De peito aberto: mitos e realidades da amamentação — Rádio Senado
Reportagem Especial

De peito aberto: mitos e realidades da amamentação

Mitos e realidades da amamentação são tema de

reportagem especial da Rádio Senado

- “O seu leite é fraco”; - “Menino que mama por muito tempo fica mimado”; - “Você não pode amamentar porque fez cirurgia nos seios”... os mitos sobre amamentação que circulam por aí são muitos, mas, quais são as realidades do aleitamento materno? Na Semana Mundial da Amamentação, a reportagem especial “De peito aberto: mitos e realidades da amamentação”, da Rádio Senado, traz depoimentos de mães de todo o Brasil sobre experiências com aleitamento, além da orientação de especialistas em amamentação, nutrição materno-infantil, neonatologia e epidemiologia, incluindo o médico Cesar Victora, responsável pela pesquisa que fez com que organismos nacionais e internacionais, como o Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef, e a Organização Mundial da Saúde, adotassem a recomendação do aleitamento exclusivo nos primeiros seis meses de vida, como forma de prevenir doenças e ajudar no desenvolvimento global dos bebês.

A reportagem também fala sobre o projeto de lei (PLS 514/2015), da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB - AM), que assegura o direito de a criança ser amamentada em locais públicos, proposta apresentada após a repercussão de casos de mães que foram constrangidas por estarem alimentando seus filhos fora de casa. “Eu, sinceramente, gostaria de não ter que apresentar um projeto de lei com esse conteúdo, mas, infelizmente, temos muitas histórias de mulheres que são estimuladas a não amamentar seus filhos em público. É um absurdo imaginar que alguém possa tentar erotizar um momento tão sublime da vida humana que é o momento da amamentação”, opina Vanessa Grazziotin.

A reportagem destaca, ainda, duas novas leis que protegem a prática da amamentação no Brasil: a Lei 13.435/2017, que institui o “Agosto Dourado”, para a intensificação das ações pró-aleitamento, como palestras, campanhas e a iluminação de espaços públicos com a cor dourada; e a Lei 13.436/2017, que obriga as redes pública e privada de saúde a oferecer orientação técnica sobre amamentação para as mães durante o período de internação pós-parto. Os projetos que deram origem às leis foram relatados no Senado pelas senadoras Gleisi Hoffmann (PT – PR) e Fátima Bezerra (PT – RN), respectivamente.

04/08/2017, 16h08 - ATUALIZADO EM 16/01/2018, 12h28
Duração de áudio: 27:45
Anton Nossik
27:45De peito aberto: mitos e realidades da amamentação
1ª parte
15:40
2ª parte
12:05
Ao vivo
00:0000:00