As internas de Santa Maria: meninas em conflito com a lei — Rádio Senado
Séries Especiais

As internas de Santa Maria: meninas em conflito com a lei

A Rádio Senado conta a história de adolescentes internadas na Unidade de Menores Infratores da cidade de Santa Maria, no Distrito Federal.

A sociedade está bastante acostumada em ouvir histórias ou reportagens de crianças e adolescentes do sexo masculino internados em unidades de recuperação de menores. São poucas as informações sobre as meninas. Essa situação é decorrente do fato de elas serem a minoria nesses sistemas. Conhecer um pouco da realidade das menores internadas é a razão de ser da reportagem especial “As internas de Santa Maria: meninas em conflito com a lei”.

A repórter Laísa Lopes foi à Unidade de Internação de Santa Maria, que fica no Distrito Federal. Lá, com autorização judicial e com o compromisso de não revelar os nomes ou as imagens das internas foram feitas as entrevistas. Também foram ouvidas autoridades, representantes de organizações não-governamentais e uma ex-interna.

Ao contrário do imaginário de que as unidades de internação de menores estão todas em péssimas condições, a de Santa Maria oferece instalações dignas, limpas e em ordem. Além disso, há a oferta de uma série de cursos e oficinas de profissionalização.

A série “As internas de Santa Maria: meninas em conflito com a lei” faz parte do esforço da Rádio Senado de incentivar os estagiários a produzirem reportagens especiais, como parte do processo de formação na profissão de jornalismo. A pauta, as entrevistas e a redação foram de responsabilidade da estagiária Laísa Lopes, que contou com o apoio e a orientação de jornalistas da emissora.

* série originalmente veiculada de 26 a 30 de junho de 2018.

01/02/2019, 07h30 - ATUALIZADO EM 01/02/2019, 08h10
Duração de áudio: 23:25
23:25As internas de Santa Maria: meninas em conflito com a lei
1ª parte
04:35
2ª parte
04:36
3ª parte
04:41
4ª parte
04:42
5ª parte
04:51
Ao vivo
00:0000:00