Chinaína - Pernambuco
Nascido em 1979 na cidade de Olinda, o cantor, compositor e apresentador de TV China, também conhecido como Chinaína, começou a carreira musical aos 17 anos, como vocalista da banda Sheik Tosado. Depois de se apresentar na edição de 1998 do festival Abril Pro Rock, o grupo foi contratado por uma grande gravadora e lançou, no ano seguinte, o disco de estreia, Som de Caráter Urbano e de Salão, que trazia uma mistura inusitada de frevo com rock pesado.
Em 2001, o Sheik Tosado acabou e China partiu para a carreira solo, lançando em 2004 o EP Um Só, composto por cinco composições próprias e uma versão para Samba e Amor, de Chico Buarque. Três anos depois, o cantor e compositor pernambucano deu à luz o segundo trabalho solo, Simulacro, que arrancou elogios do público e da crítica musical com sua fusão de MPB, rock e psicodelismo.
Contando atualmente com cinco álbuns e dois EPs solo na bagagem, China tem também composições incluídas em trabalhos de artistas como Dado Villa-Lobos, Jota Quest, A Banda Mais Bonita da Cidade e Leandro Lehart. Além disso, o músico, que já foi VJ da MTV e hoje é apresentador dos canais de TV Futura e Multishow, integra desde 2004 o grupo Del Rey, dedicado à obra de Roberto Carlos.
Programa originalmente veiculado em 10 março 2023.