Ouça os destaques desta quinta-feira
Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, vai propor a Lula soluções para dívida de Minas Gerais. Senado amplia instrumentos para o combate de desastres naturais.
Transcrição
EU SOU REGINA PINHEIRO E VOCÊ OUVE AGORA AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO SENADO FEDERAL DESTA QUINTA-FEIRA
O PRESIDENTE DO SENADO VAI APRESENTAR AO PRESIDENTE LULA SOLUÇÕES PARA A DÍVIDA BILIONÁRIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS. ENTRE AS PROPOSTAS PARA SOLUCIONAR O ENDIVIDAMENTO ESTÃO O USO DE ATIVOS EMPRESARIAIS E DE CRÉDITOS JUDICIAIS, A EXEMPLO DAS INDENIZAÇÕES POR DESASTRES AMBIENTAIS, E O ABATIMENTO DOS JUROS. RODRIGO PACHECO TAMBÉM DEFENDEU UMA REVISÃO DOS JUROS HOJE COBRADOS PELA UNIÃO.
essa é uma discussão que inevitavelmente o Parlamento tem que ter e se era razoável ou não a incidência de juros nesse patamar ao longo desse período. Uma dívida de R$ 15 se tornar R$ 160 bi é algo realmente que é juros sobre juros, que acaba tornando-a praticamente impagável.
O SENADO APROVOU O PROJETO QUE AMPLIA OS INSTRUMENTOS DE PREVENÇÃO DE DESASTRES E RECUPERAÇÃO DE ÁREAS ATINGIDAS. DURANTE VOTAÇÃO NA CÂMARA, OS DEPUTADOS INCLUÍRAM UM CAPÍTULO SOBRE A GESTÃO DE ACIDENTES COM NOVAS OBRIGAÇÕES PARA O EMPREENDEDOR QUE EXERCE ATIVIDADES COM RISCO DE ACIDENTE OU DESASTRE. O SENADOR MARCELO CASTRO, DO MDB DO PIAUÍ, ELOGIOU AS MUDANÇAS FEITAS PELOS DEPUTADOS.
impor ao empreendedor, público ou privado, a adoção medidas preventivas de acidente ou desastre, de acordo com o risco de acidente ou desastre e o dano potencial associado ao empreendimento.
OUTRAS NOTÍCIAS SOBRE O SENADO ESTÃO DISPONÍVEIS EM: SENADO.LEG.BR/RADIO