Estilo

Assinatura de texto

Há regras específicas para a assinatura de textos em cada área da Secom.

Para a Agência:

As matérias são, por padrão, assinadas no formato Da Agência Senado.
Matérias especiais são assinadas Fulano de Tal/Agência Senado.

Para a Rádio:

A assinatura deve estar na cabeça da matéria, pois é o locutor quem chama o repórter.
O repórter, no entanto, deve gravaruma assinatura padrão que fica apenas na matéria disponibilizada pela Rádio Agência na internet: Da Rádio Senado, Fulano de Tal.

Para a TV:
Em televisão, a assinatura pode aparecer de diversas formas: de créditos sobre a imagem do repórter em passagens a citação no rol final de programas. Para saber o padrão recomendado em cada caso, consulte o Manual de Identidade Visual da TV Senado.

Para a Assessoria de Imprensa:

As notas e avisos de pauta são assinados da seguinte forma:
Assessoria de Imprensa
Senado Federal

Para a Relações Públicas:

Os trabalhos da área de RP devem conter a assinatura padrão Relações Públicas/Senado Federal.
Publicações e projetos especiais podem ser assinados pelo diretor, pelo coordenador técnico e pela equipe de apoio direto, sempre precedidos pela assinatura padrão da área.

Para textos de autoria de terceiros publicados integral ou parcialmente pelos veículos e áreas da Secom em meio digital ou impresso:
Nesses casos, a autoria do texto deve ser informada ao final do texto, em um novo parágrafo, com inicial maiúscula, em itálico e sem ponto-final. 

 

Entretanto, a medida, segundo ele, contribuirá para que os representantes dos Poderes e do MPU continuem buscando regra ou critério adequado até o envio da proposta de lei ­orçamentária.

 

Com informações da Agência Câmara


Conteúdos relacionados