Ouça os destaques desta quarta-feira
Transcrição
EU SOU REGINA PINHEIRO E VOCÊ OUVE AGORA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO SENADO FEDERAL DESTA QUARTA-FEIRA
O SENADO APROVOU UM PROJETO QUE PREVÊ ASSISTÊNCIA NO SUS A PESSOAS COM PARALISIA MOTORA. O TEXTO DETERMINA QUE PACIENTES COM PARALISIA MOTORA CAUSADA POR DOENÇA NEUROMUSCULAR RECEBAM DO SUS MEDICAMENTOS E EQUIPAMENTOS ESSENCIAIS A SUA SOBREVIVÊNCIA. O RELATOR NA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS, NELSINHO TRAD, DO PSD DE MATO GROSSO DO SUL, CITOU COMO EXEMPLO DE DOENÇA NEUROMUSCULAR A ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA, CONHECIDA COMO ELA.
"Com essa doença, o diafragma também é afetado, ele para de fazer as contrações para o indivíduo respirar. Nada mais sensível e justo do que a gente poder, nesses poucos casos, ainda bem que existem no Brasil, dar uma assistência completa ao paciente que precisa."
O SENADOR MARCELO CASTRO, DO MDB DO PIAUÍ, APRESENTOU O RELATÓRIO DO NOVO CÓDIGO ELEITORAL, QUE VAI REUNIR SETE LEGISLAÇÕES SOBRE O TEMA E RESOLUÇÕES DO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL. ENTRE OS PONTOS, ESTÃO O PRAZO DE OITO ANOS DE INELEGIBILIDADE A PARTIR DO DIA PRIMEIRO DE JANEIRO DO ANO SUBSEQUENTE AO PLEITO. MARCELO CASTRO RESSALTOU O PEDIDO DE DEMISSÃO QUATRO ANOS ANTES DAS ELEIÇÕES PARA CANDIDATOS QUE OCUPEM CARGOS DE: JUÍZES, PROMOTORES, PROCURADORES, POLICIAIS FEDERAIS, RODOVIÁRIOS FEDERAIS, CIVIS, MILITARES, GUARDAS MUNICIPAIS E INTEGRANTES DAS FORÇAS ARMADAS.
São incompatíveis com a atividade política. Se a pessoa pertence a uma dessas carreiras e quer ser político, se afasta.
OUTRAS NOTÍCIAS SOBRE O SENADO ESTÃO DISPONÍVEIS EM: SENADO.LEG.BR/RADIO