Ouça os destaques desta quinta-feira
Começa em Dubai a COP 28; Senado debate projeto que amplia Lei Maria da Penha para idosos e pessoas com deficiência.
Transcrição
EU SOU MARLUCI RIBEIRO E VOCÊ OUVE AGORA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO SENADO FEDERAL DESTA QUINTA-FEIRA
A VIGÉSIMA OITAVA CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS COMECOU NESTA QUINTA-FEIRA. PRESIDENTE DA COMISSÃO MISTA PERMANENTE SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS, O SENADOR HUMBERTO COSTA, DO PT DE PERNAMBUCO, ACREDITA QUE O BRASIL VEM FAZENDO A SUA PARTE PARA MINIMIZAR OS EFEITOS DO AQUECIMENTO GLOBAL. REDUÇÃO DOS DESMATAMENTOS E RECUPERAÇÃO DE PASTAGENS SÃO ALGUMAS AÇÕES QUE DARÃO AO PAÍS CONDIÇÕES DE EXIGIR UMA COMPENSAÇÃO FINANCEIRA DE PAÍSES POLUENTES, DISSE ELE.
Ao invés de usar esse dinheiro para bancar guerras e armamentos, o presidente Lula defenderá que esses recursos venham para esse trabalho de preservação do meio ambiente.
A COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DEBATEU O PROJETO QUE ESTENDE AS MEDIDAS PROTETIVAS DA LEI MARIA DA PENHA PARA IDOSOS E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. O TEXTO ORIGINAL APROVADO PELO SENADO EM 2022 BENEFICIAVA APENAS OS IDOSOS. MAS OS DEPUTADOS FEDERAIS AMPLIARAM ESSA PROTEÇÃO ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E INSERIRAM ATRIBUIÇÕES AO MINISTÉRIO PÚBLICO E À DEFENSORIA PÚBLICA. AGORA OS SENADORES VÃO ANALISAR AS MUDANÇAS FEITAS PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS. PARA PAULO PAIM, DO PT DO RIO GRANDE DO SUL, É PRECISO APROVAR A MELHOR PROPOSTA POSSÍVEL.
Todos nós estamos vendo que a violência contra as pessoas idosas no país aumenta, principalmente nas próprias famílias, e também a violência contra as pessoas com deficiência, inclusive no aspecto da discriminação, que eles sofrem muito.
OUTRAS NOTÍCIAS SOBRE O SENADO ESTÃO DISPONÍVEIS EM: SENADO.LEG.BR/RADIO