de pessoas propriamente dito, pois ­paga-se o custo da vinda.


Na linguagem do Congresso, algumas expressões já viraram lugar-comum e devem ser evitadas.

 

Exemplos: a sessão foi polêmica, a pauta está cheia, o Congresso trabalhou muito esta semana, foram discutidos projetos importantes.

 

Dispense também dos textos jornalísticos as expressões que não agregam valor informativo, como: antes de mais nada, ao mesmo tempo, pelo contrário, por sua vez, por outro lado, com direito a, até porque.

Por sua vez, o Legislativo estadual providenciará a aquisição dos equipamentos para transmitir o sinal da Rádio Senado (FM 106,9 MHz), podendo dispor de até duas horas na grade da emissora para inserção de programação institucional destinada a divulgar os trabalhos do legislativo estadual.

 

Por outro lado, o deputado, presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara, argumentou que a Rio+20 revelou um lado “não-oficial” com os eventos paralelos à conferência.

 

Não use o verbo concluir depois de declarações textuais em reportagens, a não ser que o personagem esteja realmente concluindo um pensamento. Prefira verbos declaratórios considerados neutros, como dizer, afirmar.

 

— Não tenho dúvidas de que, muito em breve, a China vai se tornar a maior economia mundial — concluiu.

 


Conteúdos relacionados

Sem conteúdos relacionados.