Maria Beraldo - Santa Catarina — Rádio Senado
Som Brasilis

Maria Beraldo - Santa Catarina

Nascida em 1988, em Florianópolis, Maria Beraldo é filha de pais músicos e durante a infância estudou canto e diversos instrumentos na escola de música da sua mãe, na capital catarinense. Aos 17 anos, foi estudar na Universidade de Campinas, onde fez graduação e mestrado em música, além de participar dos grupos Cumieira e Bolerinho.
Em 2013, depois de concluir o mestrado, Maria Beraldo se mudou para São Paulo, para tocar clarinete com Arrigo Barnabé, seu ex-professor na Unicamp. Na capital paulista, a artista acompanhou nomes como Iara Rennó, Romulo Fróes, Dante Ozzetti e Liniker, até que resolveu partir para a carreira solo em 2017, lançando no ano seguinte o disco de estreia, Cavala, com nove composições próprias e uma versão experimental para Eu Te Amo, de Tom Jobim e Chico Buarque.
Lésbica assumida, Maria Beraldo trata do universo LGBTQIA+ na maioria de suas letras, aliando o discurso engajado a uma sonoridade com elementos do pop e do eletrônico. Além da carreira solo, a artista toca clarinete no quarteto instrumental e experimental Quartabê, com o qual já fez excursões na América do Sul, Europa e até no Japão. Nos últimos anos, Maria tem dirigido musicais para o teatro e feito trilhas sonoras para o cinema.

04/06/2024, 16h48 - ATUALIZADO EM 04/06/2024, 17h08
Duração de áudio: 05:00
pvproductions/freepik.com

Seleção Musical:

1. Tenso - Maria Beraldo (Maria Beraldo)

2. Eu Te Amo - Maria Beraldo (Tom Jobim e Chico Buarque)

3. Da Menor Importância - Maria Beraldo (Maria Beraldo)

Transcrição
Música: Tenso - Maria Beraldo (Maria Beraldo) OLÁ! O SOM BRASILIS DE HOJE APRESENTA O TALENTO DA CANTORA, COMPOSITORA E MULTI-INSTRUMENTISTA CATARINENSE MARIA BERALDO. NASCIDA EM 1988 EM FLORIANÓPOLIS, MARIA BERALDO É FILHA DE PAIS MÚSICOS E DURANTE A INFÂNCIA ESTUDOU CANTO E DIVERSOS INSTRUMENTOS NA ESCOLA DE MÚSICA DA SUA MÃE, NA CAPITAL CATARINENSE. AOS 17 ANOS, FOI ESTUDAR NA UNIVERSIDADE DE CAMPINAS, ONDE FEZ GRADUAÇÃO E MESTRADO EM MÚSICA, ALÉM DE PARTICIPAR DOS GRUPOS CUMIEIRA E BOLERINHO. EM 2013, DEPOIS DE CONCLUIR O MESTRADO, MARIA BERALDO SE MUDOU PARA SÃO PAULO, PARA TOCAR CLARINETE COM ARRIGO BARNABÉ, SEU EX-PROFESSOR NA UNICAMP. NA CAPITAL PAULISTA, A ARTISTA ACOMPANHOU NOMES COMO IARA RENNÓ, ROMULO FRÓES, DANTE OZZETTI E LINIKER, ATÉ QUE RESOLVEU PARTIR PARA A CARREIRA SOLO EM 2017, LANÇANDO NO ANO SEGUINTE O DISCO DE ESTREIA, CAVALA, COM NOVE COMPOSIÇÕES PRÓPRIAS E UMA VERSÃO EXPERIMENTAL PARA EU TE AMO, DE TOM JOBIM E CHICO BUARQUE.    Música: Eu Te Amo - Maria Beraldo (Tom Jobim e Chico Buarque) LÉSBICA ASSUMIDA, MARIA BERALDO TRATA DO UNIVERSO LGBTQIA+ NA MAIORIA DE SUAS LETRAS, ALIANDO O DISCURSO ENGAJADO A UMA SONORIDADE COM ELEMENTOS DO POP E DO ELETRÔNICO. ALÉM DA CARREIRA SOLO, A ARTISTA TAMBÉM TOCA CLARINETE NO QUARTETO INSTRUMENTAL E EXPERIMENTAL QUARTABÊ, COM O QUAL JÁ FEZ EXCURSÔES NA AMÉRICA DO SUL, EUROPA E ATÉ NO JAPÃO. NOS ÚLTIMOS ANOS, MARIA TEM TAMBÉM DIRIGIDO MUSICAIS PARA O TEATRO E FEITO TRILHAS SONORAS PARA O CINEMA. E AGORA, PARA FECHAR ESTE SOM BRASILIS, QUE TEVE LOCUÇÃO DE MARLUCI RIBEIRO, PRODUÇÃO DE CARLOS ANDRADE E TRABALHOS TÉCNICOS DE EDUARDO BRITO, VAMOS OUVIR A MÚSICA DA MENOR IMPORTÂNCIA, FAIXA DO ÁLBUM CAVALA, DE 2018, QUE MARCA A ESTREIA FONOGRÁFICA DA CANTORA, COMPOSITORA E MULTI-INSTRUMENTISTA CATARINENSE MARIA BERALDO. Música: Da Menor Importância - Maria Beraldo (Maria Beraldo)

Ao vivo
00:0000:00