Sessão solene homenageia o centenário de nascimento do Professor Fernando Figueira — Rádio Senado
Plenário

Sessão solene homenageia o centenário de nascimento do Professor Fernando Figueira

O Professor Fernando Figueira, fundador da Instituição de Medicina de Recife, foi homenageado em sessão solene no Senado pelo centenário de seu nascimento. A data foi comemorada no dia 4 de fevereiro deste ano. O senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, que presidiu a sessão, falou sobre a dedicação do médico para levar saúde para os mais necessitados. Mais informações na reportagem de Lívia Torres.

24/05/2019, 18h44 - ATUALIZADO EM 24/05/2019, 18h44
Duração de áudio: 01:55
Plenário do Senado Federal durante sessão solene do Congresso Nacional destinada a homenagear o centenário do nascimento do professor Fernando Figueira, patrono do Instituto de Medicina (Imip), no Recife/PE. 

Em discurso, à tribuna, requerente da sessão, deputado João H. Campos (PSB-PE).

Mesa: 
presidente da Academia Pernambucana de Medicina, Dr. Hildo Azevedo; 
secretário Estadual de Saúde, André Longo; 
presidente e requerente da sessão, senador Humberto Costa (PT-PE); 
requerente da sessão, deputado Felipe Carreras (PSB-PE); 
representante da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputada estadual Roberta Arraes; 
filho do homenageado, Antônio Carlos Figueira.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Transcrição
LOC: SENADO FAZ HOMENAGEM AO CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DO PROFESSOR FERNANDO FIGUEIRA. LOC: FERNANDO CRIOU A INSTITUIÇÃO DE MEDICINA INTEGRAL DE RECIFE TEVE OUTRAS CONTRIBUIÇÕES NA ÁREA DE EDUCAÇÃO. REPÓRTER LÍVIA TORRES: TÉC: O Professor Fernando Figueira, fundador da Instituição de Medicina Integral de Recife, foi homenageado em sessão solene no Senado pelo centenário de seu nascimento. A data foi comemorada no dia 4 de fevereiro deste ano. Entre os convidados para compor a celebração estavam os Deputados João Campos do PRB de Goiás, o deputado Felipe Carreras do PSB de Pernambuco e Antônio Carlos Figueira, filho do homenageado. O senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco, que presidiu a sessão, falou sobre a dedicação do médico para levar saúde para os mais necessitados. (Humberto Costa) “Não se pode falar na história da medicina social no Brasil sem que se dedique uma considerável atenção ao trabalho deste médico pernambucano de coração, que se transformou em uma das maiores referências de saúde pública infantil do nosso País em razão da sua devoção inabalável aos mais pobres e, especialmente, à parcela mais vulnerável desse segmento, que são as crianças.” (Rep) O Secretário de Saúde do Estado de Pernambuco, André Longo, também se juntou a mesa de homenagem e lembrou que a instituição de medicina integral, fundada por Fernando em 1960, atende gratuitamente milhares de pernambucanos. (Sonora André Longo) “Além da concretização do sonho de sua maior obra que foi o IMIP, grande patrimônio do povo pernambucano e que atende milhares de pessoas diariamente, uma instituição 100% SUS, que atende milhares de pessoas e salva muitas vidas diariamente, o professor também teve notável atuação como gestor público.” (Rep) Fernando Figueira também fundou centros integrados de saúde e centros especializados para atender mães e crianças carentes. Ele faleceu em 2003, em Recife. Com supervisão de Rodrigo Resende, da Rádio Senado. Lívia Torres.

Ao vivo
00:0000:00