Mulheres ainda são minoria na área de pesquisas científicas no mundo — Rádio Senado
Pautas Femininas

Mulheres ainda são minoria na área de pesquisas científicas no mundo

De acordo com os dados divulgados no último relatório da Unesco, agência da Organização das Nações Unidas (ONU), as mulheres representam apenas 28% dos pesquisadores no mundo. A diferença aumenta ainda mais em função de gestão - nas ciências exatas, a disparidade aumenta: menos de 20% na graduação e 5% em doutorado, segundo o relatório da Elsevier intitulado "A jornada do pesquisador através da lente de gênero".

Larissa Santos, nossa entrevistada de hoje, faz parte dos 5% de doutoras estudiosas das ciências exatas. Formada em Física pela Universidade de Brasília, a professora e doutora pela Universidade de Roma "Tor Vergata", trabalha também como pesquisadora científica e compartilha experiências e conteúdos sobre astrofísica nas redes sociais (@bariogenese). Larissa também é autora do livro "De onde vem as grandes ideias?".


04/07/2024, 10h21 - ATUALIZADO EM 04/07/2024, 10h22
Duração de áudio: 10:29
Freepik.com/Direitos Reservados

Transcrição
ROTEIRO PAUTAS FEMININAS – PGM 0252 TÍTULO: MULHERES AINDA SÃO UMA MINORIA NA ÁREA DE PESQUISAS CIENTÍFICAS NO MUNDO. TEMPO: 10"28'   TEC – VINHETA ABERTURA TEC – BG   LOC: EU SOU A RITTA ZUMBA E COMEÇA AGORA O PAUTAS FEMININAS. DE ACORDO COM OS DADOS DIVULGADOS NO ÚLTIMO RELATÓRIO DA UNESCO, AGÊNCIA DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), AS MULHERES REPRESENTAM APENAS 28% DOS PESQUISADORES NO MUNDO. A DIFERENÇA AUMENTA AINDA MAIS EM FUNÇÃO DE GESTÃO - NAS CIÊNCIAS EXATAS, A DISPARIDADE AUMENTA: MENOS DE 20% NA GRADUAÇÃO E 5% EM DOUTORADO, SEGUNDO O RELATÓRIO DA ELSEVIER INTITULADO "A JORNADA DO PESQUISADOR ATRAVÉS DA LENTE DE GÊNERO". LARISSA SANTOS, NOSSA ENTREVISTADA DE HOJE, FAZ PARTE DOS 5% DE DOUTORAS ESTUDIOSAS DAS CIÊNCIAS EXATAS. FORMADA EM FÍSICA PELA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, A PROFESSORA E DOUTORA PELA UNIVERSIDADE DE ROMA "TOR VERGATA", LARISSA TRABALHA TAMBÉM COMO PESQUISADORA CIENTÍFICA E COMPARTILHA EXPERIÊNCIAS E CONTEÚDOS SOBRE ASTROFÍSICA NAS REDES SOCIAIS (@BARIOGENESE). LARISSA TAMBÉM É AUTORA DO LIVRO "DE ONDE VEM AS GRANDES IDEIAS?".   LARISSA SANTOS, MUITO OBRIGADA POR CONVERSAR COM A GENTE.   - POR QUE VOCÊ ACHA QUE AS MULHERES ESTÃO SUB-REPRESENTADAS NO CAMPO DA PESQUISA, COM APENAS 28% DOS PESQUISADORES SENDO DO SEXO FEMININO?   - QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS DESAFIOS ENFRENTADOS PELAS MULHERES QUE DESEJAM SEGUIR CARREIRA NA ÁREA DA PESQUISA?   - VOCÊ ACREDITA QUE A FALTA DE REPRESENTATIVIDADE DAS MULHERES NA PESQUISA AFETA A DIVERSIDADE DE PERSPECTIVAS E A QUALIDADE DAS DESCOBERTAS CIENTÍFICAS?   - QUAIS MEDIDAS PODEM SER TOMADAS PARA AUMENTAR A PARTICIPAÇÃO E O RECONHECIMENTO DAS MULHERES NA COMUNIDADE DE PESQUISA E INCENTIVAR MAIS MENINAS (E ATÉ MEMO MULHERES) A SEGUIREM CARREIRAS CIENTÍFICAS?   LARISSA, MUITO OBRIGADA POR CONVERSAR COM A GENTE.   NO PAUTAS FEMININAS DE HOJE, CONVERSAMOS COM A PROFESSORA, PESQUISADORA E DOUTORA LARISSA SANTOS, QUE FALOU UM POUCO SOBRE A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES COMO CIENTISTAS/NO CAMPO DAS PESQUISAS CIENTÍFICAS.   PARTICIPE DO PROGRAMA COM SUGESTÕES, COMENTÁRIOS OU CRÍTICAS PELO WHATSAPP DA RÁDIO SENADO – 61 9 8611-9591. O PROGRAMA DE HOJE TEVE APRESENTAÇÃO E PRODUÇÃO DE RITTA ZUMBA, EDIÇÃO DE ANDERSON MENDANHA E TRABALHOS TÉCNICOS DE JOÃO LIRA. OBRIGADA PELA SUA COMPANHIA E ATÉ A PRÓXIMA SEMANA!    

Ao vivo
00:0000:00