Estilo

Atender

A regência do verbo atender não é unanimidade entre os gramáticos. Alguns defendem o uso da preposição como sendo facultativo tanto para os casos em que o complemento é pessoa quanto para os casos em que o complemento é coisa. Outros sustentam que o verbo é transitivo direto quando o objeto for pessoa e indireto quando o objeto for coisa.

 

Na Secom, recomendamos o segundo caso: o verbo será transitivo direto (atender alguém) quando o objeto for pessoa e será transitivo indireto (atender a) quando o objeto for coisa. Confira os exemplos abaixo:

 

Parlamentares lembram que há a necessidade de um plano por parte do governo federal para atender essas pessoas, como ocorreu na Operação Acolhida, que recebeu migrantes venezuelanos.

 

A técnica visa atender surdos, surdo-cegos e pessoas com deficiência auditiva sinalizantes.

 

“As profissões tecnológicas são uma tendência no país, pois demandam formação mais rápida e direcionada para atender mais rapidamente à demanda do mercado”, acrescenta o senador.

 

O Senado vai analisar a medida provisória que prorroga contratos temporários de pessoal para atender às necessidades do Ministério da Agricultura e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

 

 


Conteúdos relacionados

Sem conteúdos relacionados.