Reportagem Especial

Economias alternativas: novos caminhos para o pós-pandemia

35:15Economias alternativas: novos caminhos para o pós-pandemia
1ª parte
06:50
2ª parte
06:58
3ª parte
07:06
4ª parte
07:05
5ª parte
07:16

Reportagem da Rádio Senado aborda propostas para uma economia mais sustentável e distributiva após a crise de covid-19

“Economias alternativas: novos caminhos para o pós-pandemia” traz discussões

e experiências sobre iniciativas e tendências econômicas capazes

de fazer frente à desigualdade social e à degradação do planeta

A pandemia do novo coronavírus representa muito mais do que uma crise sanitária. Seus efeitos atingem, em diferentes escalas, todos os setores da sociedade. Na economia, a crise derrubou a produção e o consumo, causou desemprego, fechamento de empresas e evidenciou ainda mais o histórico problema da desigualdade social nos países. Em todo o mundo, governos lançaram mão de pacotes inéditos de ajuda na tentativa de mitigar os efeitos. No Brasil, o Congresso Nacional aprovou medidas como o decreto de calamidade pública, o orçamento de guerra, ajuda a estados, municípios e setor produtivo, e ainda o auxílio emergencial de R$ 600,00 mensais para os cidadãos mais vulneráveis. Todo esse cenário ampliou o debate sobre o atual modelo econômico. Não estaria na hora de buscar alternativas à busca pelo crescimento a qualquer custo? Por que não investir num sistema econômico socialmente mais distributivo, e ambientalmente regenerativo?

Produzida em cinco capítulos, pelo jornalista Celso Cavalcanti, a reportagem especial “Economias alternativas: novos caminhos para o pós-pandemia” traz a opinião de especialistas, representantes da indústria e atores da sociedade civil sobre o assunto, apresentando experiências brasileiras e tendências internacionais que podem inspirar a sociedade a trilhar o caminho de uma economia mais sustentável, de modo a garantir um futuro melhor para as novas gerações.

TÓPICOS:
Auxílio emergencial  Congresso Nacional  Coronavírus  covid-19  Desemprego  Economia  Empresas  Estados  Indústria  Municípios  Orçamento  pandemia  Sociedade Civil 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo