Líder do Podemos diz que o governo Temer não conseguirá fazer as reformas necessárias — Rádio Senado
Salão Nobre

Líder do Podemos diz que o governo Temer não conseguirá fazer as reformas necessárias

O sen. Álvaro Dias busca aumentar a bancada do novo partido, que não fará parte da base

O entrevistado desta semana no Salão Nobre é o senador Álvaro Dias, líder do Podemos no Senado.  O Podemos, ex-PTN, que não tinha representação na casa, passa a ter dois senadores: Álvaro e Romário, que era do PSB. “Começamos com dois, mas poderemos ter três ou quatro”, afirma o líder, que ainda está negociando novas filiações.

Em maio deste ano, o PTN conseguiu autorização do Tribunal Superior Eleitoral para mudar para “Podemos”, nome inspirado no slogan de campanha de Barack Obama “Yes, we can”. O senador Álvaro Dias explica, porém, que a inspiração ideológica vem dos chamados “partido-movimento” europeus, que não se identificam com as tradicionais classificações de esquerda ou direita: “O que se busca é aproveitar boas ideias da esquerda e da direita, somá-las e avançar, porque causas prioritárias mudam e nós temos que mudar também”.

O líder informou que o Podemos vai procurar fazer parte de um bloco para manter a participação dos senadores que se filiarem ao partido nas comissões da casa. Mas o partido não fará parte da base do governo e vai adotar posição independente: “isso não significa ficar em cima do muro. A posição de oposição é complexa, porque pode se misturar ao posicionamento do PT, o que não é nosso desejo”.

No caso das reformas, o Podemos vai liberar a bancada, mas o sen. Álvaro Dias não acredita que a reforma da previdência vai passar pela Câmara no governo Temer. Na reforma trabalhista, “Temer está recuando. Num novo governo, ela terá que ser rediscutida, porque do jeito que está, não atenderá às expectativas do capital nem do trabalho”, disse o líder. Quanto à reforma política, ele defende que se aprove o que for possível agora, mas acredita que a verdadeira reforma só virá com um novo governo eleito.

10/07/2017, 17h30 - ATUALIZADO EM 10/07/2017, 17h31
Duração de áudio: 14:30
Ao vivo
00:0000:00