Uma frase que gosta: “Deus é o que me cinge de força e aperfeiçoa o meu caminho. Faz os meus pés como os das cervas, e põe-me nas minhas alturas” - Salmos 18:32,33

Com 17 anos, o jovem senador da Bahia quer estudar Direito e espera no futuro atuar de modo a melhorar a qualidade de vida de sua comunidade. Na cidade de Simões Filho, procura ajudar nas ações comunitárias e para o Natal de 2015 já está organizando uma campanha - Natal F eliz - para arrecadar alimentos, brinquedos e roupas para a população mais carente e dos Distritos Quilombolas. “Meu sonho é ser um cidadão com participação política atuante, de forma que possa promover a todos o amplo acesso a setores como saúde, educação e segurança”. Matheus já recebeu convite para participar de cooperativas agrícolas juvenis, mas como mora longe, não pode continuar o trabalho.

O Jovem Senador baiano pensa em atuar na Política. “É um sonho que tenho desde criança, meus parentes relatam que quando criança eu fazia questão de assistir às propagandas políticas eleitorais e decorava os jingles dos candidatos. O desejo de trazer ao cotidiano baiano melhores condições de vida é o que me impulsionou a exercer a vida política, gerando na sociedade condições igualitárias de tratamento desde os cidadãos da área rural até os moradores das grandes cidades”.

Para Matheus é preciso que os jovens estejam mais engajados nos movimentos sociais. “Na minha concepção os jovens são o combustível da nossa sociedade, somos nós que impulsionamos o nosso país a andar, tudo isso devido a nossa garra, foco e força em prol das lutas sociais. Devido a essa enorme representatividade social cabe a nós jovens estarmos inseridos em grêmios estudantis, colegiados escolares, conselhos municipais e estaduais de juventude, pois é a partir dessas entidades de representação que decisões importantes são deliberadas e leis que nos beneficiam são elaboradas. Por isso cabe ao jovem estar inserido em movimentos políticos, desde a escola até as entidades sociais, pois seremos nós que daremos prosseguimento ao lema ordem e progresso” .

Como figura pública de destaque, Matheus indica Nelson Mandela. “Afinal, Nelson desde muito jovem iniciou a vida política através das lutas por condições igualitárias de tratamento, foi vítimas de perseguições, foi submetido a duras sentenças e a punições, mas nunca desistiu de lutar pelo fim do ‘apartheid’ em favor do seu povo”.

Como hobby, o jovem baiano gosta de ler ou descansar na cidade que ama e admira a gestão – Conceição do Coité, no interior da Bahia, a 200 km de Salvador. Geralmente gosta de ler a Bíblia e atualmente seu livro favorito é “Por uma semente de paz” de José Ganymedes.

Matheus não pratica nenhum esporte, mas faz caminhadas, vai à academia de ginástica e gosta de pedalar pelo bairro onde mora. Gosta de músicas evangélicas e de músicas brasileira que retratem a cultura nordestina e a força do povo daquela região.

Com uma família pequena, mas muito unida, Matheus mora junto com os pais e o irmão. Diz sempre que é fruto de uma união de luta e determinação, pois os pais passaram muitas dificuldades quando tiveram que migrar da zona rural para morar na capital do Estado, superando problemas financeiros e de saúde.

Falando do Jovem Senador...

“Quando li o anúncio do jovem senador na minha escola, enxerguei a oportunidade ideal de relatar as minhas habilidades e competências em favor do meu estado. As dificuldades foram muitas, mas os meus colegas de turma (4teirão) sempre me incentivaram, acreditando em meu potencial”.

Com o apoio de sua professora orientadora, Áurea Santos, o Jovem Senador da Bahia acreditou em sua capacidade e conquistou a vaga do seu estado. “Fiquei descontroladamente feliz, estava no trabalho quando soube. Imediatamente saí anunciando nos grupos do whatsapp, ligando para família, amigos, ex-colegas de trabalho. Até hoje a ficha ainda não caiu, todos esses momentos na minha vida se resumem a duas palavras: gratidão e alegria. Gratidão a Deus pelos seus grandes feitos e alegria de vivenciar essa rica oportunidade”. A família de Matheus é só orgulho e os parentes do interior se encarregaram de recebê-lo com festa e muita alegria.

Para Brasília, o Jovem Senador da Bahia só espera o melhor. “A minha expectativa em participar deste projeto é de conhecer o funcionamento do Senado Federal e outros órgãos que tem a função de conduzir o progresso do nosso país e sobretudo ajudar na construção de projetos de lei, almejando a aprovação de algum deles se possível”.

Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon
Endereço:

Av. Luiz Viana Filho, 550 - 5ª Avenida - Bairro Funcional
Centro Administrativo da Bahia - CAB
Salvador - BA
CEP 41.745-004

Telefone:
(71) 311590073
Diretor:
Aline LisboaSilva França
Professor orientador:
Áurea de Almeida Santos