Estilo

À distância/à distância de

O uso do acento grave na expressão adverbial formada com substantivo feminino “à distância” é facultativo. Há gramáticos que defendem o uso do acento apenas quando a distância é determinada (casos da expressão “à distância de”). Porém, modernamente, mesmo sem ocorrer a crase (a união da preposição a com o artigo a), o acento grave é usado por motivos de clareza, como em outras expressões femininas: à força, à medida, à míngua, à mão, à noite, à tarde.

 

Gramaticalmente, então, está correto usar a distância ou à distância. Em casos em que há ambiguidade, porém, o uso do acento grave é obrigatório por questões de clareza.

 

A Secom recomenda o uso da forma à distância (craseado) em todos os casos.

 

As inscrições podem ser feitas na página da plataforma de ensino à distância Saberes.

O projeto de lei autoriza ainda a realização de provas à distância, de forma on-line ou por plataforma eletrônica com acesso individual seguro.

A Comissão de Assuntos Sociais pode votar nesta terça-feira (13/06) a regulamentação da telemedicina (PL 4.223/2021) para permitir o atendimento médico à distância.

A Lei 14.311, de 2022, prevê adaptação de atividades para o trabalho à distância para gestantes que ainda não tomaram todas as doses da vacina contra a covid-19.

 

Como dito acima, nos casos em que a distância é determinada (expressão à distância de), a crase ocorre e, assim, o acento é obrigatório:

As medidas apresentadas no projeto de lei têm como base as recomendações de segurança emitidas pela Sobrasa:
– Na piscina, manter a criança à distância de um braço, mesmo na presença de um guarda-vidas.


Conteúdos relacionados