Ouça os destaques desta terça-feira
Brasil vai apresentar na COP 28 meta de redução de 53% nas emissões de gases do efeito estufa. Aprovada proposta que isenta Embrapa do pagamento de taxas.
Transcrição
EU SOU ROSÂNGELA TEJO E VOCÊ OUVE AGORA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO SENADO FEDERAL DESTA TERÇA-FEIRA
O BRASIL DEVE APRESENTAR, NA COP 28, A META DE REDUZIR EM 53 POR CENTO SUAS EMISSÕES DE GASES DO EFEITO ESTUFA ATÉ O ANO DE 2030. A PARTICIPAÇÃO DO PAÍS NA CONFERÊNCIA DO CLIMA, QUE ACONTECE NA PRÓXIMA SEMANA, EM DUBAI, FOI TEMA DE DEBATE NUMA SESSÃO NO PLENÁRIO DO SENADO. A SECRETÁRIA NACIONAL DE MUDANÇA DO CLIMA DO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, ANA TONI, RESSALTOU DADOS DO DESMATAMENTO NO BRASIL QUE SERÃO LEVADOS PARA A COP 28.
O Brasil chega na COP 28 de cabeça em pé, mostrando o combate ao desmatamento de uma maneira impressionante nesses últimos dez meses. Duzentos e cinquenta milhões de toneladas de carbono foram evitadas a serem emitidas, o que é ao redor do que uma Argentina como um todo emite.
A EMBRAPA PODERÁ FICAR ISENTA DA COBRANÇA DE TAXAS COBRADAS POR ÓRGÃOS REGULADORES. É O QUE DIZ PROJETO APROVADO NA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS E QUE DEVE SEGUIR DIRETO PARA A CÂMARA DOS DEPUTADOS. A PROPOSTA É DO SENADOR PLÍNIO VALÉRIO, DO PSDB DO AMAZONAS. O SENADOR IZALCI LUCAS, DO PSDB DO DISTRITO FEDERAL, DEFENDEU A PROPOSTA E PEDIU MAIS APOIO À EMBRAPA TAMBÉM NO ORÇAMENTO.
ano passado, 116 milhões de orçamentos da Embrapa, 250 de emendas, então está sobrevivendo em função de emendas. Então, peço para que esse apoio seja manifestado na Comissão Mista do Orçamento.
OUTRAS NOTÍCIAS SOBRE O SENADO ESTÃO DISPONÍVEIS EM: SENADO.LEG.BR/RADIO