Inteligência Artificial — Rádio Senado
Senado e Você

Inteligência Artificial

Especialista em Inteligência Artificial (IA) do Senado, professor em instituições dos três Poderes da República e fundador da Machine Learning Brasília, Fernando Melo é o entrevistado da edição de dezembro do podcast Senado e Você. Ele fala sobre as possibilidades de aplicação do uso de ferramentas como Chat GPT e outros algoritmos de IA generativa na vida das pessoas, das organizações e da Administração Pública.   

A edição de dezembro do podcast Senado e Você destaca um tema que ganhou popularidade e chegou ao cotidiano da população em 2023: a Inteligência Artificial. O lançamento do Chat GPT, no final do ano anterior, seguido de outros algoritmos do tipo, trouxe a IA generativa para escolas, empresas, lares e também para o serviço público. Seu potencial de utilização é enorme, e as organizações correm para capacitar seus gestores e técnicos para o uso dessa novidade tecnológica.

O professor Fernando Melo, especialista no tema, ressalta que a Inteligência Artificial já faz parte da vida da sociedade há algumas décadas; a diferença agora é que ela é capaz de gerar novos conteúdos e assumir tarefas que, por enquanto, ainda têm sido feitas pelas pessoas.

Fernando Melo salienta, porém, que isso não significa que os seres humanos serão substituídos pelas máquinas: “A Inteligência Artificial não veio para substituir o ser humano, mas para empoderá-lo. Aqueles que aprenderem a usá-la de forma adequada verão sua produtividade crescer exponencialmente. E quem imagina que a IA vai substituir o ser humano, na verdade quem vai tomar seu emprego é outro ser humano que aprendeu a usar a IA em seu benefício. É fundamental que o profissional conheça esse assunto”.

Em sua entrevista ao Senado e Você, Fernando Melo também fala sobre os desafios éticos na aplicação da Inteligência Artificial, e ainda sobre o seu potencial de contribuição para as organizações e a Administração Pública.

07/12/2023, 10h22 - ATUALIZADO EM 07/12/2023, 12h39
Duração de áudio: 31:21
Ao vivo
00:0000:00