Meio ambiente

Senadores querem cancelar decisões polêmicas do Conama

01:51Senadores querem cancelar decisões polêmicas do Conama

Transcrição LOC: O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE DEFENDE PROJETO PARA CANCELAR AS MEDIDAS TOMADAS PELO CONSELHO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE. LOC: SENADORES DO PT APRESENTARAM PROPOSTA QUE REVOGA DECISÕES DO CONAMA QUE PODEM REDUZIR A PROTEÇÃO DE MANGUEZAIS E RESTINGAS. MAIS INFORMAÇÕES COM O REPÓRTER RODRIGO RESENDE: (Repórter) O Conselho Nacional do Meio Ambiente, Conama, revogou duas resoluções que tratam de áreas de preservação no entorno de reservatórios, em manguezais e em restingas. Outra norma anulada regulamentava a licença ambiental para irrigação. A representante do Ministério Público no conselho, a procuradora Fátima de Souza Borghi, argumentou que o Conama não poderia alterar as resoluções. ( Fátima de Souza Borghi) Quando o Conama revê suas normas vai contra a própria função do Conama, nos três casos em pauta, no sentido de proteger o meio ambiente. (Repórter) O ministro do Meio Ambiente e presidente do Conselho, Ricardo Salles, respondeu que o Conama pode sim alterar resoluções. (Ricardo Salles) Nós revogamos resoluções nos anos de 2018 e 17. Três em cada um. Exatamente sobre o mesmo rito e formato. Portanto, já há precedente. (Repórter) O presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, Fabiano Contarato, da Rede Sustentabilidade do Espírito Santo, criticou as decisões do Conselho. (Fabiano Contarato) A preservação do meio ambiente é um direito constitucional previsto no artigo 225 e essa autorização, revogando essas resoluções, vai estimular o setor imobiliário, a construção de resorts, em uma área que vai ter um dano ambiental de proporção inimaginável. Por isso, nós estamos acionando o Poder Judiciário e também o projeto de decreto legislativo para sustar esse ato. (Repórter) Até o ano passado, o Conama era composto por 96 integrantes, número reduzido para 23, e criticado pelo senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco. (Humberto Costa) E com o predomínio absoluto de órgãos que integram o governo bem como do setor produtivo, setor empresarial. (Repórter) Humberto Costa, em companhia dos senadores também do PT, Jaques Wagner, da Bahia e Rogério Carvalho, de Sergipe, apresentaram um projeto de decreto legislativo para revogar as últimas decisões do Conama.

Diversos senadores se mobilizam contra a decisão do Conselho Nacional do Meio Ambiente de revogar duas resoluções que tratam de áreas de preservação ambiental como o entorno de reservatórios, mangues e restingas. O presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado (CMA), senador Fabiano Contarato (Rede-ES), afirmou que, além de ações na justiça, vai defender um projeto de decreto legislativo para sustar as decisões do Conama. Uma proposta nesse sentido (PDL 418/2020) já foi apresentada pelos senadores Humberto Costa (PT-PE), Rogério Carvalho (PT-SE) e Jacques Wagner (PT-BA). Mais informações com o repórter Rodrigo Resende, da Rádio Senado.

TÓPICOS:
Bahia  Comissão de Meio Ambiente  Espírito Santo  Judiciário  Ministério Público  Pernambuco  PT  Rede Sustentabilidade  Senador Fabiano Contarato  Senador Humberto Costa  Senador Jaques Wagner  Senador Rogério Carvalho  Sergipe  CMA  Justiça  Conama 

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11
Ao vivo