Senadores querem incentivar educação política nos estados — Rádio Senado
Audiência pública

Senadores querem incentivar educação política nos estados

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) promoveu audiência pública para discutir "A sociedade e a política: desafios para representar mais e melhor", com foco na proposta de criação do Dia Nacional da Educação Legislativa (PLS 5868/2019) de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS). Para o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), a educação legislativa colabora com a qualidade da democracia. Mais informações com José Odeveza, da Rádio Senado.

 

Veja a íntegra da audiência pública aqui.

 

 

 

12/11/2019, 13h17 - ATUALIZADO EM 12/11/2019, 13h17
Duração de áudio: 02:27
Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) realiza audiência pública interativa para tratar sobre: "A sociedade e a política: desafios para representar mais e melhor", com foco na proposta de criação do Dia Nacional da Educação Legislativa.

Mesa:
assessora técnica-parlamentar do gabinete do deputado Estadual de Santa Catarina Rodrigo Minotto, Carla Pedrozo;
diretor Executivo do Instituto Brasileiro Legislativo (ILB), Márcio Chalegre Coimbra;
presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS);
presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), Florian Madruga;
diretor de Planejamento e Coordenação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e ex-diretor da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerai (ALMG), Alaor Marques.

À bancada, em pronunciamento, senador Nelsinho Trad (PSD-MS).

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Marcos Oliveira/Agência Senado

Transcrição
LOC: AUDIÊNCIA NA COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DEBATE CRIAÇÃO DO DIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO LEGISLATIVA LOC: SENADORES ACREDITAM QUE A DATA SERVIRÁ PARA INCENTIVAR EDUCAÇÃO POLÍTICA NA SOCIEDADE. REPORTAGEM DE JOSÉ ODEVEZA. (Repórter) A audiência pública da Comissão de Direitos Humanos é uma das exigências para a discussão do projeto que pode criar o Dia Nacional da Educação Legislativa, proposto pelo senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul. O diretor executivo do Instituto Legislativo Brasileiro, Márcio Coimbra defendeu a implementação de educação política em todo o país. Para ele a informação é a base para construir um cidadão ativo na política. (Márcio Coimbra) A educação legislativa ela é importante porque ela lida com a democracia. Os parlamentos que nós temos municipais e os parlamentos estaduais eles são os sustentáculos da democracia nos estados da federação e nos municípios. Portanto mais do que o nosso trabalho que nós temos aqui no senado federal é importante nós levarmos esta mensagem para todos os rincões do nosso país (Repórter) Um dos exemplos de trabalho conjunto entre órgãos da administração pública e a sociedade são as escolas do legislativo nos estados, que promovem cursos e palestras sobre educação política. O ex-diretor da Escola do legislativo em Minas Gerais, Alaor Marques, disse que o processo de ampliação do modelo de formação precisa ser continuo. (Alaor Marques) Com certeza né acho que um dos principais focos hoje na atuação da escola do Legislativo é exatamente a formação política da própria sociedade. Nessa linha de que a gente está construindo democracia. E acho que a gente está sempre em construção, é um processo permanente que não se esgota e que tem que ser feito no dia a dia. (Repórter) O senador Nelsinho Trad, do PSD de Mato Grosso do Sul, disse que a formação política dos cidadãos deve contribuir com a qualidade da democracia brasileira. (Nelsinho Trad). Quem já fez acupuntura que sabe que o médico estimula um ponto no organismo para que ele possa irradiar o benefício para todo corpo. E é essa escola tem essa função, à estimulando como estamos com a criação de um dia que vai levar a conscientização da importância que ela exerce na nossa sociedade, nós queremos e vamos atingir os locais mais distantes nesse país continental que é o nosso querido Brasil. (Repórter) O Projeto de Lei do Senado 5868 de 2019, que institui o Dia Nacional da Educação Legislativa está em análise na Comissão de Educação, Cultura e Esporte.

Ao vivo
00:0000:00