Ouça os destaques desta quinta-feira
CRE aprova entrada da Bolívia no Mercosul; e Senado cria Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer.
Transcrição
EU SOU REGINA PINHEIRO E VOCÊ OUVE AGORA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO SENADO FEDERAL DESTA QUINTA-FEIRA
O SENADO APROVOU A CRIAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE PREVENÇÃO E CONTROLE DO CÂNCER NO SUS. A INICIATIVA QUER DIMINUIR A INCIDÊNCIA DA DOENÇA, CONTRIBUIR PARA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DOS PACIENTES, REDUZIR A MORTALIDADE E ASSEGURAR ACESSO AO CUIDADO INTEGRAL. O RELATOR, SENADOR DR HIRAN, DO PROGRESSISTAS DE RORAIMA, DESTACOU QUE O CÂNCER É UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA DE RELEVÂNCIA GLOBAL.
O câncer é uma doença multifatorial e é fundamental combatê-la de todas as maneiras possíveis - prevenção, promoção da saúde, rastreamento, diagnóstico e tratamento -, com o intuito de evitar as mortes e assegurar a vida em sua plenitude. Quando isso não é possível, a oferta de suporte para amenizar o sofrimento gerado pela doença é crucial, seja para os pacientes seja para os seus familiares.
A COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES APROVOU O INGRESSO DA BOLÍVIA NO MERCOSUL. O PROJETO SEGUE AGORA PARA VOTAÇÃO NO PLENÁRIO DO SENADO. PARLAMENTARES DA OPOSIÇÃO DECIDIRAM VOTAR FAVORAVELMENTE COM O COMPROMISSO DE O COLEGIADO CRIAR UMA COMISSÃO PARA IR À BOLÍVIA VERIFICAR A SITUAÇÃO DE PRESOS POLÍTICOS. FOI O QUE EXPLICOU O VICE-PRESIDENTE DO COLEGIADO, SENADOR CID GOMES, DO PDT CEARENSE.
“Isso nos dá força para abrirmos um canal de negociação. Nós unanimemente aprovamos o ingresso da Bolívia e a Comissão de Relações Exteriores do Senado fará uma composição para que façamos gestões junto à Bolívia e começando pelo Parlamento nesta temática.”
OUTRAS NOTÍCIAS SOBRE O SENADO ESTÃO DISPONÍVEIS EM: SENADO.LEG.BR/RADIO