Coronavírus

Vanderlan Cardoso pede que igrejas permaneçam fechadas durante a pandemia

02:01Vanderlan Cardoso pede que igrejas permaneçam fechadas durante a pandemia

Transcrição LOC: PARA EVITAR A AGLOMERAÇÃO DE PESSOAS POR CONTA DO NOVO CORONAVÍRUS, ALGUNS ESTADOS DETERMINARAM O FECHAMENTO DE IGREJAS E TEMPLOS RELIGIOSOS. LOC: A BANCADA EVANGÉLICA COBROU A REABERTURA DAS IGREJAS FECHADAS POR DECISÃO ESTADUAL. MAS O SENADOR VANDERLAN CARDOSO, DO PSD DE GOIÁS, PEDE QUE A MEDIDA SEJA RESPEITADA. A REPORTAGEM É DE MARCELLA CUNHA: (Repórter) No Distrito Federal, o Governador Ibaneis Rocha determinou que a Polícia Militar seja acionada para fechar as portas de quem descumprir a ordem de fechamento de igrejas e templos religiosos. Em Minas Gerais, foi a primeira vez em 120 anos que não foram abertas ao público as celebrações pelo dia de São José, que costumam reunir 50 mil pessoas no Centro de Belo Horizonte. Em Pernambuco, a Arquidiocese de Olinda e Recife anunciou missas celebradas pela Internet e o adiamento de casamentos e batizados. Mas o presidente da Frente Parlamentar Evangélica, deputado Silas Câmara, do Republicanos do Amazonas, divulgou uma nota pedindo a reabertura das igrejas. Segundo Silas, se trata de um local de refúgio em um momento de aflição. Já o senador Vanderlan Cardoso, do PSD de Goiás, que é membro da Frente Parlamentar, defende que as Igrejas permaneçam fechadas. (Vanderlan Cardoso) Apelo para nossos irmãos de fé que obedeçam nossas autoridades sanitárias e façam suas orações em casa. Não precisamos estar na Igreja para estarmos em contato com Deus. Repito aos irmãos de todas as igrejas envagélicas, católicas, espíritas e todos os credos: orem e, casa, cuidem dos idosos, obedeçam as normas de higiene e sejam solidários. (Repórter) No Rio de Janeiro, a Justiça negou o pedido do Ministério Público de suspender os cultos da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, comandada pelo pastor Silas Malafaia. São 70 igrejas espalhadas pelo estado, e só a matriz, na zona norte do Rio de Janeiro, tem capacidade para mais de seis mil pessoas. Já em São Paulo, o governador João Dória recomendou apenas a suspensão de celebrações presenciais na região metropolitana. Mas a Arquidiocese da capital defende a realização de mais missas ao longo do dia para evitar a aglomeração de pessoas.

Governos estaduais têm optado pelo fechamento igrejas e templos religiosos para evitar a proliferação do novo coronavírus. Uma nota divulgada pelo presidente da Frente Parlamentar Evangélica, deputado Silas Câmara, pede a reabertura das templos. Já o senador Vandelan Cardoso (PSD–GO) pede que a medida seja respeitada e os fiéis permaneçam em casa.   A reportagem é de Marcella Cunha.

TÓPICOS:
Amazonas  Coronavírus  Distrito Federal  Estados  Goiás  Idosos  Internet  Justiça  Minas Gerais  Ministério Público  Pernambuco  Polícia Militar  PSD  Rio de Janeiro  São Paulo  Senador Vanderlan Cardoso 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo