Amazônia

Mourão diz que Bolsonaro tem compromisso com meio ambiente

02:27Mourão diz que Bolsonaro tem compromisso com meio ambiente

Transcrição LOC: VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA PARTICIPA DE DEBATE TEMÁTICO NO SENADO SOBRE AÇÕES DO GOVERNO FEDERAL PARA ENFRENTAR DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA. LOC: HAMILTON MOURÃO TAMBÉM RESPONDEU PERGUNTAS DOS SENADORES. REPÓRTER RAQUEL TEIXEIRA. TÉC: O aumento nos índices de desmatamento no mês de junho, com o surgimento de novos focos de incêndio e o alcance do mais alto nível de queimadas dos últimos 13 anos na região amazônica foram os motivos pelos quais os senadores convidaram o vice-presidente da República para participar de debate sobre o tema. O general Hamilton Mourão, que preside o Conselho Nacional da Amazônia Legal, destacou que existe compromisso do presidente Jair Bolsonaro com a proteção do meio ambiente e que o plano do governo prevê como prioridade buscar financiamento internacional e aumentar a presença do Estado na região. (HAMILTON) Questões ambientais não têm coloração partidária, nosso partido aqui é o Brasil. A cooperação e apoio do parlamento são fundamentais para o êxito do processo de desenvolvimento. Rep: Para a senadora Eliziane Gama, do Cidadania do Maranhão, é preciso aliar desenvolvimento econômico e proteção ambiental. (ELIZIANE) A retomada do crescimento do Brasil se dará também pelo olhar voltado para o meio ambiente. E eu não tenho dúvida de que a Amazônia é dos brasileiros e cabe somente a nós a decisão sobre ações dessa tão importante região do planeta. Rep: E Kátia Abreu, do PP do Tocantins, afirmou que a redução orçamentária comprometeu o trabalho de fiscalização do meio ambiente. (KÁTIA) A Amazônia não pode ficar no atraso, sem apoio financeiro, na pobreza e na miséria, ao contrário, a floreta tem que ser um ativo econômico e não só um ativo de aplausos. Rep: Já Chico Rodrigues, do Democratas de Roraima, disse que o Brasil representa menos de 4% da área desmatada do planeta. (CHICO) O mundo globalizado, que na verdade destruiu suas florestas, se esquece de que o Brasil tem 700mil quilômetros quadrados de áreas desmatadas, o mundo tem 29 milhões de quilômetros quadrados de desmatamento de suas florestas, leia-se aí Europa, Estados Unidos. Rep: Durante a audiência, o general Mourão explicou que o Conselho Nacional da Amazônia Legal foi recriado em fevereiro de 2020 e está integrado por 14 ministérios com a missão de coordenar ações de preservação, proteção e desenvolvimento sustentável. Ele ainda trouxe dados do monitoramento por satélite que revelam que 40% de todo o desmatamento do bioma se concentra no estado do Pará. Da Rádio Senado, Raquel Teixeira.

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, participou de debate temático no Senado sobre ações do governo para enfrentar o desmatamento na Amazônia. O convite para a audiência foi dos senadores Eliziane Gama (Cidadania-MA) e Telmário Mota (Pros-RR). As informações com a repórter Raquel Teixeira, da Rádio Senado.

TÓPICOS:
Amazônia  Bolsonaro  Cidadania  Desenvolvimento  Desmatamento  Estados  Estados Unidos  Europa  Fiscalização  Maranhão  Meio Ambiente  Pará  Pobreza  PP  Presidente da República  PROS  Roraima  Senador Chico Rodrigues  Senador Telmário Mota  Senadora Eliziane Gama  Senadora Kátia Abreu  Tocantins  Trabalho 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo