Estilo

Aspas

As aspas devem ser usadas com cautela para valorizar a informação.
Use aspas em:

Reprodução literal de trechos de frases, palavras ou expressões.

 

O alerta foi feito ontem pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, durante debate na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Ele garantiu que o governo trabalha para manter o país imune à “inflação internacional de commodities”.


Relator, Eduardo Braga corrige “sangria causada na classe médica”.


Mas atenção: o emprego das aspas em palavras isoladas pode deixar o texto ambíguo. Mal empregadas, as aspas podem conferir sentido pejorativo ou irônico e levar o leitor a crer que a expressão deve ser entendida no sentido oposto.

Ao apoiar a proposta, Pedro Simon (PMDB-RS) lembrou que a região de fronteira do Rio Grande do Sul já foi “uma das mais prósperas do país” e atualmente enfrenta grandes dificuldades.


Uma sugestão é usar o discurso indireto:

Ao apoiar a proposta, Pedro Simon (PMDB-RS) disse que a região de fronteira do Rio Grande do Sul já foi uma das mais prósperas do país e atualmente enfrenta grandes dificuldades.


Reprodução de trechos de documentos, como justificativa de projetos:

Na justificativa do projeto, o autor diz que "a ação civil pública é um importante mecanismo para a defesa de interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos".


Reprodução de trechos de músicas, contos, poemas.

O rap interpretado por Suplicy tem versos como "Um homem na estrada recomeça sua vida/Sua finalidade: a sua liberdade/Que foi perdida, subtraída/e quer provar a si mesmo que realmente mudou, que se recuperou/ e quer viver em paz, não olhar para trás, dizer ao crime: nunca mais!/pois sua infância não foi um mar de rosas, não. Na Febem, lembranças dolorosas/me digam quem é feliz, quem não se desespera, vendo nascer seu filho no berço da miséria."


Palavras usadas em contexto diferente do habitual, expressões populares e regionalismos.

 

O senador Delcídio do Amaral (PT-MS) comentou a decisão do governo federal de aprovar “fatiadamente” uma série de medidas relativas ao pacto federativo.

 

O líder do governo, Eduardo Braga (PMDB-AM), explicou ontem que os demais projetos só poderão ser votados se houver uma “janela” na próxima semana.

 

“Papagaios” atrelados ao dólar.


Gíria. Só use gírias em transcrição de falas e quando for indispensável. Nesse caso, use-as entre aspas.

 

Tema, lema e slogan. Use entre aspas, sem itálico, com apenas a primeira inicial em maiúscula.

Paulo Davim (PV-RN) comemorou a escolha do tema da Campanha da Fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), “Fraternidade e a vida no planeta", por tratar do meio ambiente, principal bandeira de seu partido.

 

Nomes de capítulos de livros, poema, crônicas, título de artigos e reportagens, títulos de palestras e apresentações. Use entre aspas e com apenas a primeira inicial maiúscula. Não use itálico.

 

Um dos capítulos do estudo — “Como bebem os adolescentes brasileiros” — concluiu que 24% dos adolescentes bebem pelo menos uma vez por mês, sendo que 10%, em quantidades consideradas “arriscadas”..

A comissão de reforma do Código Penal promove audiência pública, no Tribunal Superior do Trabalho, para debater o capítulo “Dos crimes contra a administração pública”.

 

Quarta-feira, Eduardo Suplicy (PT-SP) leu comunicado do Ministério da Saúde no qual o órgão se defende de denúncias citadas na reportagem “Cruel teorema da saúde”, da revista Veja.


Pontuação: se a citação estiver inteira entre aspas, o ponto fica dentro delas. Caso contrário, o ponto vai depois das aspas.

“A sociedade, o povo e a nação esperam que o Congresso legisle para proteger o meio ambiente, para proteger a agricultura, para proteger a natureza e para proteger as pessoas.” Foi dessa forma que o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) justificou sua proposta de reformulação da legislação florestal.

 

Braga assinalou que o Brasil assumiu papel de liderança mundial na área ambiental, “graças ao maior e mais eficiente programa de sustentabilidade que foi a Zona Franca de Manaus”.


Aspas simples: use as aspas simples para marcar trechos que já estejam entre aspasou para substituir as aspas duplas em títulos de notícias on-line.

'País vive momento propício para reforma política', diz Renan

 

 

Não use aspas em:

 

  • expressões que seguem a forma “o chamado XXX”:

 

Os senadores da Comissão Especial de Reforma Política aprovaram por 9 votos a 7, no início da noite de ontem, a adoção do sistema  de lista fechada nas eleições proporcionais e rejeitaram o chamado “distritão”.

 

A existência de atividades que atraem pássaros nas imediações dos aeroportos, como lixões, curtumes e frigoríficos, é motivo de aumento do chamado risco aviário.

 


Evite aspas em excesso para reproduzir declarações de personagens. O uso desnecessário delas quebra a fluidez do texto e incomoda a leitura.

Ele afirma que, “em princípio”, existe acordo, mas a oposição nega.

 

Ele pediu “pelo menos 60 dias” para que a análise seja madura e profunda.

 

Ângela Portela (PT-RR) disse que seu estado se encontra em “situação crítica”, agravada a cada dia, com problemas em várias áreas, como a saúde.

 

Por sugestão de Vital do Rêgo, comissão vai realizar audiência, a ser agendada, sobre “ocupação ilegal e venda indiscriminada de terras” para mineradoras e multinacionais.

 

Os mesmos textos, sem as aspas, não parecem transmitir imprecisão prejudicial à compreensão, nem sugerir que os termos e expressões são do redator, e não do personagem.

 

Ele afirma que, em princípio, existe acordo, mas a oposição nega.

 

Ele pediu pelo menos 60 dias para que a análise seja madura e profunda.

 

Ângela Portela (PT-RR) disse que seu estado se encontra em situação crítica, agravada a cada dia, com problemas em várias áreas, como a saúde.

 

Por sugestão de Vital do Rêgo, comissão vai realizar audiência, a ser agendada, sobre ocupação ilegal e venda indiscriminada de terras para mineradoras e multinacionais.


Conteúdos relacionados

Sem conteúdos relacionados.