Ouça os destaques desta sexta-feira
Transcrição
EU SOU ROSÂNGELA TEJO E VOCÊ OUVE AGORA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO SENADO FEDERAL DESTA SEXTA-FEIRA
O SENADO APROVOU E SEGUIU PARA A CÂMARA, A PROPOSTA QUE INCLUI NO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA MULHERES E SEUS DEPENDENTES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA. PELO TEXTO, TERÃO PRIORIDADE AOS RECURSOS AS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA COM MEDIDAS PROTETIVAS DE URGÊNCIA. A AUTORA, ZENAIDE MAIA, DO PSD DO RIO GRANDE DO NORTE, DIZ QUE ESSAS MULHERES RELATAM QUE SEM O SUPORTE ECONÔMICO NÃO CONSEGUEM SAIR DE CASA E DENUNCIAR O AGRESSOR POR MEDO DE FICAREM DESAMPARADAS.
Se ela não tiver o apoio econômico, ela vai voltar, porque ela me dizia, doutora Zenaide, eu tenho que voltar porque eu não tenho, eu e meus filhos não temos o que comer amanhã.
FOI SANCIONADO O ATENDIMENTO PSICOSSOCIAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES QUE TIVEREM PAIS OU RESPONSÁVEIS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA OU PRESOS. ATUALMENTE, ESSE DIREITO É PRESTADO APENAS A MENORES VÍTIMAS DE NEGLIGÊNCIA, MAUS-TRATOS, EXPLORAÇÃO, ABUSO, CRUELDADE E OPRESSÃO. O RELATOR, SENADOR PAULO PAIM, DO PT DO RIO GRANDE DO SUL, DEFENDEU O ACOMPANHAMENTO PSICÓLOGICO PARA ESSAS PESSOAS.
É fundamental o encaminhamento de crianças e adolescentes cujo os pais ou responsáveis foram vítimas de violência grave para serviços de atenção psicossocial a fim de abordar o problema antes mesmo que ele se torne mais grave e, potencialmente, irreversível.
OUTRAS NOTÍCIAS SOBRE O SENADO ESTÃO DISPONÍVEIS EM: SENADO.LEG.BR/RADIO