2 - Eleição de Hermes da Fonseca — Rádio Senado

2 - Eleição de Hermes da Fonseca

Temas do programa:

O governo e Hermes da Fonseca; Características da sociedade carioca; a Revolta da Chibata; a Guerra do Contestado; a Revolta do Juazeiro.

08/05/2001, 12h20 - ATUALIZADO EM 24/10/2023, 15h21
Duração de áudio: 57:01
57:012 - Eleição de Hermes da Fonseca
Parte 1 - Eleição de Hermes da Fonseca
29:12

Transcrição PROGRAMA 02 Técnica: Um a Zero, de Pixinguinha. LOC: O BRASIL ENTROU NA SEGUNDA DÉCADA DO SÉCULO VINTE COM VINTE E TRÊS MILHÕES DE HABITANTES. NA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL DE 1909, O MARECHAL HERMES DA FONSECA DERROTOU A CANDIDATURA CIVILISTA DE RUY BARBOSA. LOC: FOI A PRIMEIRA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL DA REPÚBLICA VELHA EM QUE REALMENTE HOUVE UMA DISPUTA. O PRESIDENTE ANTERIOR, AFONSO PENA, TINHA MORRIDO UM ANO E MEIO ANTES DE TERMINAR O MANDATO, O QUE MUDOU TODO O QUADRO POLÍTICO. O CANDIDATO DELE ERA O MINISTRO DA FAZENDA, DAVI CAPISTRANO. TÉC: música "luar do sertão". (30 segundos e bg) LOC: COM A MORTE DE AFONSO PENA, ASSUMIU O VICE, NILO PEÇANHA, UM MOLEQUE PRESEPEIRO. NILO PREFERIU APOIAR O MINISTRO DA GUERRA, O MARECHAL HERMES DA FONSECA. HERMES ERA O CANDIDATO DOS MILITARES E UM HERDEIRO DIRETO DOS MARECHAIS-PRESIDENTES DEODORO DA FONSECA E FLORIANO PEIXOTO. ERA, INCLUSIVE SOBRINHO DE DEODORO, EMBORA FOSSE GAÚCHO E DEODORO, ALAGOANO. LOC: O PODEROSO SENADOR E CAUDILHO GAÚCHO PINHEIRO MACHADO COORDENOU TODA A CAMPANHA DO MARECHAL, QUE SE APOIAVA TAMBÉM EM MINAS GERAIS, NO RIO GRANDE DO SUL E NOS PEQUENOS ESTADOS, ATRAVÉS DOS CORONÉIS REGIONAIS. O PRÓPRIO PINHEIRO MACHADO ERA UM GENERAL, QUE TINHA LUTADO COM HERMES NA GUERRA DO PARAGUAI. LOC: E A CAMPANHA CIVILISTA DE RUY BARBOSA ERA LIGADA AOS PRODUTORES DE CAFÉ DE SÃO PAULO, AO NASCENTE SETOR URBANO-INDUSTRIAL E TINHA ESTA MARCA: O ANTI-MILITARISMO NA POLÍTICA. COMO VIMOS NO PROGRAMA ANTERIOR, A RETOMADA DO PODER PELOS MILITARES TINHA SIDO BRECADA PELA HUMILHAÇÃO SOFRIDA NA GUERRA DE CANUDOS. LOC: MAS A CANDIDATURA HERMES DA FONSECA ERA MUITO CONTRADITÓRIA. O MARECHAL QUERIA DERRUBAR O SISTEMA OLIGÁRQUICO ESTADUAL, O PODER DOS GOVERNADORES. SÓ QUE SE ELEGEU JUSTAMENTE ÀS CUSTAS DESTE PODER, DAS FRAUDES ELEITORAIS E DOS VOTOS DE CABRESTO DOS CORONÉIS. LOC: POR ISSO, FOI UM GOVERNO DIVIDIDO, CONTRADITÓRIO E EM PERMANENTE ESTADO DE SÍTIO. UM GOVERNO DE CRISE. A CONTRADIÇÃO ERA MUITO GRANDE. OS MILITARES NÃO CONFIAVAM NOS POLÍTICOS, QUE CHAMAVAM DE "CASACAS". FORMARAM-SE OS COMITÊS DE SALVAÇÃO, PARA LIVRAR O PAÍS DO PODER DAS OLIGARQUIAS ESTADUAIS. LOC: MAS, COMO DISSEMOS, FORAM JUSTAMENTE ESSAS OLIGARQUIAS QUE GARANTIRAM A VITÓRIA DO MARECHAL HERMES, NÃO CONFIAVAM EM RUY BARBOSA, COM SUA MANIA DE COPIAR MODELOS EUROPEUS E NORTE-AMERICANOS, SUAS LIGAÇÕES COM O NASCENTE SETOR URBANO E INDUSTRIAL. LOC: EM 1910, QUANDO O MARECHAL HERMES SE PREPARAVA PARA TOMAR POSSE, FOI COMPOSTA UMA DAS MAIS BELAS CANÇÕES BRASILEIRAS. A AUTORIA É POLÊMICA ATÉ HOJE. QUEM ASSINA É CATULO DA PAIXÃO CEARENSE, QUE APESAR DO NOME ERA DO MARANHÃO. MAS O COMPOSITOR JOÃO PERNAMBUCO JUROU QUE A MÚSICA LHE FORA ROUBADA. FOI A PRIMEIRA BRIGA PELA AUTORIA DE UMA MÚSICA DE SUCESSO. LOC: VAMOS OUVIR LUAR DO SERTÃO, MAS EM UMA VERSÃO MODERNA E ESTILIZADA, COM MILTON NASCIMENTO: Técnica: música “Luar do Sertão” com Milton Nascimento LOC: O MARECHAL HERMES DA FONSECA NÃO ERA CONSIDERADO UM HOMEM DE INTELIGÊNCIA SOFISTICADA, ERA CONSIDERADO UM SARGENTÃO. OS JORNAIS E O POVÃO LHE PUSERAM UM APELIDO: SEU DUDU. TINHA 55 ANOS EM 1910 QUANDO TOMOU POSSE. ELE ACABAVA DE SE CASAR COM UMA MULHER MAIS DE 20 ANOS MAIS NOVA DO QUE ELE. BONITA, CULTA, SOFISTICADA, VIAJADA, E PIOR DO QUE TUDO, FEMINISTA. LOC: ERA NAIR DE TEFÉ, AMIGA DA COMPOSITORA CHIQUINHA GONZAGA E, COMO ELA, UMA MULHER OUSADA, LIGADA EM CULTURA. ERA MAIS UM MOTIVO PARA AS GOZAÇÕES POPULARES E DOS JORNAIS CONTRA HERMES DA FONSECA, O SEU DUDU. LOC: HERMES TOMOU POSSE NO DIA 15 DE NOVEMBRO. A CAPITAL, R. DE JANEIRO, ERA UMA CIDADE QUASE EUROPÉIA, COM HOMENS ELEGANTES, DE LUVAS, CHAPÉU-COCO, BENGALAS E POLAINAS PELAS RUAS, APESAR DO CALOR. AS MULHERES USAVAM SEDA IMPORTADA DA FRANÇA E VESTIDOS LONGOS, MESMO DURANTE O DIA. A AVENIDA CENTRAL, ATUAL AVENIDA RIO BRANCO, ERA COMPARADA AO CHAMPS ELISÉES EM PARIS. LOC: APESAR DE TODO O GLAMOUR DA SOCIEDADE CARIOCA, A CRISE ECONÔMICA ERA FEROZ. NOS JORNAIS, NOTÍCIAS SOBRE A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA EM PORTUGAL, COM A QUEDA DO REI D. MANUEL. Técnica: música “Mestre Sala dos Mares” com Elis Regina LOC: FOI NESSE PANORAMA QUE ESTOROU A REVOLTA DA CHIBATA, OU REVOLTA DOS MARINHEIROSNA NOITE DE 22 DE NOVEMBRO DE 1910. LOC: O BRASIL ERA A ORGULHOSA TERCEIRA POTÊNCIA NAVAL DO MUNDO. TINHA A FAMOSA ESQUADRA BRANCA, COM OS ENCOURAÇADOS MINAS GERAIS E SÃO PAULO, OS CRUZADORES RIOI GRANDE DO SUL E BAHIA, E QUASE 30 DESTROYERS E NAVIOS DE GUERRA MODERNOS, TUDO CONSTRUIDO NA INGLATERRA. LOC: NA MANHÃ DE 21 DE NOVEMBRO, O MARINHEIRO MARCELINO RODRIGUES DE MENEZES, RECEBEU 250 CHIBATADAS DIANTE DA TRIPULAÇÃO FORMADA DO ENCOURAÇADO MINAS GERAIS. A ESCRAVIDÃO TINHA ACABADO HÁ MAIS DE VINTE ANOS MAS O CASTIGO DO AÇOITE, POR LEI AINDA ERA PERMITIDO NA MARINHA. LOC: A CHIBATA, ERA UMA CORDA DE LINHA ENCHARCADA ATRAVESSADA POR AGULHAS DE AÇO. O MARINHEIRO FALTOSO ERA PENDURADO NA BALAUSTRADA DO NAVIO, NU DA CINTURA PARA CIMA E CHICOTEADO NAS COSTAS. PARA AS FALTAS MAIS GRAVES, O CATIGO PREVISTO POR LEI ERA DE 25 CHIBATADAS. LOC: MAS DAQUELA VEZ TINHA SIDO DEMAIS. AS 250 CHIBATADAS NAS COSTAS DE MARCELINO, FORAM A SENHA PARA A REVOLTA QUE ESTAVA MARCADA PARA O DIA 15 DE NOVEMBRO, DIA DA POSSE DE HERMES DA FONSECA. SÓ QUE OS MARINHEIROS TIVERAM QUE PARTICIPAR DA PARADA MILITAR. Técnica: Parada Militar. LOC: ASSIM, SETE DIAS DEPOIS, QUANDO O PRESIDENTE ERA RECEBIDO À NOITE, COM TODO O MINISTÉRIO NO CLUBE DA TIJUCA, E OUVIA COM TODA A POMPA UMA ÓPERA DE WAGNER, ACONTECEU. LOC: O MARINHEIRO JOÃO CÂNDIDO, NEGRO, ALTO E FORTE DE 30 ANOS, UNIFORME BRANCO, TODO POLIDO, UM PÉ DE CHINELO E OUTRO DE SAPATO, UM LENÇO VEMELHO NO PESCOÇO, UM APITO E UMA ESPADA VELHA, ASSUMIU O COMANDO DA TERCEIRA MAIOR ESQUADRA DO MUNDO. LOC: JOÃO CÂNDIDO ESTAVA NO MINAS GERAIS, O MAIOR DOS NAVIOS. PARA TOMAR O MINAS GERAIS, OS MARINHEIRO TIVERAM QUE MATAR O COMANDANTE, O ALMIRANTE BATISTA NEVES, A GOLPES DE BAIONETA. OS OUTROS NAVIOS ADERIRAM À REVOLTA ASSIM COMO A BASE NAVAL DA ILHA DAS COBRAS. LOC: A ESQUADRA NA BAHIA DE GUANABARA, APONTOU OS CANHÕES PARA A CIDADE, PRINCIPALMENTE EM DIREÇÃO DO PALÁCIO DO CATETE. NÃO EXISTIA AINDA AERONÁUTICA PARA QUALQUER ATAQUE AÉREO. O EXÉRCITO NÃO TINHA COMO SUSTENTAR A SITUAÇÃO. O PODER DE FOGO DOS CANHÕES ERA SUFICIENTE PARA DESTRUIR TODO O RIO DE JANEIRO. LOC: NÃO HAVIA RÁDIO NEM TELEVISÃO, E A POPULAÇÃO ASSIM SÓ FOI SABER DO LEVANTE E DO RISCO DE DESTRUIÇÃO DA CIDADE QUANDO CIRCULARAM O CORREIO DA MANHÃ, O PAÍS, O DIÁRIO DE NOTÍCIAS, E O JORNAL. LOC: OS OFICIAIS QUE SE RENDERAM SEM RESISTÊNCIA, FORAM EXPULSOS DO NAVIO.OS QUE RESISTIRAM FORAM MORTOS E O PRESIDENTE HERMES DA FONSECA RECEBEU DE MADRUGADA, DEPOIS DA ÓPERA, UM ULTIMATUM DOS MARINHEIROS: QUERIAM UM TRATAMENTO HUMANO E O FIM DO CASTIGO PELA CHIBATA, OU DESTRUIRIAM A CAPITAL. DE MANHÃ CHEGARAM EM LANCHAS OS CORPOS DOS OFICIAIS MORTOS NO LEVANTE. A POPULAÇÃO DO RIO EM PÂNICO, ASSISTIA A TUDO DAS PRAIAS E DOS MORROS PRÓXIMOS AO LITORAL. O RIO JÁ TINHA UM MILHÃO DE HABITANTES. LOC: DEPOIS DE CINCO DIAS DE ENORME TENSÃO, O GOVERNO CONCORDOU EM ABOLIR A CHIBATA E ANISTIAR OS REVOLTOSOS, ATRAVÉS DE PROJETO DE LEI DE RUY BARBOSA VOTADO PELO CONGRESSO EM REGIME DE URGÊNCIA. LOC: OS MARINHEIROS CUMPRIRAM O TRATO E DEPUSERAM AS ARMAS. MAS O GOVERNO NÃO CUMPRIU A LEI DA ANISTIA. OS MARINHEIROS FORAM PRESOS, ASSASSINADOS OU DEGREDADOS PARA PLANTAÇÕES DE BORRACHA NO ACRE. LOC: VÁRIOS DELES FORAM PRESOS EM MASMORRAS DA FORTALEZA SANTA CRUZ, EM NITERÓI, EM CELAS MOLHADAS, ABAIXO DO NÍVEL DO MAR, E ENTUPIDAS DE CAL VIRGEM. ALGUNS MORRERAM SUFOCADOS. LOC: JOÃO CÂNDIDO PASSOU QUASE 30 ANOS NA PRISÃO, E SEU NOME TORNOU-SE MALDITO, BANIDO NA MARINHA E NA HISTÓRIA. MAS A CHIBATA, ENFIM, FOI ABOLIDA, E OS MARINHEIROS PASSARAM A SER TRATADOS COMO SERES HUMANOS E PROFISSIONAIS. LOC: JOÃO CÂNDIDO, O ALMIRANTE NEGRO, RECEBEU SÓ DUAS HOMENAGENS, E MESMO ASSIM SÓ DEPOIS DA MORTE DELE. O LIVRO "REVOLTA DA CHIBATA", DO JORNALISTA E HISTORIADOR EDMAR MOREL... LOC: ... E UMA DAS MAIS BELAS MÚSICAS BRASILEIRAS, "O MESTRE SALA DOS MARES", DE JOÃO BOSCO E ALDIR BLANC, COMPOSTA NOS ANOS 70. EM HOMENAGEM AO HERÓICO JOÃO CÂNDIDO E SEUS COMPANHERIOS, VAMOS OUVIR, COM ELIS REGINA: TÉC: Mestre Sala Dos Mares LOC: DURANTE O GOVERNO HERMES DA FONSECA, HOUVE MAIS DUAS GRAVES CRISES POLÍTICAS, TODAS REGIONAIS REGIONAIS: A CRISE DE JUAZEIRO, NO CEARÁ, E A GUERRA DO CONTESTADO, NA FRONTEIRA DO PARANÁ COM SANTA CATARINA. LOC: VAMOS PRIMEIRO AO CEARÁ. O PADRE CÍCERO ROMÃO BATISTA ERA UMA LENDA DO AMAZONAS À BAHIA. ERA UM LÍDER RELIGIOSO EM JUAZEIRO, NO SERTÃO DO CARIRI, ADORADO PELO POVO. OS PODEROSOS O APOIAVAM PORQUE ELE TINHA LUTADO CONTRA A COMUNIDADE DE CANUDOS, NA BAHIA. LOC: O CARIRI, NO SUL DO CEARÁ, ERA UM VALE ÚMIDO, COM VIOLENTAS DISPUTAS DE TERRA E PODER. COMO TINHA ÁGUA, AO CONTRÁRIO DO RESTO DO NORDESTE, ERA UM REFÚGIO BUSCADO POR LEVAS INTEIRAS DE GENTE ATÉ DE ESTADOS VIZINHOS, MORTOS DE FOME, EM BUSCA DE TRABALHO, DE SOBREVIVÊNCIA. LOC: O PRIMEIRO MILAGRE DO PADRE CÍCERO, SEGUNDO DIZEM, FOI TRANSFORMAR UMA HÓSTIA EM SANGUE, NA BOCA DE UMA POBRE MULHER. NA VERDADE, SUBNUTRIDA, ELA TINHA ESCORBUTO, UMA CARÊNCIA DE VITAMINAS QUE PROVOCA SANGRAMENTOS NOS LÁBIOS. LOC: A CÚPULA DA IGREJA CATÓLICA NO BRASIL COMEÇOU A SE INCOMODAR COM OS MÉTODOS DO PADRE CÍCERO. CHEGOU A ENVIÁ-LO A ROMA, PARA OUVIR UMA REPREENSÃO DO PAPA, EM PESSOA. MAS CÍCERO VOLTOU AO CARIRI AINDA MAIS FORTE, COM FAMA DE TER DESAFIADO ATÉ O PAPA, EM DEFESA DOS POBRES. LOC: UM AVENTUREIRO BAIANO CHAMADO FLORO BARTOLOMEU, INTELIGENTE, AMBICIOSO, GANHOU A CONFIANÇA DO PADRE. PRIMEIRO COMO SEU MÉDICO, DEPOIS COMO BRAÇO ARMADO E FINALMENTE COMO GURU POLÍTICO. FOI ELE QUEM ORGANIZOU MILITARMENTE A COMUNIDADE DE JUAZEIRO, EM NOME DO PADRE CÍCERO. LOC: O PADRE CÍCERO E FLORO BARTOLOMEU CONSEGUIRAM EMANCIPAR JUAZEIRO, QUE DE DISTRITO DO CRATO, VIROU MUNICÍPIO. ELEITO PREFEITO, O PADRE COORDENOU UM PACTO ENTRE OS 17 CACIQUES POLÍTICOS DO CEARÁ PARA GARANTIR O GOVERNO DO ESTADO A UM DELES, ANTÔNIO ACIOLI. LOC: MAS O PRESIDENTE HERMES DA FONSECA INDICOU UM MILITAR, O CORONEL FRANCO RABELO, COMO INTERVENTOR. A ORDEM ERA SANEAR O ESTADO, DESMONTAR O PODER OLIGÁRQUICO. LOC: FLORO BARTOLOMEU, USANDO O PODER POPULAR DO PADRE CÍCERO E UM EXÉRCITO DE JAGUNÇOS, ORGANIZOU OS POLÍTICOS LOCAIS E SE ELEGEU GOVERNADOR PELA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA. LOC: OS SERTANEJOS DO CARIRI RESISTIRAM COM ARMAS À INVASÃO DO EXÉRCITO. MAS, É CLARO, FORAM DERROTADOS E O GENERAL SETEMBRINO DE CARVALHO FOI NOMEADO INTERVENTOR NO CEARÁ. LOC: FLORO BARTOLOMEU FEZ CARREIRA POLÍTICA, E O PADRE CÍCERO FOI EXCOMUNGADO PELA IGREJA. MORREU EM 1933, AINDA COMO UM LÍDER EM JUAZEIRO E NO CARIRI, E UMA LENDA PARA TODOS OS NORDESTINOS. LOC: A GUERRA DO CONTESTADO COMEÇOU EM UMA ÁREA DISPUTADA PELOS ESTADOS DO PARANÁ E DE SANTA CATARINA. A REGIÃO CHEGOU A TER MAIS DE 50 MIL POSSEIROS, EM UMA COMUNIDADE LIDERADA PELOS MONGES JOSÉ E JOÃO MARIA, NA VERDADE APENAS BEATOS. LOC: OS FALSOS MONGES PREGAVAM A VOLTA À MONARQUIA E CHEGARAM A CRIAR UMA CIDADE, SANTA MARIA, FORMADA POR GENTE POBRE QUE CHEGAVA DE VÁRIOS PONTOS DOS DOIS ESTADOS. LOC: A GUERRA COMEÇOU MESMO QUANDO DUAS EMPRESAS NORTE-AMERICANAS COMEÇARAM A OCUPAR A REGIÃO E EXPULSAR A COMUNIDADE RELIGIOSA. HOUVE A REAÇÃ0 ARMADA. OS POSSEIROS FORAM EXPULSOS E PERSEGUIDOS PELO EXÉRCITO, A PRETEXTO DE QUE ERAM MONARQUISTAS. LOC: MAS SÓ EM 1915 O GOVERNO CONSEGUIU VENCER. O MESMO GENERAL SETEMBRINO DE CARVALHO, QUE TINHA SIDO INTERVENTOR NO CEARÁ, CHEGOU A SANTA CATARINA COM SETE MIL SOLDADOS E AS ARMAS MAIS MODERNAS DO EXÉRCITO, E MASSACROU OS CAMPONESES. A GUERRA DO CONTESTADO DUROU MAIS DE TRÊS ANOS DE PERSEGUIÇÃO E COMBATES. LOC: APESAR DO AR EUROPEU DA CAPITAL, A CRISE ECONÔMICA ERA FORTE NO COMEÇO DO GOVERNO HERMES DA FONSECA. ANTES DE VOLTAR A FALAR DE MÚSICA E COMEÇAR A FALAR TAMBÉM DE FUTEBOL, VAMOS DAR UM BALANÇO DE COMO ESTAVA A SITUAÇÃO: LOC: A DÍVIDA EXTERNA TINHA AUMENTADO NO GOVERNO ANTERIOR, DE AFONSO PENA. ELE CRIOU O PLANO DE VALORIZAÇÃO DO CAFÉ, COM A FORMAÇÃO DE ESTOQUES ESPECULATIVOS. ACONTECE QUE O PRODUTO JÁ ERA MUNDIAL, JÁ HAVIA GRANDES GRUPOS INTERNACIONAIS MANIPULANDO PREÇOS. LOC: RESULTADO: A POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO FOI UM FRACASSO E TIVEMOS QUE PEDIR MAIS DINHEIRO EMPRESTADO À INGLATERRA. ESPECULADORES INTERNACIONAIS TINHAM LEVADO MUDAS DAS SERINGUEIRAS DA AMAZÔNIA PARA A ÁSIA, PRINCIPALMENTE A MALÁSIA. LOC: ASSIM, FICOU MAIS BARATO PARA OS EUROPEUS COMPRAR BORRACHA DA MALÁSIA, E A BORRACHA BRASILEIRA, RESPONSÁVEL PELA PROSPERIDADE DA REGIÃO NORTE NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO, TEVE QUEDA DE PREÇOS E ENTROU EM CRISE AINDA NO GOVERNO HERMES DA FONSECA. LOC: QUAL FOI A SAÍDA?? TOMAR MAIS DINHEIRO EMPRESTADO NO EXTERIOR. EM 1913, FORAM 11 MILHÕES DE LIBRAS ESTERLINAS, E EM 1914, ÚLTIMO ANO DE GOVERNO DO MARECHAL HERMES, MAIS 14 MILHÕES. O BRASIL ESTAVA ENCALACRADO, HUMILHADO!! E HERMES, FRUSTRADO. LOC: NO PLANO INTERNO, O PRESIDENTE TINHA NOMEADO INTERVENTORES MILITARES NOS ESTADOS, PARA ACABAR COM AS OLIGARQUIAS, OS "CORONÉIS". COMO NO CASO DO CEARÁ, DE QUE JÁ FALAMOS ANTES. MAS OS INTERVENTORES OU SE ALIARAM OU FORAM ENVOLVIDOS POR ESSAS OLIGARQUIAS. FICOU TUDO COMO ESTAVA... LOC: FICOU FAMOSA UMA FRASE DE UM DESSES CORONÉIS NA ÉPOCA: "O GOVERNO PODE MUDAR, MAS EU NUNCA MUDO: ESTOU SEMPRE COM O GOVERNO". LOC: POUCO ANTES DE SAIR, O PRESIDENTE LAMENTOU: "TARDE RECONHECI O MAL ENORME QUE REPRESENTOU A MINHA BOA INTENÇÃO DE FERIR DE MORTE AS OLIGARQUIAS. OS QUE EU PENSEI QUE ERAM MEUS AMIGOS E ALIADOS, ERAM MAIS AMIGOS E ALIADOS DELAS, AS OLIGARQUIAS". LOC: ALÉM DA CRISE POLÍTICA E ECONÔMICA, O MARECHAL HERMES AINDA TEVE QUE ENFRENTAR PROBLEMAS COM A OUSADIA DA MULHER NAIR DE TEFÉ. EM 1912, POR EXEMPLO, NAIR LEVOU AO PALÁCIO DO CATETE A AMIGA CHIQUINHA GONZAGA PARA UMA RECEPÇÃO E SARAU MUSICAL NO JARDIM DO PALÁCIO DO CATETE. LOC: RECÉM-CHEGADA DE UMA LONGA VIAGEM À EUROPA, CHIQUINHA TOCOU PARA HERMES UMA DE SUAS MÚSICAS MAIS BONITAS, "O GAÚCHO", OU "O CORTA-JACA", COMPOSTA EM 1897. SÓ QUE A MÚSICA GANHOU LETRA CHEIA DE DUPLO SENTIDO E ERA CANTADA NOS TEATROS DE REVISTA POR UM CASAL MACHADO CARECA E MARIA LIMA. OS DOIS SE ATRACAVAM NO PALCO SIMULANDO UMA RELAÇÃO SEXUAL E CANTANDO: “AI COMO É BOM DANÇAR, AI CORTA A JACA ASSIM, ASSIM.” LOC: ALÉM DE CHIQUINHA GONZAGA, UM OUTRO MÚSICO ERA SUCESSO NO COMEÇO DE SÉCULO: ERNESTO NAZARÉ, O CRIADOR DO CHORINHO. LOC: ODEON, ESSA MÚSICA QUE ESTAMOS OUVINDO É DE UMA BELEZA E DE UMA SOFISTICAÇÃO HARMÔNICA TÃO GRANDE QUE O COMPARAM À OBRA DE CHOPIN. NAZARÉ ERA UM MÚSICO CRIATIVO, UM GRANDE PIANISTA. MAS VIVEU AMARGURADO BOA PARTE DE SUA VIDA PORQUE PARA SOBRAVIVER ERA OBRIGADO A TOCAR EM SALAS DE ESPERA DE CINEMAS E TEATROS DE QUINTA CATEGORIA E ATÉ EM LOJAS DE ARTIGOS MUSICAIS. LOC: POR VOLTA DOS 50 ANOS, A AMARGURA AUMENTOU, QUANDO MORRERA A FILHA DELE MARIA DE LOURDES E LOGO DEPOIS A MULHER TEODORA MARI. TUDO ISSO E MAIS A FALTA DE RECONHECIMENTO PÚBLICO, E O INÍCIO DE UMA SURDEZ, LEVARAM ERNESTO NAZARÉ A UM HOSPÍCIO. ELE CONSEGUIU FUGIR MAS FOI ENCONTRADO MORTO EM 1934. TINHA 81 ANOS. ODEON, RECEBEU LETRA DE VINÍCIUS DE MORAIS EM 1968, E FOI GRAVADA POR NARA LEÃO. Técnica: Odeon, com Nara Leão.

Parte 2 - Fim do Governo Herms e 1a Guerra Mundial
27:50

Transcrição LOC: O FRACASSO DO PRESIDENTE HERMES DA FONSECA ERA PARTE DE UM DRAMA POLÍTICO QUE SE REPETIU AO LONGO DO SÉCULO, DESDE A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA. PARA TIRAR O PODER DA MÃO DAS OLIGARQUIAS, DA POLITICAGEM, OU PARA EVITAR REBELIÕES POPULARES, OU A PRETEXTO DE MODERNIZAR O PAÍS, ENTRAM EM CENA OS MILITARES. MAS LOGO, LOGO, SÃO ENGOLFADOS PELO VELHO SISTEMA. LOC: NO FIM DO GOVERNO HERMES, EM 1914, COMEÇOU A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL. ISSO REFORÇOU A TESE DE QUE O MILITAR TEM QUE SER PROFISSIONAL, CUIDAR DA DEFESA EXTERNA DO PAÍS E NÃO SE METER EM POLÍTICA. LOC: MAS A TESE NÃO LEVOU AO PODER DOS CIVILISTAS DE RUY BARBOSA, QUE TINHAM COMO ALIADOS A ASCENDENTE CLASSE URBANO-INDUSTRIAL. COM A ELEIÇÃO DO MINEIRO WENCESLAU BRAZ, EM 1914, JUNTO COM O INÍCIO DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL, CONTINUAMOS COM A POLÍTICA DO CAFÉ-COM-LEITE E COM O DOMÍNIO DAS OLIGÁRQUIAS NOS ESTADOS. TÉC: Hino Do Flamengo. (primeira estrofe e depois bg) LOC: EM 1914, ENQUANTO O BRASIL ELEGIA WENCESLAU BRAZ PARA O LUGAR DE HERMES DA FONSECA, A DIRETORIA DO ENTÃO ARISTOCRÁTICO FLUMINENSE FUTEBOL CLUBE SE DIVIDIU. UMA PARTE FOI PARA O CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO, QUE EXISTIA HÁ 20 ANOS SOMENTE COMO CLUBE DE REMO, E A DISCIDÊNCIA TRICOLOR, FORMOU ALI O DEPARTAMENTO DE FUTEBOL. LOC: O FUTEBOL ERA UM ESPORTE DE ELITE PARA GRÃ-FINOS E ARISTOCRATAS, TRAZIDO PARA O BRASIL PELO INGLÊS OSCAR COKS (???). POPULAR MESMO ERA O REMO, UM DOMINGO DE REGATAS NA LAGOA RODRIGO DE FREITAS JUNTAVA MULTIDÕES. MAS O FUTEBOL COMEÇOU A TOMAR IMPULSO NA CAPITAL JÁ NESTA DÉCADA, ANTES DE 1920. MAS SÓ ÍA TOMAR CONTA MESMO DA PAIXÃO POPULAR COM O PROFISSIONALISMO, COMO VEREMOS NOS PROGRAMAS SEGUINTES. LOC: EM 1915, MAIS UMA SECA FEROZ NO NORDESTE, QUE LEVA MILHARES DE PESSOAS A FUGIR... UMA MOÇA CEARENSE CHAMADA RAQUEL DE QUEIROZ A ESCREVER SEU PRIMEIRO ROMANCE: "O QUINZE". TÉC: Trecho de Raquel de Queiroz. : “Eu escrevi entre os dezoito e os dezenove. Na seca de 1915 eu tinha só quatro anos, e, naturalmente, eu aproveitei a tradição oral, o que havia de documentação, porque eu não tinha visto a seca de quinze. Mas era uma tão permanente na tradição oral do povo, do sertão e dos meus parentes, que eu pude dar um depoimento como se eu tivesse assistido a seca. Depois, eu já tinha visto outras secas, mas a seca maior da minha vida foi a de quinze. LOC: A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ACELEROU A INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL. TÉC: MÚSICA "São Paulo da Garoa". LOC: O RIO DE JANEIRO VIROU O SÉCULO COMO MAIOR ESTADO INDUSTRIAL, PRINCIPALMENTE TÊXTIL. MAS LOGO, LOGO, FOI ATROPELADO POR SÃO PAULO. COM A PRIMEIRA GUERRA, COMO DISSEMOS, A INDUSTRIALIZAÇÃO CRESCEU NA PAULICÉIA, AJUDADA PELO ACÚMULO DE RIQUEZAS, GERADO PELA PRODUÇÃO DE CAFÉ. LOC: COM A INDÚSTRIA, VEIO A NECESSIDADE DE CRIAR INFRA-ESTRUTURA URBANA. TOMAMOS EMPRÉSTIMOS EXTERNOS PARA INSTALAR LUZ ELÉTRICA, ÁGUA E ESGOTO, COMUNICAÇÃO FERROVIÁRIA, ESTRADAS, LIMPEZA URBANA. MAS ISSO GERAVA CRISES: ESTA POLÍTICA DE INDUSTRIALIZAÇÃO ENTRAVA EM CHOQUE COM OS INTERESSES DOS GRANDES PROPRIETÁRIOS RURAIS. LOC: OUTRO CHOQUE, OUTRA CRISE, ERA ENTRE OS INDUSTRIAIS BRASILEIROS E OS INTERNACIONAIS. POR EXEMPLO: O ALAGOANO CORONEL DELMIRO GOUVEIA FOI UM PIONEIRO DA INDÚSTRIA TEXTIL NACIONAL, COM CAPITAL E TECNOLOGIA PRÓPRIA. LOC: POR CAUSA DISSO, FOI ASSASSINADO A MANDO DA FÁBRICA INGLESA MACHINE COTTONS, QUE IMPÔS SEU MONOPÓLIO DEPOIS DE DESTRUIR A MARRETADAS TODAS AS INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS DE ALMIRO GOUVEIA EM ALAGOAS. TÉC: "Pelo Telefone". Toca estrofe e cai em bg. LOC: DIZ A HISTÓRIA QUE O PRIMEIRO SAMBA GRAVADO FOI "PELO TELEFONE", A GRAVADORA ERA A CASA EDISON, EM 1916. DIZ A HISTÓRIA TAMBÉM QUE OS AUTORES FORAM ERNESTO JOAQUIM MARIA DOS SANTOS, CONHECIDO COMO DONGA, E MAURO DE ALMEIDA. LOC: DONGA PARTICIPAVA DAS RODAS DE SAMBA DA CASA DE TIA CIATA, NO ESTÁCIO. TIA CIATA ERA UMA DAS CHAMADAS TIAS BAIANAS, NEGRAS QUE MORAVAM NA CIDADE NOVA, PERTO DA CENTRAL DO BRASIL, E NO ESTÁCIO. LOC: ERAM DESCENDENTES DE ESCRAVOS QUE REUNIAM AMIGOS E PARENTES PARA RODAS MUSICAIS, FOI ALI QUE SURGIU O SAMBA. LOC: VAMOS OUVIR O DEPOIMENTO DA HISTORIADORA E FOLCLORISTA LÍGIA SANTOS, FILHA DE DONGA: TÉC: Lígia Santos: “Recebia esses africanos na casa dela e, também, na casa dela se rezava. Porque a religião abafava a manifestação cultural considerada “marginal”. Então, o que elas faziam, as ladainhas as orações, aquelas coisas todas e, a partir daí, o samba começava, porque aí a polícia não ia, porque ela ouvia a reza e não sabia discernir quando era reza e quando era manifestação popular voltada pro outro tipo de comportamento. Você veja bem como já era a polícia, hein? LOC: COMO AS REZAS, E PRINCIPALMENTE A MÚSICA, ERAM NO FUNDO DO QUINTAL, PARA NÃO CHAMAR A ATENÇÃO DA POLÍCIA, FOI CRIADO ATÉ UM TIPO DE SAMBA, O SAMBA DE TERREIRO, OU DE FUNDO DE QUINTAL, QUE HOJE DÁ NOME ATÉ A GRUPO DE PAGODE.. LOC: MAS, AFINAL, PELO TELEFONE É DE DONGA, OU NÃO É?? VAMOS OUVIR O HISTORIADOR JOÃO MÁXIMO: TÉC: João Máximo. “Isso é, claramente, uma colcha de retalhos. Segundo Almirante, obra de Hilário Jovino Ferreira, tomemos nota disso, Hilário Jovino Ferreira, que era aquele Hilário Jovino, um dos pioneiros, amigo de Tia Ciata, um tal de Mestre Germano, que eu não sei exatamente de que apitava ele mas, provavelmente, um daqueles partideiros da época, a própria Tia Ciata teria interferido, cantando aqui, cantando ali, o João da Mata, o José Barbosa da Silva, que é o nosso conhecido “Sinhô”, estaria ali também, e o Mauro de Almeida, que era um jornalista, conhecido nas rodas de boêmia como “peru dos pés frios”. Bom, esses cinco, segundo Almirante, que nunca foi contestado em vida, e acho que agora é um pouco tarde para se contestar o Almirante, diz que esses cinco fizeram esse samba, ali na casa da Tia Ciata. Cada um pondo seu pedaço, cada um acrescentando alguma coisa.” LOC: TAMBÉM O SAMBISTA E HISTORIADOR NEY LOPES TEM DÚVIDAS: TÉC: Ney Lopes: “Isso é uma coisa discutida. Porque, na época, realmente, parece que foram utilizadas até coisas de tradição popular. Parece que foi isso mesmo. Mas tem um mérito aí nessa história, um mérito histórico que, “pelo telefone” significa uma outra coisa, significa o primeiro momento autoral dos músicos do povo e, nitidamente, dos músicos negros. É a primeira vez que tem uma autoria declarada numa peça do gênero samba, que era uma coisa que já estava aí há muito tempo. Eu acho que o grande mérito dessa música é esse. E essa questão de autoria, na época, não havia de maneira formal. Tanto que o Sinhô tem aquela célebre frase : “samba é que nem passarinho, é de quem pega”. LOC: LÍGIA SANTOS, A FILHA DE DONGA, GARANTE QUE O PAI É REALMENTE O AUTOR, E NÃO ACEITA AS VERSÕES DE QUE "PELO TELEFONE" É UMA COLAGEM DE VÁRIAS IDÉIAS: TÉC: Lígia Santos. : “Papai(?) foi acusadíssimo quando fez oitenta anos. O título da matéria era o seguinte: “Donga quebra o silêncio e prova autoria de pelo telefone.” E eu vou procurar um carta que eu enviei aos conselheiros do MIR(?), na ocasião, onde eu desmascaro isso. Eu levei muito tempo buscando todas as possíveis provas. Com a ajuda do Moisés (?) Araújo, pesquisador que você conheceu. LOC: SEGUNDO UM OUTRO HISTORIADOR, ARY DE VASCONCELLOS, O PRÓPRIO DONGA ADMITIA QUE RECEBEU OS VERSOS E A MÚSICA DA QUADRA INICIAL DE UM CERTO "DIDI DA GRACINDA", QUE TAMBÉM FREQUENTAVA A CASA DE TIA CIATA. E, COM O JORNALISTA MAURO DE ALMEIDA, DONGA COMPÔS O RESTO DA MÚSICA. LOC: EM 1917, A PRÓPRIA TIA CIATA E MAIS JOÃO DA MATA, MESTRE GERMANO E HILARINO RECLAMARAM PELOS JORNAIS QUE "PELO TELEFONE" ERA MESMO UMA CRIAÇÃO COLETIVA DELES E QUE TEVE ATÉ A PARTICIPAÇÃO DO JOVEM PIXINGUINHA. POLÊMICA À PARTE, VAMOS OUVIR "PELO TELEFONE", A PRIMEIRA MÚSICA GRAVADA COM O RÓTULO DE SAMBA. LOC: QUEM CANTA PELO TELEFONE É ALMIRANTE OU HENRIQUE FORIS DOMINGUES, UMA FIGURA HISTÓRICA DO RÁDIO E DA MÚSICA. Técnica: música “Pelo Telefone”. LOC: BOM OUVIMOS AÍ “PELO TELEFONE”. DEU PARA TIRAR ALGUMA CONCLUSÃO? LOC: JÁ QUE NÓS FALAMOS EM PIXINGUINHA, ELE JÁ COMEÇAVA A FICAR CONHECIDO EM 1916. TINHA SÓ 19 ANOS QUANDO COMPÔS UMA DE SUAS OBRAS PRIMAS, "ROSA". VAMOS OUVIR: LOC: QUEM CANTA É ORLANDO SILVA, O PRIMEIRO A GRAVAR A VERSÃO CANTADA DE ROSA DE PIXINGUINHA, NINGUÉM SABE AO CERTO QUEM FEZ A LETRA. TÉC: Rosa, com Orlando Silva. LOC: ALFREDO VIANA FILHO, O PIXINGUINHA E O IRMÃO CONHECIDO COMO CHINA TAMBÉM FORAM OS RESPONSÁVEIS PELA PRIMEIRO DUELO MUSICAL DO BRASIL. FOI EM 1918 CONTRA JOSÉ BARBOSA DA SILVA. OU MELHOR, SINHÔ, CHAMADO DE "O REI DO SAMBA". AINDA NÃO HAVIA AS ESCOLAS DE SAMBA. APENAS AS CHAMADAS "GRANDES SOCIEDADES", OU CORDÕES. VAMOS DEIXAR O RESTO DA HISTÓRIA COM JOÃO MÁXIMO: TÉC: João Máximo: “o Sinhô pertencia a uma dessas socidades. Os Tenianos. Por alguma razão, Pinxinguinha e seu irmão Otávio Viana, o “China”, que eram dos “Tenentes do Diabo”, que era outra sociedade, como “Os Democratos”, “Os Tenianos(?), eram as três principais sociedades carnavalescas, O Pinxinguinha, que fazia música para “Os Tenentes do Diabo”, fez, no ano seguinte, um samba chamado “Já Te Digo”, com o irmão. Agora, esse samba, na verdade, formalmente ele mexe com o Sinhô. Você vendo a letra do samba “um sou eu, o outro eu já sei quem é, ele sofreu para usar colarinho em pé”, ou, mais adiante, a letra diz: “ele é alto, magro e feio e desdentado, ele fala do mundo inteiro e está avacalhado”, é uma letra mexendo com o Sinhô, que não era bem apessoado, não tinha dentes. Isso, eu não sei, como vamos saber uma coisa que aconteceu em 1919, é meio difícil a gente saber. Pela letra, pelo teor agressivo do Sinhô, e a gente sabendo quem foi o Pinxigunha, uma figura santificada, uma pessoa que não brigava com ninguém, não falava mal com ninguém, eu acho que, provavelmente, pelo menos no que diz respeito à letra, é possível que o “Já Te Digo” tivesse mais do China do que do Pinxinguinha. LOC: A RESPOSTA FINAL DE SINHÔ FOI VIOLENTA, JÁ EM 1919: O SAMBA "TRÊS MACACOS NO BECO". OS MACACOS EM QUESTÃO ERAM PIXINGUINHA, O IRMÃO CHINA E DONGA. MAS TODOS ACABARAM FAZENDO AS PAZES. LOC: MAS NEM TUDO ERA FESTA E SAMBA NA VIDA DO RIO. EM 1918, CHEGOU TAMBÉM A GRIPE ESPANHOLA, TRAZENDO A MORTE E O DESESPERO. ESTA GRIPE FOI TRAZIDA DA EUROPA PELOS NAVIOS QUE CHEGAVAM AOS PORTOS DO RIO, SANTOS E SALVADOR, PRINCIPALMENTE. LOC: NO RIO, DURANTE UM MÊS, MORRERAM QUASE MIL PESSOAS POR DIA. HAVIA CADÁVERES PELAS RUAS, NOS ESCRITÓRIOS, REPARTIÇÕES PÚBLICAS, NAS RESIDÊNCIAS. OS CORPOS ERAM RECOLHIDOS AOS MONTES PELOS FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA, QUE POR SUA VEZ TAMBÉM ERAM CONTAMINADOS. LOC: A GRIPE SE ESPALHOU PELO PAÍS TODO. EM SÃO PAULO, MORRERAM OITO MIL PESSOAS EM APENAS QUATRO DIAS. LOC: QUANDO OS GARIS ENCONTRAVAM PESSOAS AINDA AGONIZANDO NAS RUAS, ELES ACABAVAM DE MATAR, COM PANCADAS DAS PÁS QUE USAVAM PARA RECOLHER CORPOS. ERA O MEDO DA CONTAMINAÇÃO. SEGUNDO SE SOUBE DEPOIS, A CAUSA DA EPIDEMIA ERAM OS MILHÕES DE MORTOS SEM SEPULTURA NA EUROPA, VÍTIMAS DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL. LOC: A GRIPE ESPANHOLA MATOU O PRÓPRIO PRESIDENTE DA REPÚBLICA ELEITO EM 1918, RODRIGUES ALVES. O VICE, DELFIM MOREIRA, ASSUMIU, MAS ENLOUQUECEU NO CARGO. HOUVE OUTRA ELEIÇÃO E VENCEU O PARAIBANO EPITÁCIO PESSOA, EM 1919. LOC: EM 1919, HAVIA QUASE 13 MIL E 500 INDÚSTRIAS E 276 MIL TRABALHADORES. A MÃO-DE-OBRA OPERÁRIA ERA FORMADA EM 90 POR CENTO POR IMIGRANTES, PRINCIPALMENTE ITALIANOS E ESPANHÓIS. COM OS ESTADOS UNIDOS E A ARGENTINA PASSANDO POR DIFICULDADES ECONÔMICAS E A EUROPA EM GUERRA, O BRASIL REPUBLICANO PASSOU A SER UMA ESPECIE DE NOVO ELDORADO. NO FIM DA DÉCADA, COMEÇA A SE FORTALECER O MOVIMENTO SINDICAL. LOC: EM 1912 COMEÇARAM A CHEGAR AS GRANDES LEVAS DE JAPONESES. OS EUROPEUS TAMBÉM CONTINUARAM A CHEGAR. TODOS VINHAM EM BUSCA DE TERRAS, DE PEQUENAS PROPRIEDADES. MAS A DIFICULDADE DE ACESSO E A TOTAL FALTA DE INFRA-ESTRUTURA LEVARAM ESSES MIGRANTES À CONDIÇÃO DE OPERÁRIOS DAS NOVAS INDÚSTRIAS. LOC: DE 1914 A 1920, HOUVE VÁRIAS GREVES VIOLENTAS NA INDÚSTRIA. MESMO INDUSTRIAIS MAIS PROGRESSISTAS, COMO JORGE STREET, PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DAS INDÚSTRIAS, E ROBERTO SIMONSEN, NÃO CONCORDAVAM COM JORNADAS DE TRABALHO MAIS HUMANAS. O DIA DE TRABALHO ERA DE 12, ATÉ DE 14 HORAS EM ALGUMAS FÁBRICAS. TÉC: Hino do Fluminense. depois, bg. LOC: EM 1919, O FLUMINENSE FUTEBOL CLUBE INAUGUROU SEU ESTÁDIO, AO LADO DO PALÁCIO GUANABARA, NAS LARANJEIRAS. ERA O MAIOR DA AMÉRICA LATINA, E FOI CONSTRUÍDO PARA O CAMPEONATO SUL-AMERICANO DE SELEÇÕES. A FINAL FOI ENTRE BRASIL E URUGUAI, COMO CONTA JOÃO MÁXIMO: TÉC: João Máximo: “E Brasil e Uruguai decidiram isso. Eu me lembro bem da data, já escrevi sobre isso algumas vezes. Foi no dia 29 de maio de 1919, um domingo, e o Brasil ganhou do Uruguai de 1 a 0. Esse jogo teve uma prorrogação de zero a zero, demoradíssimo, 90 minutos suadíssimos e ninguém ganhou. Mais trinta minutos e mais trinta minutos, chegaram a ser jogadas 3 e, na quarta prorrogação, o Brasil marcou o primeiro gol, o gol decisivo através do Artur Frandeheinz(?), que era o Pelé da época. Então, o Brasil foi campeão sul-americano de 1919, num time onde jogava o Marcos Carneiro de Mendonça, que era o “Fitinha Roxa”, o primeiro goleiro da seleção brasileira, de uma tradicional família carioca e tradicional família tricolor também. LOC: EMPOLGADO COM A VITÓRIA, PIXINGUINHA COMPÔS "UM A ZERO", QUE NÓS VAMOS OUVIR COM O GRUPO DE HENRIQUE CAZES: Tec: Um a Zero LOC: SÉCULO XX É PRODUZIDO PELA EQUIPE DA RÁDIO SENADO FM. ENCERRAMENTO Entrevistas: Raquel de Queiroz; Lígia Santos; João Máximo; Ney Lopes. Músicas do programa: Luar do Sertão, com Milton Nascimento; Mestre-sala dos Mares, com Elis Regina; Odeon, de Ernesto Nazaré, com Nara Leão; Hino do Flamengo; São Paulo da Garoa; Pelo Telefone; Rosa, de Pinxinguinha, com Orlando Silva; Hino do Fluminense; Um a Zero, de Pinxinguinha, com o Grupo de Henrique Cazes.

Transcrição
Parte 1 - Eleição de Hermes da Fonseca
PROGRAMA 02 Técnica: Um a Zero, de Pixinguinha. LOC: O BRASIL ENTROU NA SEGUNDA DÉCADA DO SÉCULO VINTE COM VINTE E TRÊS MILHÕES DE HABITANTES. NA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL DE 1909, O MARECHAL HERMES DA FONSECA DERROTOU A CANDIDATURA CIVILISTA DE RUY BARBOSA. LOC: FOI A PRIMEIRA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL DA REPÚBLICA VELHA EM QUE REALMENTE HOUVE UMA DISPUTA. O PRESIDENTE ANTERIOR, AFONSO PENA, TINHA MORRIDO UM ANO E MEIO ANTES DE TERMINAR O MANDATO, O QUE MUDOU TODO O QUADRO POLÍTICO. O CANDIDATO DELE ERA O MINISTRO DA FAZENDA, DAVI CAPISTRANO. TÉC: música "luar do sertão". (30 segundos e bg) LOC: COM A MORTE DE AFONSO PENA, ASSUMIU O VICE, NILO PEÇANHA, UM MOLEQUE PRESEPEIRO. NILO PREFERIU APOIAR O MINISTRO DA GUERRA, O MARECHAL HERMES DA FONSECA. HERMES ERA O CANDIDATO DOS MILITARES E UM HERDEIRO DIRETO DOS MARECHAIS-PRESIDENTES DEODORO DA FONSECA E FLORIANO PEIXOTO. ERA, INCLUSIVE SOBRINHO DE DEODORO, EMBORA FOSSE GAÚCHO E DEODORO, ALAGOANO. LOC: O PODEROSO SENADOR E CAUDILHO GAÚCHO PINHEIRO MACHADO COORDENOU TODA A CAMPANHA DO MARECHAL, QUE SE APOIAVA TAMBÉM EM MINAS GERAIS, NO RIO GRANDE DO SUL E NOS PEQUENOS ESTADOS, ATRAVÉS DOS CORONÉIS REGIONAIS. O PRÓPRIO PINHEIRO MACHADO ERA UM GENERAL, QUE TINHA LUTADO COM HERMES NA GUERRA DO PARAGUAI. LOC: E A CAMPANHA CIVILISTA DE RUY BARBOSA ERA LIGADA AOS PRODUTORES DE CAFÉ DE SÃO PAULO, AO NASCENTE SETOR URBANO-INDUSTRIAL E TINHA ESTA MARCA: O ANTI-MILITARISMO NA POLÍTICA. COMO VIMOS NO PROGRAMA ANTERIOR, A RETOMADA DO PODER PELOS MILITARES TINHA SIDO BRECADA PELA HUMILHAÇÃO SOFRIDA NA GUERRA DE CANUDOS. LOC: MAS A CANDIDATURA HERMES DA FONSECA ERA MUITO CONTRADITÓRIA. O MARECHAL QUERIA DERRUBAR O SISTEMA OLIGÁRQUICO ESTADUAL, O PODER DOS GOVERNADORES. SÓ QUE SE ELEGEU JUSTAMENTE ÀS CUSTAS DESTE PODER, DAS FRAUDES ELEITORAIS E DOS VOTOS DE CABRESTO DOS CORONÉIS. LOC: POR ISSO, FOI UM GOVERNO DIVIDIDO, CONTRADITÓRIO E EM PERMANENTE ESTADO DE SÍTIO. UM GOVERNO DE CRISE. A CONTRADIÇÃO ERA MUITO GRANDE. OS MILITARES NÃO CONFIAVAM NOS POLÍTICOS, QUE CHAMAVAM DE "CASACAS". FORMARAM-SE OS COMITÊS DE SALVAÇÃO, PARA LIVRAR O PAÍS DO PODER DAS OLIGARQUIAS ESTADUAIS. LOC: MAS, COMO DISSEMOS, FORAM JUSTAMENTE ESSAS OLIGARQUIAS QUE GARANTIRAM A VITÓRIA DO MARECHAL HERMES, NÃO CONFIAVAM EM RUY BARBOSA, COM SUA MANIA DE COPIAR MODELOS EUROPEUS E NORTE-AMERICANOS, SUAS LIGAÇÕES COM O NASCENTE SETOR URBANO E INDUSTRIAL. LOC: EM 1910, QUANDO O MARECHAL HERMES SE PREPARAVA PARA TOMAR POSSE, FOI COMPOSTA UMA DAS MAIS BELAS CANÇÕES BRASILEIRAS. A AUTORIA É POLÊMICA ATÉ HOJE. QUEM ASSINA É CATULO DA PAIXÃO CEARENSE, QUE APESAR DO NOME ERA DO MARANHÃO. MAS O COMPOSITOR JOÃO PERNAMBUCO JUROU QUE A MÚSICA LHE FORA ROUBADA. FOI A PRIMEIRA BRIGA PELA AUTORIA DE UMA MÚSICA DE SUCESSO. LOC: VAMOS OUVIR LUAR DO SERTÃO, MAS EM UMA VERSÃO MODERNA E ESTILIZADA, COM MILTON NASCIMENTO: Técnica: música “Luar do Sertão” com Milton Nascimento LOC: O MARECHAL HERMES DA FONSECA NÃO ERA CONSIDERADO UM HOMEM DE INTELIGÊNCIA SOFISTICADA, ERA CONSIDERADO UM SARGENTÃO. OS JORNAIS E O POVÃO LHE PUSERAM UM APELIDO: SEU DUDU. TINHA 55 ANOS EM 1910 QUANDO TOMOU POSSE. ELE ACABAVA DE SE CASAR COM UMA MULHER MAIS DE 20 ANOS MAIS NOVA DO QUE ELE. BONITA, CULTA, SOFISTICADA, VIAJADA, E PIOR DO QUE TUDO, FEMINISTA. LOC: ERA NAIR DE TEFÉ, AMIGA DA COMPOSITORA CHIQUINHA GONZAGA E, COMO ELA, UMA MULHER OUSADA, LIGADA EM CULTURA. ERA MAIS UM MOTIVO PARA AS GOZAÇÕES POPULARES E DOS JORNAIS CONTRA HERMES DA FONSECA, O SEU DUDU. LOC: HERMES TOMOU POSSE NO DIA 15 DE NOVEMBRO. A CAPITAL, R. DE JANEIRO, ERA UMA CIDADE QUASE EUROPÉIA, COM HOMENS ELEGANTES, DE LUVAS, CHAPÉU-COCO, BENGALAS E POLAINAS PELAS RUAS, APESAR DO CALOR. AS MULHERES USAVAM SEDA IMPORTADA DA FRANÇA E VESTIDOS LONGOS, MESMO DURANTE O DIA. A AVENIDA CENTRAL, ATUAL AVENIDA RIO BRANCO, ERA COMPARADA AO CHAMPS ELISÉES EM PARIS. LOC: APESAR DE TODO O GLAMOUR DA SOCIEDADE CARIOCA, A CRISE ECONÔMICA ERA FEROZ. NOS JORNAIS, NOTÍCIAS SOBRE A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA EM PORTUGAL, COM A QUEDA DO REI D. MANUEL. Técnica: música “Mestre Sala dos Mares” com Elis Regina LOC: FOI NESSE PANORAMA QUE ESTOROU A REVOLTA DA CHIBATA, OU REVOLTA DOS MARINHEIROSNA NOITE DE 22 DE NOVEMBRO DE 1910. LOC: O BRASIL ERA A ORGULHOSA TERCEIRA POTÊNCIA NAVAL DO MUNDO. TINHA A FAMOSA ESQUADRA BRANCA, COM OS ENCOURAÇADOS MINAS GERAIS E SÃO PAULO, OS CRUZADORES RIOI GRANDE DO SUL E BAHIA, E QUASE 30 DESTROYERS E NAVIOS DE GUERRA MODERNOS, TUDO CONSTRUIDO NA INGLATERRA. LOC: NA MANHÃ DE 21 DE NOVEMBRO, O MARINHEIRO MARCELINO RODRIGUES DE MENEZES, RECEBEU 250 CHIBATADAS DIANTE DA TRIPULAÇÃO FORMADA DO ENCOURAÇADO MINAS GERAIS. A ESCRAVIDÃO TINHA ACABADO HÁ MAIS DE VINTE ANOS MAS O CASTIGO DO AÇOITE, POR LEI AINDA ERA PERMITIDO NA MARINHA. LOC: A CHIBATA, ERA UMA CORDA DE LINHA ENCHARCADA ATRAVESSADA POR AGULHAS DE AÇO. O MARINHEIRO FALTOSO ERA PENDURADO NA BALAUSTRADA DO NAVIO, NU DA CINTURA PARA CIMA E CHICOTEADO NAS COSTAS. PARA AS FALTAS MAIS GRAVES, O CATIGO PREVISTO POR LEI ERA DE 25 CHIBATADAS. LOC: MAS DAQUELA VEZ TINHA SIDO DEMAIS. AS 250 CHIBATADAS NAS COSTAS DE MARCELINO, FORAM A SENHA PARA A REVOLTA QUE ESTAVA MARCADA PARA O DIA 15 DE NOVEMBRO, DIA DA POSSE DE HERMES DA FONSECA. SÓ QUE OS MARINHEIROS TIVERAM QUE PARTICIPAR DA PARADA MILITAR. Técnica: Parada Militar. LOC: ASSIM, SETE DIAS DEPOIS, QUANDO O PRESIDENTE ERA RECEBIDO À NOITE, COM TODO O MINISTÉRIO NO CLUBE DA TIJUCA, E OUVIA COM TODA A POMPA UMA ÓPERA DE WAGNER, ACONTECEU. LOC: O MARINHEIRO JOÃO CÂNDIDO, NEGRO, ALTO E FORTE DE 30 ANOS, UNIFORME BRANCO, TODO POLIDO, UM PÉ DE CHINELO E OUTRO DE SAPATO, UM LENÇO VEMELHO NO PESCOÇO, UM APITO E UMA ESPADA VELHA, ASSUMIU O COMANDO DA TERCEIRA MAIOR ESQUADRA DO MUNDO. LOC: JOÃO CÂNDIDO ESTAVA NO MINAS GERAIS, O MAIOR DOS NAVIOS. PARA TOMAR O MINAS GERAIS, OS MARINHEIRO TIVERAM QUE MATAR O COMANDANTE, O ALMIRANTE BATISTA NEVES, A GOLPES DE BAIONETA. OS OUTROS NAVIOS ADERIRAM À REVOLTA ASSIM COMO A BASE NAVAL DA ILHA DAS COBRAS. LOC: A ESQUADRA NA BAHIA DE GUANABARA, APONTOU OS CANHÕES PARA A CIDADE, PRINCIPALMENTE EM DIREÇÃO DO PALÁCIO DO CATETE. NÃO EXISTIA AINDA AERONÁUTICA PARA QUALQUER ATAQUE AÉREO. O EXÉRCITO NÃO TINHA COMO SUSTENTAR A SITUAÇÃO. O PODER DE FOGO DOS CANHÕES ERA SUFICIENTE PARA DESTRUIR TODO O RIO DE JANEIRO. LOC: NÃO HAVIA RÁDIO NEM TELEVISÃO, E A POPULAÇÃO ASSIM SÓ FOI SABER DO LEVANTE E DO RISCO DE DESTRUIÇÃO DA CIDADE QUANDO CIRCULARAM O CORREIO DA MANHÃ, O PAÍS, O DIÁRIO DE NOTÍCIAS, E O JORNAL. LOC: OS OFICIAIS QUE SE RENDERAM SEM RESISTÊNCIA, FORAM EXPULSOS DO NAVIO.OS QUE RESISTIRAM FORAM MORTOS E O PRESIDENTE HERMES DA FONSECA RECEBEU DE MADRUGADA, DEPOIS DA ÓPERA, UM ULTIMATUM DOS MARINHEIROS: QUERIAM UM TRATAMENTO HUMANO E O FIM DO CASTIGO PELA CHIBATA, OU DESTRUIRIAM A CAPITAL. DE MANHÃ CHEGARAM EM LANCHAS OS CORPOS DOS OFICIAIS MORTOS NO LEVANTE. A POPULAÇÃO DO RIO EM PÂNICO, ASSISTIA A TUDO DAS PRAIAS E DOS MORROS PRÓXIMOS AO LITORAL. O RIO JÁ TINHA UM MILHÃO DE HABITANTES. LOC: DEPOIS DE CINCO DIAS DE ENORME TENSÃO, O GOVERNO CONCORDOU EM ABOLIR A CHIBATA E ANISTIAR OS REVOLTOSOS, ATRAVÉS DE PROJETO DE LEI DE RUY BARBOSA VOTADO PELO CONGRESSO EM REGIME DE URGÊNCIA. LOC: OS MARINHEIROS CUMPRIRAM O TRATO E DEPUSERAM AS ARMAS. MAS O GOVERNO NÃO CUMPRIU A LEI DA ANISTIA. OS MARINHEIROS FORAM PRESOS, ASSASSINADOS OU DEGREDADOS PARA PLANTAÇÕES DE BORRACHA NO ACRE. LOC: VÁRIOS DELES FORAM PRESOS EM MASMORRAS DA FORTALEZA SANTA CRUZ, EM NITERÓI, EM CELAS MOLHADAS, ABAIXO DO NÍVEL DO MAR, E ENTUPIDAS DE CAL VIRGEM. ALGUNS MORRERAM SUFOCADOS. LOC: JOÃO CÂNDIDO PASSOU QUASE 30 ANOS NA PRISÃO, E SEU NOME TORNOU-SE MALDITO, BANIDO NA MARINHA E NA HISTÓRIA. MAS A CHIBATA, ENFIM, FOI ABOLIDA, E OS MARINHEIROS PASSARAM A SER TRATADOS COMO SERES HUMANOS E PROFISSIONAIS. LOC: JOÃO CÂNDIDO, O ALMIRANTE NEGRO, RECEBEU SÓ DUAS HOMENAGENS, E MESMO ASSIM SÓ DEPOIS DA MORTE DELE. O LIVRO "REVOLTA DA CHIBATA", DO JORNALISTA E HISTORIADOR EDMAR MOREL... LOC: ... E UMA DAS MAIS BELAS MÚSICAS BRASILEIRAS, "O MESTRE SALA DOS MARES", DE JOÃO BOSCO E ALDIR BLANC, COMPOSTA NOS ANOS 70. EM HOMENAGEM AO HERÓICO JOÃO CÂNDIDO E SEUS COMPANHERIOS, VAMOS OUVIR, COM ELIS REGINA: TÉC: Mestre Sala Dos Mares LOC: DURANTE O GOVERNO HERMES DA FONSECA, HOUVE MAIS DUAS GRAVES CRISES POLÍTICAS, TODAS REGIONAIS REGIONAIS: A CRISE DE JUAZEIRO, NO CEARÁ, E A GUERRA DO CONTESTADO, NA FRONTEIRA DO PARANÁ COM SANTA CATARINA. LOC: VAMOS PRIMEIRO AO CEARÁ. O PADRE CÍCERO ROMÃO BATISTA ERA UMA LENDA DO AMAZONAS À BAHIA. ERA UM LÍDER RELIGIOSO EM JUAZEIRO, NO SERTÃO DO CARIRI, ADORADO PELO POVO. OS PODEROSOS O APOIAVAM PORQUE ELE TINHA LUTADO CONTRA A COMUNIDADE DE CANUDOS, NA BAHIA. LOC: O CARIRI, NO SUL DO CEARÁ, ERA UM VALE ÚMIDO, COM VIOLENTAS DISPUTAS DE TERRA E PODER. COMO TINHA ÁGUA, AO CONTRÁRIO DO RESTO DO NORDESTE, ERA UM REFÚGIO BUSCADO POR LEVAS INTEIRAS DE GENTE ATÉ DE ESTADOS VIZINHOS, MORTOS DE FOME, EM BUSCA DE TRABALHO, DE SOBREVIVÊNCIA. LOC: O PRIMEIRO MILAGRE DO PADRE CÍCERO, SEGUNDO DIZEM, FOI TRANSFORMAR UMA HÓSTIA EM SANGUE, NA BOCA DE UMA POBRE MULHER. NA VERDADE, SUBNUTRIDA, ELA TINHA ESCORBUTO, UMA CARÊNCIA DE VITAMINAS QUE PROVOCA SANGRAMENTOS NOS LÁBIOS. LOC: A CÚPULA DA IGREJA CATÓLICA NO BRASIL COMEÇOU A SE INCOMODAR COM OS MÉTODOS DO PADRE CÍCERO. CHEGOU A ENVIÁ-LO A ROMA, PARA OUVIR UMA REPREENSÃO DO PAPA, EM PESSOA. MAS CÍCERO VOLTOU AO CARIRI AINDA MAIS FORTE, COM FAMA DE TER DESAFIADO ATÉ O PAPA, EM DEFESA DOS POBRES. LOC: UM AVENTUREIRO BAIANO CHAMADO FLORO BARTOLOMEU, INTELIGENTE, AMBICIOSO, GANHOU A CONFIANÇA DO PADRE. PRIMEIRO COMO SEU MÉDICO, DEPOIS COMO BRAÇO ARMADO E FINALMENTE COMO GURU POLÍTICO. FOI ELE QUEM ORGANIZOU MILITARMENTE A COMUNIDADE DE JUAZEIRO, EM NOME DO PADRE CÍCERO. LOC: O PADRE CÍCERO E FLORO BARTOLOMEU CONSEGUIRAM EMANCIPAR JUAZEIRO, QUE DE DISTRITO DO CRATO, VIROU MUNICÍPIO. ELEITO PREFEITO, O PADRE COORDENOU UM PACTO ENTRE OS 17 CACIQUES POLÍTICOS DO CEARÁ PARA GARANTIR O GOVERNO DO ESTADO A UM DELES, ANTÔNIO ACIOLI. LOC: MAS O PRESIDENTE HERMES DA FONSECA INDICOU UM MILITAR, O CORONEL FRANCO RABELO, COMO INTERVENTOR. A ORDEM ERA SANEAR O ESTADO, DESMONTAR O PODER OLIGÁRQUICO. LOC: FLORO BARTOLOMEU, USANDO O PODER POPULAR DO PADRE CÍCERO E UM EXÉRCITO DE JAGUNÇOS, ORGANIZOU OS POLÍTICOS LOCAIS E SE ELEGEU GOVERNADOR PELA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA. LOC: OS SERTANEJOS DO CARIRI RESISTIRAM COM ARMAS À INVASÃO DO EXÉRCITO. MAS, É CLARO, FORAM DERROTADOS E O GENERAL SETEMBRINO DE CARVALHO FOI NOMEADO INTERVENTOR NO CEARÁ. LOC: FLORO BARTOLOMEU FEZ CARREIRA POLÍTICA, E O PADRE CÍCERO FOI EXCOMUNGADO PELA IGREJA. MORREU EM 1933, AINDA COMO UM LÍDER EM JUAZEIRO E NO CARIRI, E UMA LENDA PARA TODOS OS NORDESTINOS. LOC: A GUERRA DO CONTESTADO COMEÇOU EM UMA ÁREA DISPUTADA PELOS ESTADOS DO PARANÁ E DE SANTA CATARINA. A REGIÃO CHEGOU A TER MAIS DE 50 MIL POSSEIROS, EM UMA COMUNIDADE LIDERADA PELOS MONGES JOSÉ E JOÃO MARIA, NA VERDADE APENAS BEATOS. LOC: OS FALSOS MONGES PREGAVAM A VOLTA À MONARQUIA E CHEGARAM A CRIAR UMA CIDADE, SANTA MARIA, FORMADA POR GENTE POBRE QUE CHEGAVA DE VÁRIOS PONTOS DOS DOIS ESTADOS. LOC: A GUERRA COMEÇOU MESMO QUANDO DUAS EMPRESAS NORTE-AMERICANAS COMEÇARAM A OCUPAR A REGIÃO E EXPULSAR A COMUNIDADE RELIGIOSA. HOUVE A REAÇÃ0 ARMADA. OS POSSEIROS FORAM EXPULSOS E PERSEGUIDOS PELO EXÉRCITO, A PRETEXTO DE QUE ERAM MONARQUISTAS. LOC: MAS SÓ EM 1915 O GOVERNO CONSEGUIU VENCER. O MESMO GENERAL SETEMBRINO DE CARVALHO, QUE TINHA SIDO INTERVENTOR NO CEARÁ, CHEGOU A SANTA CATARINA COM SETE MIL SOLDADOS E AS ARMAS MAIS MODERNAS DO EXÉRCITO, E MASSACROU OS CAMPONESES. A GUERRA DO CONTESTADO DUROU MAIS DE TRÊS ANOS DE PERSEGUIÇÃO E COMBATES. LOC: APESAR DO AR EUROPEU DA CAPITAL, A CRISE ECONÔMICA ERA FORTE NO COMEÇO DO GOVERNO HERMES DA FONSECA. ANTES DE VOLTAR A FALAR DE MÚSICA E COMEÇAR A FALAR TAMBÉM DE FUTEBOL, VAMOS DAR UM BALANÇO DE COMO ESTAVA A SITUAÇÃO: LOC: A DÍVIDA EXTERNA TINHA AUMENTADO NO GOVERNO ANTERIOR, DE AFONSO PENA. ELE CRIOU O PLANO DE VALORIZAÇÃO DO CAFÉ, COM A FORMAÇÃO DE ESTOQUES ESPECULATIVOS. ACONTECE QUE O PRODUTO JÁ ERA MUNDIAL, JÁ HAVIA GRANDES GRUPOS INTERNACIONAIS MANIPULANDO PREÇOS. LOC: RESULTADO: A POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO FOI UM FRACASSO E TIVEMOS QUE PEDIR MAIS DINHEIRO EMPRESTADO À INGLATERRA. ESPECULADORES INTERNACIONAIS TINHAM LEVADO MUDAS DAS SERINGUEIRAS DA AMAZÔNIA PARA A ÁSIA, PRINCIPALMENTE A MALÁSIA. LOC: ASSIM, FICOU MAIS BARATO PARA OS EUROPEUS COMPRAR BORRACHA DA MALÁSIA, E A BORRACHA BRASILEIRA, RESPONSÁVEL PELA PROSPERIDADE DA REGIÃO NORTE NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO, TEVE QUEDA DE PREÇOS E ENTROU EM CRISE AINDA NO GOVERNO HERMES DA FONSECA. LOC: QUAL FOI A SAÍDA?? TOMAR MAIS DINHEIRO EMPRESTADO NO EXTERIOR. EM 1913, FORAM 11 MILHÕES DE LIBRAS ESTERLINAS, E EM 1914, ÚLTIMO ANO DE GOVERNO DO MARECHAL HERMES, MAIS 14 MILHÕES. O BRASIL ESTAVA ENCALACRADO, HUMILHADO!! E HERMES, FRUSTRADO. LOC: NO PLANO INTERNO, O PRESIDENTE TINHA NOMEADO INTERVENTORES MILITARES NOS ESTADOS, PARA ACABAR COM AS OLIGARQUIAS, OS "CORONÉIS". COMO NO CASO DO CEARÁ, DE QUE JÁ FALAMOS ANTES. MAS OS INTERVENTORES OU SE ALIARAM OU FORAM ENVOLVIDOS POR ESSAS OLIGARQUIAS. FICOU TUDO COMO ESTAVA... LOC: FICOU FAMOSA UMA FRASE DE UM DESSES CORONÉIS NA ÉPOCA: "O GOVERNO PODE MUDAR, MAS EU NUNCA MUDO: ESTOU SEMPRE COM O GOVERNO". LOC: POUCO ANTES DE SAIR, O PRESIDENTE LAMENTOU: "TARDE RECONHECI O MAL ENORME QUE REPRESENTOU A MINHA BOA INTENÇÃO DE FERIR DE MORTE AS OLIGARQUIAS. OS QUE EU PENSEI QUE ERAM MEUS AMIGOS E ALIADOS, ERAM MAIS AMIGOS E ALIADOS DELAS, AS OLIGARQUIAS". LOC: ALÉM DA CRISE POLÍTICA E ECONÔMICA, O MARECHAL HERMES AINDA TEVE QUE ENFRENTAR PROBLEMAS COM A OUSADIA DA MULHER NAIR DE TEFÉ. EM 1912, POR EXEMPLO, NAIR LEVOU AO PALÁCIO DO CATETE A AMIGA CHIQUINHA GONZAGA PARA UMA RECEPÇÃO E SARAU MUSICAL NO JARDIM DO PALÁCIO DO CATETE. LOC: RECÉM-CHEGADA DE UMA LONGA VIAGEM À EUROPA, CHIQUINHA TOCOU PARA HERMES UMA DE SUAS MÚSICAS MAIS BONITAS, "O GAÚCHO", OU "O CORTA-JACA", COMPOSTA EM 1897. SÓ QUE A MÚSICA GANHOU LETRA CHEIA DE DUPLO SENTIDO E ERA CANTADA NOS TEATROS DE REVISTA POR UM CASAL MACHADO CARECA E MARIA LIMA. OS DOIS SE ATRACAVAM NO PALCO SIMULANDO UMA RELAÇÃO SEXUAL E CANTANDO: “AI COMO É BOM DANÇAR, AI CORTA A JACA ASSIM, ASSIM.” LOC: ALÉM DE CHIQUINHA GONZAGA, UM OUTRO MÚSICO ERA SUCESSO NO COMEÇO DE SÉCULO: ERNESTO NAZARÉ, O CRIADOR DO CHORINHO. LOC: ODEON, ESSA MÚSICA QUE ESTAMOS OUVINDO É DE UMA BELEZA E DE UMA SOFISTICAÇÃO HARMÔNICA TÃO GRANDE QUE O COMPARAM À OBRA DE CHOPIN. NAZARÉ ERA UM MÚSICO CRIATIVO, UM GRANDE PIANISTA. MAS VIVEU AMARGURADO BOA PARTE DE SUA VIDA PORQUE PARA SOBRAVIVER ERA OBRIGADO A TOCAR EM SALAS DE ESPERA DE CINEMAS E TEATROS DE QUINTA CATEGORIA E ATÉ EM LOJAS DE ARTIGOS MUSICAIS. LOC: POR VOLTA DOS 50 ANOS, A AMARGURA AUMENTOU, QUANDO MORRERA A FILHA DELE MARIA DE LOURDES E LOGO DEPOIS A MULHER TEODORA MARI. TUDO ISSO E MAIS A FALTA DE RECONHECIMENTO PÚBLICO, E O INÍCIO DE UMA SURDEZ, LEVARAM ERNESTO NAZARÉ A UM HOSPÍCIO. ELE CONSEGUIU FUGIR MAS FOI ENCONTRADO MORTO EM 1934. TINHA 81 ANOS. ODEON, RECEBEU LETRA DE VINÍCIUS DE MORAIS EM 1968, E FOI GRAVADA POR NARA LEÃO. Técnica: Odeon, com Nara Leão.

Parte 2 - Fim do Governo Herms e 1a Guerra Mundial
LOC: O FRACASSO DO PRESIDENTE HERMES DA FONSECA ERA PARTE DE UM DRAMA POLÍTICO QUE SE REPETIU AO LONGO DO SÉCULO, DESDE A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA. PARA TIRAR O PODER DA MÃO DAS OLIGARQUIAS, DA POLITICAGEM, OU PARA EVITAR REBELIÕES POPULARES, OU A PRETEXTO DE MODERNIZAR O PAÍS, ENTRAM EM CENA OS MILITARES. MAS LOGO, LOGO, SÃO ENGOLFADOS PELO VELHO SISTEMA. LOC: NO FIM DO GOVERNO HERMES, EM 1914, COMEÇOU A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL. ISSO REFORÇOU A TESE DE QUE O MILITAR TEM QUE SER PROFISSIONAL, CUIDAR DA DEFESA EXTERNA DO PAÍS E NÃO SE METER EM POLÍTICA. LOC: MAS A TESE NÃO LEVOU AO PODER DOS CIVILISTAS DE RUY BARBOSA, QUE TINHAM COMO ALIADOS A ASCENDENTE CLASSE URBANO-INDUSTRIAL. COM A ELEIÇÃO DO MINEIRO WENCESLAU BRAZ, EM 1914, JUNTO COM O INÍCIO DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL, CONTINUAMOS COM A POLÍTICA DO CAFÉ-COM-LEITE E COM O DOMÍNIO DAS OLIGÁRQUIAS NOS ESTADOS. TÉC: Hino Do Flamengo. (primeira estrofe e depois bg) LOC: EM 1914, ENQUANTO O BRASIL ELEGIA WENCESLAU BRAZ PARA O LUGAR DE HERMES DA FONSECA, A DIRETORIA DO ENTÃO ARISTOCRÁTICO FLUMINENSE FUTEBOL CLUBE SE DIVIDIU. UMA PARTE FOI PARA O CLUBE DE REGATAS DO FLAMENGO, QUE EXISTIA HÁ 20 ANOS SOMENTE COMO CLUBE DE REMO, E A DISCIDÊNCIA TRICOLOR, FORMOU ALI O DEPARTAMENTO DE FUTEBOL. LOC: O FUTEBOL ERA UM ESPORTE DE ELITE PARA GRÃ-FINOS E ARISTOCRATAS, TRAZIDO PARA O BRASIL PELO INGLÊS OSCAR COKS (???). POPULAR MESMO ERA O REMO, UM DOMINGO DE REGATAS NA LAGOA RODRIGO DE FREITAS JUNTAVA MULTIDÕES. MAS O FUTEBOL COMEÇOU A TOMAR IMPULSO NA CAPITAL JÁ NESTA DÉCADA, ANTES DE 1920. MAS SÓ ÍA TOMAR CONTA MESMO DA PAIXÃO POPULAR COM O PROFISSIONALISMO, COMO VEREMOS NOS PROGRAMAS SEGUINTES. LOC: EM 1915, MAIS UMA SECA FEROZ NO NORDESTE, QUE LEVA MILHARES DE PESSOAS A FUGIR... UMA MOÇA CEARENSE CHAMADA RAQUEL DE QUEIROZ A ESCREVER SEU PRIMEIRO ROMANCE: "O QUINZE". TÉC: Trecho de Raquel de Queiroz. : “Eu escrevi entre os dezoito e os dezenove. Na seca de 1915 eu tinha só quatro anos, e, naturalmente, eu aproveitei a tradição oral, o que havia de documentação, porque eu não tinha visto a seca de quinze. Mas era uma tão permanente na tradição oral do povo, do sertão e dos meus parentes, que eu pude dar um depoimento como se eu tivesse assistido a seca. Depois, eu já tinha visto outras secas, mas a seca maior da minha vida foi a de quinze. LOC: A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL ACELEROU A INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL. TÉC: MÚSICA "São Paulo da Garoa". LOC: O RIO DE JANEIRO VIROU O SÉCULO COMO MAIOR ESTADO INDUSTRIAL, PRINCIPALMENTE TÊXTIL. MAS LOGO, LOGO, FOI ATROPELADO POR SÃO PAULO. COM A PRIMEIRA GUERRA, COMO DISSEMOS, A INDUSTRIALIZAÇÃO CRESCEU NA PAULICÉIA, AJUDADA PELO ACÚMULO DE RIQUEZAS, GERADO PELA PRODUÇÃO DE CAFÉ. LOC: COM A INDÚSTRIA, VEIO A NECESSIDADE DE CRIAR INFRA-ESTRUTURA URBANA. TOMAMOS EMPRÉSTIMOS EXTERNOS PARA INSTALAR LUZ ELÉTRICA, ÁGUA E ESGOTO, COMUNICAÇÃO FERROVIÁRIA, ESTRADAS, LIMPEZA URBANA. MAS ISSO GERAVA CRISES: ESTA POLÍTICA DE INDUSTRIALIZAÇÃO ENTRAVA EM CHOQUE COM OS INTERESSES DOS GRANDES PROPRIETÁRIOS RURAIS. LOC: OUTRO CHOQUE, OUTRA CRISE, ERA ENTRE OS INDUSTRIAIS BRASILEIROS E OS INTERNACIONAIS. POR EXEMPLO: O ALAGOANO CORONEL DELMIRO GOUVEIA FOI UM PIONEIRO DA INDÚSTRIA TEXTIL NACIONAL, COM CAPITAL E TECNOLOGIA PRÓPRIA. LOC: POR CAUSA DISSO, FOI ASSASSINADO A MANDO DA FÁBRICA INGLESA MACHINE COTTONS, QUE IMPÔS SEU MONOPÓLIO DEPOIS DE DESTRUIR A MARRETADAS TODAS AS INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS DE ALMIRO GOUVEIA EM ALAGOAS. TÉC: "Pelo Telefone". Toca estrofe e cai em bg. LOC: DIZ A HISTÓRIA QUE O PRIMEIRO SAMBA GRAVADO FOI "PELO TELEFONE", A GRAVADORA ERA A CASA EDISON, EM 1916. DIZ A HISTÓRIA TAMBÉM QUE OS AUTORES FORAM ERNESTO JOAQUIM MARIA DOS SANTOS, CONHECIDO COMO DONGA, E MAURO DE ALMEIDA. LOC: DONGA PARTICIPAVA DAS RODAS DE SAMBA DA CASA DE TIA CIATA, NO ESTÁCIO. TIA CIATA ERA UMA DAS CHAMADAS TIAS BAIANAS, NEGRAS QUE MORAVAM NA CIDADE NOVA, PERTO DA CENTRAL DO BRASIL, E NO ESTÁCIO. LOC: ERAM DESCENDENTES DE ESCRAVOS QUE REUNIAM AMIGOS E PARENTES PARA RODAS MUSICAIS, FOI ALI QUE SURGIU O SAMBA. LOC: VAMOS OUVIR O DEPOIMENTO DA HISTORIADORA E FOLCLORISTA LÍGIA SANTOS, FILHA DE DONGA: TÉC: Lígia Santos: “Recebia esses africanos na casa dela e, também, na casa dela se rezava. Porque a religião abafava a manifestação cultural considerada “marginal”. Então, o que elas faziam, as ladainhas as orações, aquelas coisas todas e, a partir daí, o samba começava, porque aí a polícia não ia, porque ela ouvia a reza e não sabia discernir quando era reza e quando era manifestação popular voltada pro outro tipo de comportamento. Você veja bem como já era a polícia, hein? LOC: COMO AS REZAS, E PRINCIPALMENTE A MÚSICA, ERAM NO FUNDO DO QUINTAL, PARA NÃO CHAMAR A ATENÇÃO DA POLÍCIA, FOI CRIADO ATÉ UM TIPO DE SAMBA, O SAMBA DE TERREIRO, OU DE FUNDO DE QUINTAL, QUE HOJE DÁ NOME ATÉ A GRUPO DE PAGODE.. LOC: MAS, AFINAL, PELO TELEFONE É DE DONGA, OU NÃO É?? VAMOS OUVIR O HISTORIADOR JOÃO MÁXIMO: TÉC: João Máximo. “Isso é, claramente, uma colcha de retalhos. Segundo Almirante, obra de Hilário Jovino Ferreira, tomemos nota disso, Hilário Jovino Ferreira, que era aquele Hilário Jovino, um dos pioneiros, amigo de Tia Ciata, um tal de Mestre Germano, que eu não sei exatamente de que apitava ele mas, provavelmente, um daqueles partideiros da época, a própria Tia Ciata teria interferido, cantando aqui, cantando ali, o João da Mata, o José Barbosa da Silva, que é o nosso conhecido “Sinhô”, estaria ali também, e o Mauro de Almeida, que era um jornalista, conhecido nas rodas de boêmia como “peru dos pés frios”. Bom, esses cinco, segundo Almirante, que nunca foi contestado em vida, e acho que agora é um pouco tarde para se contestar o Almirante, diz que esses cinco fizeram esse samba, ali na casa da Tia Ciata. Cada um pondo seu pedaço, cada um acrescentando alguma coisa.” LOC: TAMBÉM O SAMBISTA E HISTORIADOR NEY LOPES TEM DÚVIDAS: TÉC: Ney Lopes: “Isso é uma coisa discutida. Porque, na época, realmente, parece que foram utilizadas até coisas de tradição popular. Parece que foi isso mesmo. Mas tem um mérito aí nessa história, um mérito histórico que, “pelo telefone” significa uma outra coisa, significa o primeiro momento autoral dos músicos do povo e, nitidamente, dos músicos negros. É a primeira vez que tem uma autoria declarada numa peça do gênero samba, que era uma coisa que já estava aí há muito tempo. Eu acho que o grande mérito dessa música é esse. E essa questão de autoria, na época, não havia de maneira formal. Tanto que o Sinhô tem aquela célebre frase : “samba é que nem passarinho, é de quem pega”. LOC: LÍGIA SANTOS, A FILHA DE DONGA, GARANTE QUE O PAI É REALMENTE O AUTOR, E NÃO ACEITA AS VERSÕES DE QUE "PELO TELEFONE" É UMA COLAGEM DE VÁRIAS IDÉIAS: TÉC: Lígia Santos. : “Papai(?) foi acusadíssimo quando fez oitenta anos. O título da matéria era o seguinte: “Donga quebra o silêncio e prova autoria de pelo telefone.” E eu vou procurar um carta que eu enviei aos conselheiros do MIR(?), na ocasião, onde eu desmascaro isso. Eu levei muito tempo buscando todas as possíveis provas. Com a ajuda do Moisés (?) Araújo, pesquisador que você conheceu. LOC: SEGUNDO UM OUTRO HISTORIADOR, ARY DE VASCONCELLOS, O PRÓPRIO DONGA ADMITIA QUE RECEBEU OS VERSOS E A MÚSICA DA QUADRA INICIAL DE UM CERTO "DIDI DA GRACINDA", QUE TAMBÉM FREQUENTAVA A CASA DE TIA CIATA. E, COM O JORNALISTA MAURO DE ALMEIDA, DONGA COMPÔS O RESTO DA MÚSICA. LOC: EM 1917, A PRÓPRIA TIA CIATA E MAIS JOÃO DA MATA, MESTRE GERMANO E HILARINO RECLAMARAM PELOS JORNAIS QUE "PELO TELEFONE" ERA MESMO UMA CRIAÇÃO COLETIVA DELES E QUE TEVE ATÉ A PARTICIPAÇÃO DO JOVEM PIXINGUINHA. POLÊMICA À PARTE, VAMOS OUVIR "PELO TELEFONE", A PRIMEIRA MÚSICA GRAVADA COM O RÓTULO DE SAMBA. LOC: QUEM CANTA PELO TELEFONE É ALMIRANTE OU HENRIQUE FORIS DOMINGUES, UMA FIGURA HISTÓRICA DO RÁDIO E DA MÚSICA. Técnica: música “Pelo Telefone”. LOC: BOM OUVIMOS AÍ “PELO TELEFONE”. DEU PARA TIRAR ALGUMA CONCLUSÃO? LOC: JÁ QUE NÓS FALAMOS EM PIXINGUINHA, ELE JÁ COMEÇAVA A FICAR CONHECIDO EM 1916. TINHA SÓ 19 ANOS QUANDO COMPÔS UMA DE SUAS OBRAS PRIMAS, "ROSA". VAMOS OUVIR: LOC: QUEM CANTA É ORLANDO SILVA, O PRIMEIRO A GRAVAR A VERSÃO CANTADA DE ROSA DE PIXINGUINHA, NINGUÉM SABE AO CERTO QUEM FEZ A LETRA. TÉC: Rosa, com Orlando Silva. LOC: ALFREDO VIANA FILHO, O PIXINGUINHA E O IRMÃO CONHECIDO COMO CHINA TAMBÉM FORAM OS RESPONSÁVEIS PELA PRIMEIRO DUELO MUSICAL DO BRASIL. FOI EM 1918 CONTRA JOSÉ BARBOSA DA SILVA. OU MELHOR, SINHÔ, CHAMADO DE "O REI DO SAMBA". AINDA NÃO HAVIA AS ESCOLAS DE SAMBA. APENAS AS CHAMADAS "GRANDES SOCIEDADES", OU CORDÕES. VAMOS DEIXAR O RESTO DA HISTÓRIA COM JOÃO MÁXIMO: TÉC: João Máximo: “o Sinhô pertencia a uma dessas socidades. Os Tenianos. Por alguma razão, Pinxinguinha e seu irmão Otávio Viana, o “China”, que eram dos “Tenentes do Diabo”, que era outra sociedade, como “Os Democratos”, “Os Tenianos(?), eram as três principais sociedades carnavalescas, O Pinxinguinha, que fazia música para “Os Tenentes do Diabo”, fez, no ano seguinte, um samba chamado “Já Te Digo”, com o irmão. Agora, esse samba, na verdade, formalmente ele mexe com o Sinhô. Você vendo a letra do samba “um sou eu, o outro eu já sei quem é, ele sofreu para usar colarinho em pé”, ou, mais adiante, a letra diz: “ele é alto, magro e feio e desdentado, ele fala do mundo inteiro e está avacalhado”, é uma letra mexendo com o Sinhô, que não era bem apessoado, não tinha dentes. Isso, eu não sei, como vamos saber uma coisa que aconteceu em 1919, é meio difícil a gente saber. Pela letra, pelo teor agressivo do Sinhô, e a gente sabendo quem foi o Pinxigunha, uma figura santificada, uma pessoa que não brigava com ninguém, não falava mal com ninguém, eu acho que, provavelmente, pelo menos no que diz respeito à letra, é possível que o “Já Te Digo” tivesse mais do China do que do Pinxinguinha. LOC: A RESPOSTA FINAL DE SINHÔ FOI VIOLENTA, JÁ EM 1919: O SAMBA "TRÊS MACACOS NO BECO". OS MACACOS EM QUESTÃO ERAM PIXINGUINHA, O IRMÃO CHINA E DONGA. MAS TODOS ACABARAM FAZENDO AS PAZES. LOC: MAS NEM TUDO ERA FESTA E SAMBA NA VIDA DO RIO. EM 1918, CHEGOU TAMBÉM A GRIPE ESPANHOLA, TRAZENDO A MORTE E O DESESPERO. ESTA GRIPE FOI TRAZIDA DA EUROPA PELOS NAVIOS QUE CHEGAVAM AOS PORTOS DO RIO, SANTOS E SALVADOR, PRINCIPALMENTE. LOC: NO RIO, DURANTE UM MÊS, MORRERAM QUASE MIL PESSOAS POR DIA. HAVIA CADÁVERES PELAS RUAS, NOS ESCRITÓRIOS, REPARTIÇÕES PÚBLICAS, NAS RESIDÊNCIAS. OS CORPOS ERAM RECOLHIDOS AOS MONTES PELOS FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA, QUE POR SUA VEZ TAMBÉM ERAM CONTAMINADOS. LOC: A GRIPE SE ESPALHOU PELO PAÍS TODO. EM SÃO PAULO, MORRERAM OITO MIL PESSOAS EM APENAS QUATRO DIAS. LOC: QUANDO OS GARIS ENCONTRAVAM PESSOAS AINDA AGONIZANDO NAS RUAS, ELES ACABAVAM DE MATAR, COM PANCADAS DAS PÁS QUE USAVAM PARA RECOLHER CORPOS. ERA O MEDO DA CONTAMINAÇÃO. SEGUNDO SE SOUBE DEPOIS, A CAUSA DA EPIDEMIA ERAM OS MILHÕES DE MORTOS SEM SEPULTURA NA EUROPA, VÍTIMAS DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL. LOC: A GRIPE ESPANHOLA MATOU O PRÓPRIO PRESIDENTE DA REPÚBLICA ELEITO EM 1918, RODRIGUES ALVES. O VICE, DELFIM MOREIRA, ASSUMIU, MAS ENLOUQUECEU NO CARGO. HOUVE OUTRA ELEIÇÃO E VENCEU O PARAIBANO EPITÁCIO PESSOA, EM 1919. LOC: EM 1919, HAVIA QUASE 13 MIL E 500 INDÚSTRIAS E 276 MIL TRABALHADORES. A MÃO-DE-OBRA OPERÁRIA ERA FORMADA EM 90 POR CENTO POR IMIGRANTES, PRINCIPALMENTE ITALIANOS E ESPANHÓIS. COM OS ESTADOS UNIDOS E A ARGENTINA PASSANDO POR DIFICULDADES ECONÔMICAS E A EUROPA EM GUERRA, O BRASIL REPUBLICANO PASSOU A SER UMA ESPECIE DE NOVO ELDORADO. NO FIM DA DÉCADA, COMEÇA A SE FORTALECER O MOVIMENTO SINDICAL. LOC: EM 1912 COMEÇARAM A CHEGAR AS GRANDES LEVAS DE JAPONESES. OS EUROPEUS TAMBÉM CONTINUARAM A CHEGAR. TODOS VINHAM EM BUSCA DE TERRAS, DE PEQUENAS PROPRIEDADES. MAS A DIFICULDADE DE ACESSO E A TOTAL FALTA DE INFRA-ESTRUTURA LEVARAM ESSES MIGRANTES À CONDIÇÃO DE OPERÁRIOS DAS NOVAS INDÚSTRIAS. LOC: DE 1914 A 1920, HOUVE VÁRIAS GREVES VIOLENTAS NA INDÚSTRIA. MESMO INDUSTRIAIS MAIS PROGRESSISTAS, COMO JORGE STREET, PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DAS INDÚSTRIAS, E ROBERTO SIMONSEN, NÃO CONCORDAVAM COM JORNADAS DE TRABALHO MAIS HUMANAS. O DIA DE TRABALHO ERA DE 12, ATÉ DE 14 HORAS EM ALGUMAS FÁBRICAS. TÉC: Hino do Fluminense. depois, bg. LOC: EM 1919, O FLUMINENSE FUTEBOL CLUBE INAUGUROU SEU ESTÁDIO, AO LADO DO PALÁCIO GUANABARA, NAS LARANJEIRAS. ERA O MAIOR DA AMÉRICA LATINA, E FOI CONSTRUÍDO PARA O CAMPEONATO SUL-AMERICANO DE SELEÇÕES. A FINAL FOI ENTRE BRASIL E URUGUAI, COMO CONTA JOÃO MÁXIMO: TÉC: João Máximo: “E Brasil e Uruguai decidiram isso. Eu me lembro bem da data, já escrevi sobre isso algumas vezes. Foi no dia 29 de maio de 1919, um domingo, e o Brasil ganhou do Uruguai de 1 a 0. Esse jogo teve uma prorrogação de zero a zero, demoradíssimo, 90 minutos suadíssimos e ninguém ganhou. Mais trinta minutos e mais trinta minutos, chegaram a ser jogadas 3 e, na quarta prorrogação, o Brasil marcou o primeiro gol, o gol decisivo através do Artur Frandeheinz(?), que era o Pelé da época. Então, o Brasil foi campeão sul-americano de 1919, num time onde jogava o Marcos Carneiro de Mendonça, que era o “Fitinha Roxa”, o primeiro goleiro da seleção brasileira, de uma tradicional família carioca e tradicional família tricolor também. LOC: EMPOLGADO COM A VITÓRIA, PIXINGUINHA COMPÔS "UM A ZERO", QUE NÓS VAMOS OUVIR COM O GRUPO DE HENRIQUE CAZES: Tec: Um a Zero LOC: SÉCULO XX É PRODUZIDO PELA EQUIPE DA RÁDIO SENADO FM. ENCERRAMENTO Entrevistas: Raquel de Queiroz; Lígia Santos; João Máximo; Ney Lopes. Músicas do programa: Luar do Sertão, com Milton Nascimento; Mestre-sala dos Mares, com Elis Regina; Odeon, de Ernesto Nazaré, com Nara Leão; Hino do Flamengo; São Paulo da Garoa; Pelo Telefone; Rosa, de Pinxinguinha, com Orlando Silva; Hino do Fluminense; Um a Zero, de Pinxinguinha, com o Grupo de Henrique Cazes.

Ao vivo
00:0000:00